Trabalhar em cruzeiros: requisitos, processo seletivo e outras dicas

Você quer saber como trabalhar em cruzeiros? Confira o nosso post com as melhores dicas para você se inscrever agora mesmo. Veja quais são os requisitos, como encontrar vagas, como fazer os cursos exigidos pelas companhias, como fazer o processo seletivo, como é a rotina dos tripulantes e entenda como funciona a remuneração.

Quais são os requisitos para trabalhar em cruzeiros?

  • A idade mínima para trabalhar em cruzeiros é de 21 anos, mas em algumas funções são aceitas aplicações a partir de 18 anos;
  • O nível mínimo de inglês deve ser o intermediário;
  • Em algumas posições é exigido ter mais que uma língua estrangeira, além do inglês que é obrigatório;
  • O passaporte precisa estar com validade de no mínimo um ano;
  • É necessário obter o Certificado ANVISA de vacinação contra a febre amarela;
  • É obrigatório ter o Curso STCW que é exigido pela Marinha Internacional para todos os tripulantes. No entanto, o curso pode ser feito após aprovação nas entrevistas e a validade do certificado é de 5 anos;
  • Alguns cargos não exigem experiência anterior;
  • Alguns cursos específicos podem ser exigidos, dependendo da posição que você vai aplicar.

Como é realizado o curso STCW?

O curso STCW é da Marinha, mas várias agências especializadas oferecem o curso. Você pode encontrá-lo em diversas cidades do Brasil, basta procurar uma empresa mais próxima da sua residência.

O STCW é dividido em dois cursos, sendo o Curso Básico de Segurança de Navio ― CBSN e o Curso de Familiarização e Proteção de Navio ― CFPN. Para participar do curso é necessário verificar a disponibilidade da turma.

A duração do curso CBSN é de 4 dias e do CFPN é de apenas um dia. Geralmente, o período do curso é integral e possui prova teórica e prática que é realizado no final do período para avaliar se o aluno está apto a trabalhar em cruzeiros.

No curso são repassadas informações úteis para quem vai viver a bordo de um navio. Nas aulas práticas os alunos passam por simulação de naufrágio, de incêndio e treinamento para tripulantes e comissários de bordo.

Veja o que é necessário para fazer o STCW:

  • É necessário preencher e devolver assinado um termo de inscrição que é enviado pela agência;
  • É necessário preencher e devolver assinada uma ficha para cada curso que é enviada pela agência;
  • É necessário fazer um adiantamento do valor do curso que pode variar dependendo da agência que deve ser pago por meio de depósito/transferência bancária;
  • É necessário enviar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade;
  • É necessário enviar o atestado médico que deve estar informando que você está apto física e mentalmente para realizar as atividades físicas do cruzeiro.
veja também:
Etiqueta no ambiente de trabalho: 15 comportamentos que devem ser evitados

Como encontrar vagas para trabalhar em cruzeiros?

Para encontrar vagas para trabalhar em cruzeiros é necessário se cadastrar em algumas agências especializadas na área. Infelizmente, no Brasil não há muitas empresas que realizam esse trabalho. Veja as principais companhias que prestam esse serviço:

Infinity Brazil

A Infinity Brazil é uma das agências mais renomadas na área de cruzeiro, fechando parceria com empresas como Royal Caribbean, Norwegian, entre outras opções. Para participar da seleção, basta se cadastrar diretamente no site da companhia e aguardar o retorno da empresa para iniciar o processo.

Portside

A Portside iniciou suas atividades em 2008, sendo uma agência totalmente brasileira constituída por funcionários que já atuaram em navios de cruzeiro. Para participar da seleção é necessário se cadastrar online e aguardar o seu currículo ser analisado pelo setor de RH.

Grupo Costa Cruzeiro

No Grupo Costa Cruzeiro o processo é feito diretamente com a companhia. Você precisa se cadastrar no site da empresa e aguardar ser chamado para participar da seleção. Contudo, as vagas da Costa também podem ser encontradas em algumas agências.

ISMBR

A ISMBR é uma grande agência localizada em Curitiba que trabalha com várias companhias como Costa Cruzeiro, Royal Caribbean, Celebrity Cruises, entre outras. Para participar do processo é necessário assistir a uma palestra online, fazer entrevistas via skype com a empresa e as companhias e alguns testes.

Como é o processo seletivo para trabalhar em cruzeiros?

  1. O primeiro passo é fazer um cadastro online;
  2. Algumas agências exigem que você participe de uma palestra online;
  3. Depois da análise do cadastro e currículo, a agência envia um e-mail informando que você está apto para passar para a outra etapa;
  4. O próximo passo é uma entrevista com a agência que pode ser via skype ou presencial;
  5. A entrevista pode iniciar em português e finalizar em inglês. Tudo vai depender do recrutado, mas a intenção é confirmar se você possui o nível exigido para trabalhar na área;
  6. Na entrevista, o recrutador já informa a você qual a função que se encaixa no seu perfil;
  7. É repassado também o tempo de contrato e todas as informações sobre salário;
  8. Você precisa aguardar o resultado desse processo para saber se foi aprovado para seguir com o próximo passo;
  9. Ao receber a resposta que passou é hora de se preparar para a entrevista com a companhia que deve ser feita via skype e será toda em inglês;
  10. Nessa entrevista serão feitas perguntas sobre a companhia de forma geral como a visão e missão, o que eles esperam dos tripulantes, entre outros questionamentos;
  11. Depois de aprovado, você precisa correr atrás da documentação exigida que inclui o curso STCW e exames médicos.
veja também:
Orientação profissional: como funciona e os principais benefícios

Como é a rotina dentro de um cruzeiro?

A partir do momento do seu embarque você terá direito a uma cabine compartilhada com outro tripulante que pode trabalhar ou não na mesma área que você. Você também terá direito ao serviço de cabin steward, lavanderia e 5 refeições por dia, sendo incluso as bebidas e sobremesas.

A companhia disponibiliza seguro saúde para todos os tripulantes. Contudo, todos os navios possuem hospital a bordo para fazer exames de urgência e consultas. Nos casos de cirurgia que não é possível fazer dentro do navio, a companhia monta uma logística para levá-lo até um hospital em terra mais próximo.

O trabalho pode ser bem pesado e sem muitas folgas. Portanto, esteja preparado físico e psicologicamente para trabalhar bastante tempo a bordo e realizando suas atividades em pé.

Qual a remuneração para quem trabalha em cruzeiro?

O contrato de trabalho no cruzeiro, gira em torno de 6 a 8 meses, dependendo da companhia. Por isso, o salário pode variar conforme a posição que você vai assumir e a companhia que vai contratar-lhe.

Para os cidadãos sul americanos o salário deve ser pago em dólares. O valor pode variar entre US$ 500 a US$ 3000, sem sofrer nenhum tipo de descontos. Lembrando que você não terá gastos durante o período que estiver a bordo.

Se você tem a intenção de trabalhar em cruzeiros, siga todas as dicas que disponibilizamos neste post. A experiência pode ser cansativa, mas você terá a oportunidade de conhecer vários lugares do mundo e ainda voltar com uma boa poupança.