Trabalhar no Canadá: vistos e trabalhos desempenhados pelos brasileiros

Você está procurando uma nova vaga de emprego, mas quer tentar uma oportunidade fora do Brasil? Trabalhar no Canadá pode ser uma ótima opção para você, já que o país vem procurando profissionais qualificados para participar do seu processo de imigração.

Conheça em nosso artigo como fazer para trabalhar no Canadá, quais os tipos de vistos, como fazer o processo, além de saber quais os profissionais mais procurados pelo Governo Canadense. Acompanhe!

Como trabalhar no Canadá?

O Canadá é um país que oferece três tipos de vistos para quem deseja trabalhar por lá. Existe o visto de estudante que permite trabalhar com uma carga horária limitada, você pode tentar o visto de trabalho participando de uma seleção em alguma empresa canadense ou sendo convidado ou participando de algum programa de imigração.

A maior parte das vagas de emprego está em cidades como Vancouver, Ontário, Montreal e Quebec. No entanto, as oportunidades são destinadas para quem possui qualificação e que tenha muita paciência para aguardar o processo que costuma ser bem demorado.

Trabalho x Estudo

O programa de estudo e trabalho no Canadá é oferecido pelos chamados Colleges que são instituições públicas e privadas. O programa funciona como uma espécie de curso profissionalizante nas áreas de Marketing, Turismo, Business, Tecnologia da Informação, Tradução, entre outras opções.

Para participar do programa, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos e deve comprovar um nível de inglês intermediário. Caso a pessoa não tenha o nível indicado, precisa fazer um curso de inglês no país até atingir o nível mínimo. Contudo, enquanto estiver cursando o inglês, o aluno não pode trabalhar.

Outra opção é fazer um curso de graduação, pós-graduação ou mestrado nas universidades canadenses. Todavia, o aluno precisa comprovar fluência no idioma por meio de exames como TOELF ou IELTS.

Em ambos os casos, o aluno tem a possibilidade de trabalhar 20 horas semanais desde o primeiro dia de aula. Nas férias ou class-break, o estudante pode trabalhar até 40 horas semanais.

Visto de trabalho

O visto de trabalho no Canadá é concedido por meio do programa Labour Market Impact Assessment ― LMIA. Para participar do programa, você precisa procurar uma empresa dentro de um banco de empregos chamado Job Bank para fazer parte de um processo seletivo ou ser convidado por alguma empresa canadense para trabalhar no país.

Dentro do processo, a empresa canadense precisa informar ao governo que não existem canadenses ou residentes para assumir uma determinada vaga e que por isso está abrindo um processo seletivo ou convidando um trabalhador de fora do país.

Ao aderir ao LMIA, a empresa tem a permissão para contratar trabalhadores estrangeiros. Contudo, o candidato que aplicar ao visto de trabalho, deve fazê-lo apenas para aquela determinada companhia. Portanto, se o candidato for demitido posteriormente, perderá o visto de trabalho.

Express Entry

O Express Entry é um processo de imigração do Governo Federal do Canadá destinado para trabalhadores qualificados que desejam imigrar para o país obtendo a residência permanente.

Para participar do programa, o candidato precisa fazer um processo online que vai classificar o seu perfil considerando um sistema de pontos baseados na qualificação da pessoa.

No entanto, somente é convidado a dar entrada no visto de residente permanente quem conseguir uma boa pontuação. A maior parte das vagas está na província do Quebec onde a língua mais falada é o francês. Portanto, o candidato precisa ter um bom nível no idioma.

Como tirar o visto para trabalhar no Canadá?

Visto Canadense

Os processos de visto para trabalhar no Canadá se diferem conforme o programa escolhido. Por isso, fique atento aos documentos necessários para cada caso. Veja como fazer o processo nos três principais programas.

Trabalho x Estudo

  1. Escolha qual o College ou Universidade você deseja estudar e veja quais os requisitos solicitados para se matricular;
  2. Em seguida, você precisa fazer o exame de IELTS ou TOELF para comprovar o nível de inglês;
  3. Faça a tradução juramentada dos documentos exigidos para o visto;
  4. Depois você precisa fazer a inscrição diretamente na instituição escolhida;
  5. Algumas instituições podem solicitar um teste de redação e o currículo em inglês;
  6. Aguarde a confirmação do College ou Universidade;
  7. Depois de aprovado, você precisa pagar algumas taxas para receber a carta de aceitação;
  8. Agora você precisa fazer a aplicação do visto que pode ser online ou presencialmente;
  9. Depois que fizer a inscrição do visto, você precisa fazer os exames médicos;
  10. Em seguida, deve enviar o passaporte;
  11. Depois o sistema informa se o visto foi aprovado e envia o passaporte de volta para você já com o visto.

Visto de Trabalho

  1. A empresa que for contratar precisa dar entrada ao processo de LMIA;
  2. Depois de aprovado, você precisa dar entrada ao processo do visto no Brasil;
  3. Você pode fazer todo o processo direto no consulado ou por despachante;
  4. Reúna os documentos exigidos e envie para o consulado ou despachante;
  5. Uma taxa deve ser paga para dar início ao processo;
  6. Quando você chegar ao consulado, o documento será conferido e será entregue um código de processo para acompanhar o andamento;
  7. Depois é só acompanhar o resultado do processo e aguardar a chegada do passaporte em sua residência com o visto de trabalho.

Express Entry

  1. Faça o exame IELTS ou TOELF porque será requisitado nos próximos passos;
  2. Você precisa preencher um questionário online que está disponível em inglês e francês;
  3. Decida qual a província que você deseja morar e coloque no questionário;
  4. Ao finalizar, o governo canadense vai traçar um perfil e indicará o melhor programa de imigração para você;
  5. Se você for com a família, cada membro maior de 18 anos precisa preencher o formulário de forma individual;
  6. No caso de filhos menores de idade, você ter um comprovante legal sobre custódia ou adoção;
  7. Depois desse processo, você precisa fazer o seu cadastro, relatando sua experiência profissional e acadêmica, além da comprovação do nível de inglês ou francês;
  8. Depois do cadastro feito, seu perfil estará em um ranking que fica disponível para as empresas que desejam selecionar seus colaboradores;
  9. Em seguida, se você estiver nas primeiras colocações do ranking, deve preencher outro formulário;
  10. Depois você será informado sobre as documentações exigidas;
  11. Envie os documentos digitalizados;
  12. Você precisará pagar algumas taxas;
  13. Podem ser solicitados alguns testes e traduções de documentos;
  14. Aguarde a resposta do escritório de cidadania;
  15. Depois de aprovado, você recebe uma Confirmação de Residência Permanente ― COPR.

Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar no Canadá?

Cidade de Toronto

O Canadá é um dos melhores países para se viver no mundo. Não é a toa que muitas pessoas estão tentando imigrar para a região. Contudo, algumas situações podem ser encaradas como desvantagens para algumas pessoas. Confira as vantagens e desvantagens de trabalhar no Canadá.

Vantagens

Segurança e qualidade vida

O Canadá possui baixa criminalidade e é conhecido mundialmente como um país seguro. Além disso, a região oferece muitas opções de lazer, uma ótima infraestrutura urbana, garantindo segurança e qualidade de vida.

Boas opções de trabalho com salários justos

No Canadá existe um déficit de mão de obra que faz com que o país convide profissionais estrangeiros das mais diversas áreas para participar de programas de imigração. O salário mínimo pode variar de acordo com a província escolhida, mas em Toronto a remuneração é de CAD$ 11,40/hora.

Serviço público organizado

No Canadá é muito comum você vê centros comunitários nas cidades que oferecem diversas atividades de lazer e esporte. Além disso, o transporte público funciona integrando as diferentes plataformas como ônibus, steet car, metrô e seabus.

Desvantagens

Distância da família

O fato de estar muito longe da família pode incomodar algumas pessoas, já que o custo de uma passagem para o Canadá é alto se comparado a outros países. Ademais, o processo de visto também pode ser um grande empecilho para receber a família no país.

Clima

As estações são bem estabelecidas no Canadá. Contudo, o inverno é rigoroso em algumas províncias. As temperaturas podem chegar facilmente aos -25ºC, acrescentando os fortes ventos e o risco de tempestades tanto de neve quanto de chuva. Portanto, se prepare para enfrentar este tipo de clima no país.

Quais os tipos de trabalhos que brasileiros desempenham no Canadá?

Engenheiro de software

Os brasileiros podem desempenhar algumas funções no Canadá quando estão portando um visto ou permissão de trabalho. As oportunidades vão desde trabalhos mais braçais até profissões mais estratégicas. Veja os tipos de trabalho que mais contratam brasileiros.

  1. Cargos de linha de produção e logística com salários variando entre CAD 15,90 e 18,39 por hora;
  2. Representante de vendas com salários CAD 52.000 a 62.000 por ano na posição júnior;
  3. Contador com salários variando entre CAD 63.000 e 75.000 por ano no nível médio;
  4. Gerente de projetos de engenharia com salários variando entre CAD 74.000 e 92.000 anuais;
  5. Analista de negócios com salários variando entre CAD 73.000 e 87.000 por ano;
  6. Atendimento ao cliente com salários variando entre CAD 37.000 e 43.000;
  7. Gerente de Projetos de TI com salários variando entre CAD 92.000 e 114.000 por ano;
  8. Gerente de Contas com salários variando entre CAD 75.000 e 92.000 por ano;
  9. Engenheiro de Software com salários variando entre CAD 83.000 e 99.000 por ano;
  10. Operadores de Empilhadeira com salários variando entre CAD 16,59 e 19,42 a hora.

Agora que você já sabe o que fazer para trabalhar no Canadá, escolha o tipo de visto, prepare os documentos, faça a sua inscrição e aguarde a aprovação para morar em um dos melhores países do mundo.