Título e subtítulo ABNT: o que é e como definir no seu trabalho acadêmico

Embora o título e subtítulo seja um detalhe pequeno em meio à quantidade de informações e páginas que um trabalho acadêmico possui, eles não são desprezíveis. Na verdade, o título possui grande importância quando se trata da identificação daquele documento e também na informação ao leitor sobre o que se trata aquele trabalho. Por isso, é importante que os estudantes se preocupem em elaborar bons títulos, separando um tempo ao final do seu trabalho para esta tarefa.

Mas, assim como os outros elementos de um trabalho acadêmico, o título e subtítulo também devem seguir algumas normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Embora possuam detalhes que podem deixar alguns alunos confusos, as normas da ABNT são importantíssimas para assegurar a transmissão do conhecimento científico

Neste artigo, iremos tirar suas dúvidas sobre o que é e como elaborar o título e subtítulo do seu trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT. Confira!

O que é título e subtítulo de acordo com a ABNT?

Na normativa NBR 14274 da ABNT, que descreve os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, traz definições rápidas sobre o título e subtítulo de um trabalho.

Segundo a norma, o título é uma “palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou conteúdo de um trabalho”. Além disso, a norma também aponta que o título “deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação”. Ou seja, o título é o cartão de visitas de um trabalho acadêmico, já que situa o leitor sobre o que ele encontrará ao longo de todo o trabalho. E, a depender das informações contidas nele sobre o trabalho, o leitor pode avaliar se quer continuar a sua leitura ou não. Um título bem escrito, portanto, é fundamental para um trabalho de pesquisa bem feito.

Mas não só isso, o título também é um elemento importante na identificação do trabalho na sua catalogação na biblioteca e repositório online da universidade. Por isso, trata-se de uma informação obrigatória de todo trabalho acadêmico.

É apresentada na capa e na folha de rosto do trabalho junto ao nome do autor, centralizado na página e destacado em negrito.

Já o subtítulo trata-se de “informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do trabalho”. O subtítulo aparece logo após o título do trabalho na capa e folha de rosto, separada por um sinal de dois pontos (:). Este sinal é importante não só para separar estes dois elementos, mas também para mostrar que o subtítulo está subordinado ao título, já que ele o complementa. Por este motivo, não considera-se o subtítulo um elemento obrigatório do trabalho. Assim, ele pode ou não ser incluído de acordo com as necessidades do trabalho.

Como definir o título e o subtítulo do seu trabalho acadêmico

A partir das definições acima, podemos entender que o título é um elemento de identificação de um trabalho que, de forma sucinta, deixa claro o assunto que será tratado ao longo das suas páginas para o leitor interessado.

Neste sentido, não confunda o título com o tema do trabalho! Um trabalho de pesquisa pode desenvolver a sua investigação dentro de um tema, mas é preciso antes fazer recortes e delimitações dentro dele. Afinal, o tema possui uma grande abrangência que seria impossível abordar totalmente (e com detalhes) no tempo limitado de uma pesquisa científica. Para isso, o foco em problemas específicos permite uma investigação minuciosa que contribui para a expansão do conhecimento científico naquela área.

Por outro lado, o título deve espelhar a delimitação do tema e o conteúdo desenvolvido nela, como bem define a NBR 14724. Mas como fazer isso?

Não existe receita ou fórmula para definir o título e o subtítulo de um trabalho acadêmico. Mas existem alguns cuidados para elaborar um bom título e subtítulo seguindo os critérios estabelecidos pela ABNT. Confira:

1. Comece partindo do problema e dos objetivos da pesquisa para elaborar o seu título e subtítulo

Uma das funções do título, de acordo com a ABNT, é identificar o conteúdo do trabalho. Por isso, uma boa forma de elaborar o seu é buscando as palavras que descrevem o seu problema e também os objetivos da sua pesquisa. Neste sentido, pergunte-se: qual problema foi investigado e analisado com este trabalho?

Por exemplo, um trabalho na área da enfermagem tem como objetivo “analisar se dá a inserção da família nos Serviços de Saúde Mental”. Neste sentido, podemos destacar o trecho “a inserção da família nos Serviços de Saúde Mental” para compor o título.

2. Aponte também os recursos e o método de pesquisa no seu título e subtítulo

Informações como o método de pesquisa, o embasamento teórico, o local e a população envolvida na investigação também são partes importantes na descrição do conteúdo de uma pesquisa. Avalie quais destes aspectos são mais interessantes para se colocar no título do seu trabalho e o sintetize em poucas palavras.

No caso do exemplo já utilizado acima, ressaltou-se o tipo de pesquisa utilizado na condução da investigação. Dessa forma, o título e subtítulo escolhidos para o trabalho foi: “A inserção da família nos Serviços de Saúde Mental: uma revisão sistemática da literatura”.

Outro bom exemplo, que descreve não só o foco da pesquisa, mas também o seu local de investigação é o seguinte título: “Agricultura urbana com enfoque na agrobiodiversidade em uma cidade de pequeno porte do estado de São Paulo”. Neste caso, optou-se por não utilizar um subtítulo, mas um título um pouco mais longo, mas que contextualiza bem a pesquisa.

3. Evite incluir palavras que pouco ou nada acrescentem ao entendimento do conteúdo

Como determina as normas da ABNT, um título deve ser claro e preciso. Por isso, busque palavras e termos certeiros e evite aquelas que não acrescentam ou que possam levar a um entendimento ambíguo do conteúdo da pesquisa.

4. Não tenha pressa!

O melhor momento para elaborar o título e subtítulo do seu trabalho é após o término da escrita dele. Dessa forma, você terá mais clareza e domínio sobre o conteúdo da sua pesquisa e poderá elaborar um título com mais facilidade. Isso não quer dizer que escolher um título previamente é impossível, mas é altamente recomendável que você só o torne definitivo ao final do trabalho. Pois existem muitos casos em que o foco ou método de pesquisa sofre algumas mudanças que impactam diretamente no título do trabalho.

5. Busque exemplos de título e subtítulo em outros trabalhos da sua área de pesquisa

A escrita e elaboração de um trabalho acadêmico fica mais fácil quando temos ideia do que já foi feito anteriormente e o que está sendo feito atualmente. Por isso, se você tem dificuldades em definir o título e subtítulo do seu trabalho, converse com o seu orientador, colegas de curso e busque exemplos. Em bibliotecas digitais e repositórios online, é possível acessar trabalhos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas e conferir de que forma os alunos elaboraram o título das suas pesquisas. Você poderá se basear neles e tornar a definição do seu título uma tarefa mais fácil!

Ainda em dúvida?

Confira mais exemplos de bons títulos e subtítulos de trabalhos acadêmicos

  • Cultivo celular in vitro: importância para a pesquisa biomédica e dimensão da problemática de autenticação de linhagens celulares
  • Distúrbios de aprendizagem: dislexia e hiperatividade proposta para produção de material auxiliar para professores
  • Análise comparativa dos estudos de impacto ambiental (EIA-RIMA) de projetos dutoviários no Brasil: estudo dos gasodutos Paulínia-Jacutinga, Rio de Janeiro-Belo Horizonte e Urucu-Porto Velho”
  • Levantamento e censo de aves e mamíferos cinegéticos no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), SP
  • Monitoramento participativo de sistemas de produção orgânica através de indicadores de sustentabilidade
  • Motivação em jovens jogadores de futebol para as partidas decisivas: um estudo da psicologia do esporte”
  • “Equilíbrio, funções executivas e quedas de idosos com demência de Alzheimer: um estudo longitudinal”
  • “Arte e educação: um estudo sobre as contribuições de Bertolt Brecht”
  • “Relação entre a disparidade de força entre membros inferiores e estabilidade postural em atletas de voleibol”
  • “Estudo urbano e ambiental da circulação urbana do bairro de Santo Amaro, cidade de São Paulo”
  • “Análise do clima organizacional na integração de duas empresas do setor varejista: identificando dificuldades e possibilidades de melhoria”
  • “Análise mecânica e microestrutural em estruturas tubulares aeronáuticas soldadas de aço ABNT 4130”

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre título e subtítulo ABNT. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas de como elaborar seus trabalhos acadêmicos!