São muitas as dificuldades encontradas por aqueles que pretendem efetuar a transição de carreira; e elas aumentam com o passar da idade. No entanto, se você está disposto a enfrentar e vencer os principais desafios da mudança de profissão, seja para buscar um sonho ou um recomeço no mercado de trabalho, a leitura desse artigo pode te ajudar. Confira agora quais são esses desafios e as melhores soluções que você deve aplicar para superá-los.
O que é a transição de carreira?
A transição de carreira pode ser bem definida como sendo o momento no qual um determinado profissional decide realizar uma mudança em relação a sua área de atuação ou, ainda, eu seu posicionamento em uma mesma área. Embora não existam critérios predeterminados para distinguir quando ocorre esse movimento, é possível afirmar que pequenas ou grandes modificações profissionais podem ser consideradas transição de carreira.
Um bom exemplo prático que demonstra a transição de carreira estando dentro do mesmo segmento ocorre quando um advogado, que atua majoritariamente na área do direito previdenciário, mas, que por uma razão, pretende atuar com direito de família. Veja-se, neste caso, não houve a necessidade de uma nova graduação. Aqui, será necessário apenas a especialização pela nova área escolhida, dentro do mesmo campo de conhecimento: o direito.
Agora, há também os quadros onde ocorrem as transições mais radicais, como por exemplo um professor de matemática, que decide aprender e exercer medicina. Sem dúvidas, neste caso a mudança é drástica, e serão necessários anos até que essa transição de carreira ocorra. Neste ponto, é sempre bom destacar que nem sempre a transição de carreira é uma escolha.
A tecnologia, os novos mercados e a modernização da sociedade como um todo alteram constantemente a rotina de trabalho dos mais diversos setores. Assim, se um determinado indivíduo é demitido ou vê sua área de atuação ser extinta, encontrará dificuldades para sua recolocação. É neste momento em que as pessoas costumam enxergar a mudança de área a única solução possível.
Quando deve ocorrer a transição de carreira?
São vários os motivos que desencadeiam a hipótese de transição de carreira. Para alguns, essa fase ocorre de modo planejado. Neste caso, o processo está intimamente ligado a uma boa gestão de carreira. Contudo, a transição de carreira também poderá ocorrer de forma inesperada. De toda sorte, os casos de transição de carreira são os mais variados. Destacamos abaixo os principais deles:
- Quando a profissão deixa de existir: conforme bem descrito acima, a evolução tecnológica faz com que novas profissões surjam e profissões antigas simplesmente desapareçam. Um bom exemplo dessa modalidade de transição de carreira ocorreu com os proprietários de locadoras de vídeo. Antes, ser proprietário de uma locadora de vídeo era uma profissão de sucesso e estável, já que os clientes neste segmento eram fiéis, como você pode se lembrar. Hoje, com os serviços disponíveis graças à tecnologia das TVs e aparelhos de comunicação, não existem mais locadores de vídeos em praticamente todo o mundo.
- A idade como um fator limitante: em algumas profissões, a idade do indivíduo tem significativa relação com o seu desempenho, ou mesmo com as suas possibilidades de contratação. O exemplo principal para esse segmento é encontrado com os atletas. Desde o início, cada um dos atletas entende que há um limite natural que os impede de exercer a mesma profissão a vida toda. Nesses casos, a transição de carreira tende a ser planejada.
- Estresse agudo e depressão: em tempos onde a alta produtividade e a busca pelo sucesso estão intimamente ligadas com os altos níveis de estresse e depressão, tem sido cada vez mais comuns casos em que que grandes executivos dos mais diversos setores sintam vontade de efetuar uma transição de carreira. Com a falta de tempo com a família e o estresse excessivo, muitas pessoas buscam uma carreira estável, porém com diferentes e menos custosos desafios.
Faça sua transição de carreira com um bom planejamento financeiro
Há poucas décadas, permanecer em uma única empresa e seguir a mesma carreira por muito tempo, ou até mesmo por toda a vida, era muito comum, além de ser visto como uma qualidade. Entretanto, a dinâmica do mercado mudou. Mesmo que as pessoas construam carreiras na mesma empresa, o mais comum é que hajam mudanças relativas com o crescimento profissional do indivíduo.
Por isso, ao optar pela transição de carreira, é extremamente necessário que haja, antes de tudo, um planejamento financeiro, para então poder tomar a decisão mais acertada. Isso porque, em qualquer modalidade de transição, você poderá precisar de um reserva financeira durante o seu período entre largar a sua área então exercida, até colher os frutos da nova profissão escolhida.
Essa necessidade de reserva financeira servirá para o investimento pessoal, como por exemplo em cursos de especialização, participação em palestras e workshops, ou até mesmo para a manutenção e garantia de sua sobrevivência. Ademais, ao iniciar uma nova empreitada, é bem possível que os seus rendimentos sejam menores do que na antiga profissão.
Portanto, antes de iniciar em um projeto que ainda é incerto, faça o seu planejamento com cuidado. Considere, ainda, alguns pontos que são de extrema relevância, a saber:
- Calcule e defina suas metas financeiras a curto, médio e longo prazo;
- Defina bem quais são os objetivos, e tenha em mente qual o período médio da sua transição de carreira, e em quanto tempo você voltará a ter o mesmo (ou um maior) padrão de vida;
- Faça cálculos e identifique em quanto tempo você conseguirá levantar a quantia de sua reserva de segurança, que comtemple um valor suficiente para o processo de transição, já contabilizando a existência de possíveis imprevistos.
Quais são os principais desafios durante a transição de carreira
Ao analisar sua insatisfação ou impossibilidade de permanência na função exercida, o indivíduo tende a enxergar o mercado sob um prisma pouco otimista. Outrossim, não por acaso, muitos profissionais permanecem no comodismo, por não aceitarem o risco, os medos e os desafios que irão enfrentar.
Para te ajudar a não permanecer no grupo dos que nada fazem a respeito de sua infelicidade profissional, apresentaremos agora quais são os principais desafios que poderá encontrar nessa árdua tarefa que é a transição de carreira.
Deixar de exercer uma função onde já se é estável, possui domínio, experiência e conhecimento é, sem dúvidas, o obstáculo inicial de quem decide se lançar para outras oportunidades e investir em sua transição de carreira. Por isso, vários profissionais enxergam a atitude de fazer uma transição de carreira com desconfiança e descrença, pensando no risco de deixar uma tarefa conhecida por algo totalmente novo.
Outro ponto muito disseminado quando se trata de transição de carreira é a linha tênue entre “satisfação pessoal x contas pagas”. No entanto, medir o sucesso profissional apenas por sua remuneração é uma prática errônea e maldosa. Assim, saiba que mesmo com os desafios de todo o início de carreira é possível ser bem-sucedido e satisfeito, bastando seu real interesse e dedicação frente aos seus objetivos.
Uma nova especialização também é comumente vista como um desafio difícil e, para muitos, inalcançável. No entanto, tal premissa não é verdadeira. Isso porque a tecnologia abriu um vasto caminho para o estudo, sendo possível fazer até graduações de forma online. Ademais, muitas das vezes uma pós-graduação, MBA ou mesmo cursos de extensão são suficientes para o início de uma nova carreira.
Aposte sempre em inscrições para participação em congressos, palestras e workshops. Neste momento todo esforço realizado na direção de adquirir conhecimento e experiência será bem-vindo. Dedique tempo nessas tarefas, pois elas farão toda a diferença em seu novo currículo.
Prepare-se para sua transição de carreira
Seja por necessidade ou sonho, um bom profissional é aquele que enfrenta problemas, supera desafios e se dedica ao máximo para estar e permanecer em constante crescimento. Sem dúvidas, a transição de carreira é um grande passo, mas, desde que bem planejada e executada, pode ser uma boa opção para aqueles que buscam uma atuação mais alinhada com suas personalidades, potencialidades e desejos pessoais.
Ademais, deve-se levar em conta as questões práticas, tais como o salário, as oportunidades de emprego e perspectivas de crescimento dentro do novo ramo escolhido. Por isso, cultivar o planejamento é uma das mais importantes técnicas que o profissional dedicado à sua transição de carreira deve desenvolver.
Como dica final, sugerimos que realize uma pesquisa abrangente a respeito da sua nova área de interesse. Pesquise o mercado, a média de remuneração e as projeções para o futuro, a fim de que sejam evitadas novas frustrações. Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.