Trabalhar em casa: descubra 45 ideias para mudar de vida

Com o alto número de desemprego no país, algumas pessoas têm buscado opções de atividades que permitam trabalhar em casa, sem precisar investir muito. No entanto, muitos não sabem quais são as áreas que podem atuar.

Pensando nisso, reunimos neste artigo 45 opções de atividades que podem ser desenvolvidas de casa. Confira qual atende às suas necessidades e transforme uma renda extra ou se dedique para ser um negócio lucrativo para você.

1.  Trabalho artesanal

Trabalho artesanal

No trabalho artesanal você tem várias opções de atividades. Você pode produzir cremes, bijuterias, vasos, sabonetes, tapetes, canecas, entre outros. Basta usar a criatividade para pensar em um produto que venda de forma recorrente e até algo personalizado.

2.  Produção de alimentos

A área de alimentos é sempre muito requisitada e existem diversas opções no mercado para você trabalhar. Você investir na  produção de doces gourmet, lanches e almoços saudáveis, sucos detox, marmita, salgadinhos, bolos, entre outros. Invista naquilo que você sabe fazer melhor.

3.  Loja virtual (dropshipping)

Na loja virtual o mais interessante é que você não precisa de um estoque para vender, já que não é você quem produz o material e nem faz a entrega. Você apenas será o intermediário entre o cliente e os fornecedores. Dessa forma, você consegue vender vários tipos de produtos.

4.  Blogs ou canal no Youtube

Blogs de youtube

Criar um blog ou canal no Youtube é uma ótima oportunidade de trabalhar em casa, uma vez que a atividade é criar conteúdos para esses canais e lucrar com afiliação de produtos, publicidade no blog, promoções, entre outras opções.

5.  Afiliação de produtos

O trabalho de afiliados é algo que está em alta no momento, pois muitas pessoas descobriram uma ótima oportunidade de trabalhar de casa com a venda de produtos de terceiros. Os produtos podem ser tanto físicos quanto digitais e você somente precisará de um computador e internet.

6.  Redação e revisão

Quem gosta de escrever e possui um bom conhecimento em alguns temas pode trabalhar como redator ou revisor freelancer. Existem diversas plataformas que contratam freelancer e muitos criadores de sites e blogs precisam de redatores e revisores para criar os seus conteúdos.

7.  Escrever um livro

Escrever um livro

Escrever um livro já não é um mérito apenas de escritores famosos. Se você possui profundo conhecimento sobre um determinado assunto e quer escrever sobre isso, pode fazer um livro digital ou investir em um livro físico.

8.  Consultoria

Se você é especialista em alguma área como Direito, Contabilidade, Administração, entre outras opções, pode trabalhar com consultoria. O trabalho pode ser desenvolvido diretamente da residência ou estabelecimento do cliente e até da sua própria casa, usando o skype para prestar o serviço.

9.  Aulas particulares

Muitos professores dão aulas particulares para complementar a renda. O serviço pode ser feito tanto na casa do aluno quanto na sua residência. Existe a possibilidade também de fazer aulas online, principalmente, de idiomas como o inglês.

10. Desenvolvimento web

Desenvolvimento web

Se você entende de programação e criação de sites, pode trabalhar como desenvolvedor web do conforto do seu lar. Várias empresas e startups estão procurando pessoas para desenvolver o seu site e lidar com toda a área de programação de seu negócio.

11. Edição de vídeo

O editor de vídeo pode trabalhar como freelancer prestando serviço para empresas e pessoas físicas. O seu trabalho é todo desenvolvido dentro de casa usando software de edição, computador e internet.

12. Tradução

Quem possui fluência escrita e falada em outra língua pode atuar como tradutor de artigos, vídeos, transcrições, entre outros serviços. Muitos tradutores trabalham como freelancer, prestando serviço para empresas e pessoas físicas.

13. Coaching

Coaching

Para trabalhar como coaching é necessário investir em um curso específico para saber analisar os problemas das pessoas e achar uma solução para eles. Geralmente, são profissionais requisitados para desenvolver perfis de liderança, gerência e direcionamento de carreira. O serviço pode ser prestado na residência ou estabelecimento do cliente ou de online.

14. Social Media

Como as redes sociais se transformaram em um meio muito eficiente no relacionamento entre marcas e clientes, muitas empresas estão investindo em profissionais especializados no assunto. Ao atuar como Social Media você será o responsável pela administração das contas sociais do cliente. Para isso, basta usar um computador e internet.

15. Estética

Se você trabalha com serviços de estética como massagens modeladoras, depilação, limpeza de pele, entre outras atividades, pode criar um espaço em casa para atender seus clientes.

16. Produção de bebidas

Algumas pessoas que conhecem técnicas de produção de cerveja e licores estão investindo na produção dessas bebidas dentro de casa. Se você achar complicado, pode trabalhar com sucos naturais e produção de sucos fit.

17. Fotografia

Fotografia

Os profissionais de fotografia podem usar um espaço em sua casa para criar um estúdio. Um dos ramos mais promissores é o da fotografia newborn e grávidas, mas você pode fazer ensaios diversificados.

18. Revenda de produtos

Uma boa oportunidade de trabalhar em casa é revendendo produtos da Avon, Mary Kay, Natura, Hinode, entre outros. Você só precisa ter facilidade para vendas e um bom relacionamento com as pessoas.

19. Brechó

Se você gosta de trabalhar com moda e vendas, pode investir em um brechó dentro da sua casa ou se preferir, pode fazer uma conta no Instagram e apenas agendar as entregas com os clientes. Você pode aproveitar para oferecer serviço de consultoria na área.

20. Conserto de roupas

Apesar de ser um serviço tradicional, o conserto de roupas ainda é muito requisitado pelas pessoas. Portanto, se você possui habilidade na área pode facilmente fazer o seu trabalho de dentro de casa.

21. Serviços de manutenção

Serviços como elétrica, limpeza de piscina, dedetização, hidráulica, entre outros, são bastante procurados no mercado. Se você possui experiência em uma dessas áreas pode oferecer o serviço domiciliar e guardar todos os materiais necessários em sua residência.

22. Estamparia

Se você adquirir uma máquina que faz impressão de imagens em roupas e em outros produtos, pode optar em trabalhar com estamparia. O serviço pode ser feito na sua casa, bastando apenas fazer um bom trabalho de divulgação.

23. Passeio com cachorros

Passeio com cachorros

Muitas pessoas não têm tempo para passear com seu animal de estimação e procuram o serviço de profissionais especializados no assunto. Faça um trabalho de divulgação do serviço em redes sociais ou por meio de conhecidos.

24. Penteados e maquiagens

Os profissionais da beleza têm preferido fazer atendimento nas residências dos clientes ou na sua própria casa. Por isso, se você possui experiência na área pode começar a divulgar os seus serviços em redes sociais e entre amigos.

25. Guia de turismo

O guia de turismo é a pessoa responsável em mostrar as belezas da sua cidade e os pontos turísticos para aqueles que visitam a região. Aproveite para adquirir fluência em outra língua estrangeira para atender turistas do mundo todo.

26. Secretária virtual

Evitando custos com contratação de funcionários, alguns empresários estão aderindo ao assistente virtual para fazer os serviços de atendimento ao cliente por telefone, organização de agendas e eventos, marcar reuniões e encontros, entre outros serviços. O trabalho pode ser feito de dentro da sua casa, bastando ter um telefone, computador e internet.

27. Organizador de festas

O mercado de festas é bastante movimentado e as pessoas gostam de contratar um profissional especializado no assunto para fazer toda a organização. Você só vai precisar sair de casa para apresentar fornecedores para os clientes, o restante do trabalho é feito dentro da sua residência.

28. Fazer fraldas descartáveis

Para fazer fraldas descartáveis é necessário comprar uma máquina especializada que pode ser instalada dentro da sua casa. Você produzir e vender em pequenos comércios ou diretamente para os clientes.

29. Criação de aplicativos

Criação de aplicativos

As pessoas que criam aplicativos para celulares estão sendo muito procuradas por empresas que desejam disponibilizar essa facilidade para os seus clientes. Então, se você é conhecedor da área pode oferecer esse serviço de dentro de casa e ainda lucrar muito.

30. Aulas de dança

Se você é um apaixonado por dança e sabe usar muito bem essa arte, pode ensinar a técnica para outras pessoas. Você pode usar um espaço adequado dentro de casa ou pode aplicar aulas online.

31. Aluguel de quarto

Com o avanço de plataformas especializadas em locação de quartos ou até de um imóvel inteiro, tem facilitado a vida de quem deseja atuar nessa área. Portanto, se você possui um quarto disponível em casa, pode aproveitar a oportunidade para receber viajantes e turistas.

32. Empresa de mudanças

Se você possui um caminhão ou caminhonete pode oferecer o serviço de mudanças. O seu trabalho será fazer o deslocamento de móveis e equipamentos de um lugar para outro. O serviço, geralmente, é cobrado por viagem.

33. Projetista

Para quem é especialista em software CAD e faz projetos usando esse sistema pode trabalhar de casa. Esse tipo de profissional é muito requisitado por empresas da área de construção civil ou arquitetura.

34. Artista

Se você tem como hobby a pintura ou o desenho, gosta de esculpir ou tem como atividade algo criativo, pode transformar esse hobby em profissão. A atividade pode ser desenvolvida de casa e você pode oferecer os produtos por meio da rede social, batendo porta em porta ou vendendo para conhecidos.

35. Serviço de Buffet

Se você consegue cozinhar para muitas pessoas e tem um bom paladar, pode aprender receitas diferentes e oferecer serviços de buffet para festas. O mercado está em alta e pode ser feito tudo da sua casa.

36. Cuidador

Depois de fazer um curso de enfermagem você pode trabalhar como cuidador de crianças e idosos. Este é um dos mercados mais promissores e você pode atender na sua casa ou na residência da criança ou idoso.

37. Microfranquias

Muitas franquias estão disponibilizando pacotes de microfranquias para aqueles que não possuem recursos para locar um espaço e gostariam de trabalhar de sua casa. Existem opções na área de turismo, manutenção de computadores, serviços de cartórios, entre outros.

38. Importação de produtos

Existem cursos no mercado que ensinam a exportar produtos dos EUA e dos países asiático, já incluindo impostos e taxas. O custo sai muito mais baixo do que comprar no Brasil e você pode revender os produtos trabalhando de casa e ainda lucrando.

39. Conserto de celulares

Se você não tem muito dinheiro para investir e sabe trabalhar com conserto de celulares, pode apostar nesse mercado que está bem aquecido. A procura por esse serviço só tem aumentado e o lucro é garantido.

40. Decoração

Decoração

Use a sua criatividade para elaborar decorações para casamentos, festas infantis, 15 anos, formaturas, entre outros eventos. O profissional da área é bastante procurado e se você fizer um bom trabalho, terá clientes por muito tempo. O serviço pode ser feito na sua casa, basta apenas ter um espaço para guardar todos os equipamentos.

41. Design gráfico

Se você sabe criar peças visuais como cartões de visita, panfletos, banners, sites personalizados, entre outros serviços de design gráfico, pode montar um negócio em casa para atender seus clientes e fazer divulgação nas redes sociais, plataformas freelancer ou entre amigos.

42. Digitador

Caso você tenha agilidade em digitar no computador, notebook e até celular, pode usar essa habilidade para trabalhar como digitador em casa. Os freelancers que atuam na área garantem serviços por meio de plataformas digitais.

43. Operador de telemarketing

O serviço de telemarketing pode ser facilmente feito de casa, já que precisa apenas de telefone, computador e internet. Muitas empresas estão contratando esse tipo de serviço para reduzir custos.

44. Investir em ações

Caso você tenha um valor para investir e conhece o mercado de ações, pode trabalhar de casa usando essa estratégia. Você precisa estudar bastante, analisar gráficos, tolerar riscos tanto para alto quanto para baixo e sempre avaliar o mercado.

45. Testes de usabilidade

Teste de usabilidade

Algumas empresas como Testaisso e Testr contratam pessoas para testar sites de outras empresas. O objetivo é verificar como está a navegação desses sites, sendo que o serviço pode ser feito de sua casa, usando apenas um computador e internet.

Se você estava pensando em trabalhar em casa, agora tem ideia de serviços que podem ser realizados diretamente do seu lar. Veja a atividade que esteja relacionada ao seu perfil e coloque a mão na massa.