6 vídeos motivacionais para despertar o melhor de sua equipe

Algumas histórias servem como metáforas, ou seja, uma forma de comunicar uma mensagem profunda, atravessando a barreira da resistência. Elas são muito usadas com crianças, mas continuam sendo muito úteis na vida adulta, especialmente no âmbito profissional. Pensando nisso, reunimos neste artigo 6 vídeos motivacionais que funcionam como metáforas e levam o espectador a refletir sobre temas mais profundos.

Todos são animações com uma mensagem profunda para a reflexão. Escolha aqueles mais voltados para a mensagem que quer transmitir, apresente à sua equipe e estimule um debate após a transmissão. Aqui você verá um breve resumo das mensagens dos curtas-metragens, mas você ficará surpreso com as diferentes interpretações que poderão surgir de seus colaboradores.

1. O porquinho e o biscoito

Esta animação mostra um porquinho muito motivado com seu objetivo de alcançar o pote de biscoito em cima da geladeira. Ele tenta diversas estratégias, e ao falhar na primeira tentativa, ele persiste e cria uma nova forma de alcançar seu objetivo.  Ele desiste após incontáveis tentativas frustradas, mas no final da história, o pote cai de cima da geladeira. Ainda assim, ele termina sem conseguir comer os biscoitos, já que o pote cai em sua cabeça.

De qualquer modo, há diversas formas de interpretar esta história. Uma delas é sobre a persistência e criatividade para buscar meios de alcançar uma meta, sem se deixar abalar após cada falha. Outra forma de pensar na história é que, antes de partir para a ação, é importante planejar-se, aumentando assim as chances de conseguir alcançar o objetivo.

2. Parcialmente nublado

Nesta história, as nuvens produzem filhotes e bebês, que são enviados ao mundo pelas cegonhas. Uma das nuvens, porém, apesar de toda sua boa vontade, só consegue produzir pequenos seres perigosos, como um jacaré ou um tubarão.

O filme nos leva a refletir sobre algumas características importantes da vida, como o poder da parceria e criatividade para resolver problemas.

3. Pular

Um cordeiro, muito orgulhoso de sua lã robusta e branquinha, se sentia muito envaidecido de sua aparência. Porém, certo dia, ele foi tosado e sua lã foi levada. Enquanto o cordeiro sofria com sua condição atual, um leprílope surgiu para tentar consolá-lo. O novo amigo mostra ao cordeiro a verdadeira beleza da vida, como sua saúde, e convida o cordeiro a pular para se animar.

veja também:
Coaching: entenda tudo sobre essa novidade

O cordeiro se distrai pulando animado, e mal percebe que o tempo passa e seu pelo volta a crescer. Com esta lição, o cordeiro já não fica mais deprimido quando volta a ser tosado, pois aprendeu a ver a beleza para além de seu pelo.

Emoções como orgulho, arrogância e otimismo estão presentes nessa história. A lição mais importante passada pelo leprílope é sobre as voltas que o mundo pode dar: hoje você está por cima, amanhã pode estar por baixo, mas é importante reconhecer a beleza da vida nestes dois momentos.

4. For the birds

Um pássaro maior e mais “desajeitado” é expulso do fio onde seus colegas estavam. Os pássaros unem esforços para derrubar o colega diferente, mas o “tiro sai pela culatra”: o pássaro diferente não sofre uma queda, pois já estava perto do chão, e os pássaros vilões são catapultados para o ar e perdem todas as suas penas.

Neste curta, a princípio, vemos uma história de bullying, na qual aquele que é diferente é tratado de forma hostil pelos demais pássaros, que são iguais uns aos outros. Com ele, podemos falar sobre a necessidade de respeitar as diferenças. Mas por outro lado, é possível interpretar a história como uma forma de lidar com os problemas: sempre com leveza, sem se deixar abalar pelas dificuldades que vão surgir no caminho.

5. The last knit

Nesta animação, uma mulher está focada em tricotar um longo cachecol. Ela trabalha incansavelmente, sem parar, até que sua lã acaba e seu cachecol começa a cair pelo precipício. Então, ela decide usar a criatividade e utiliza seu cabelo para continuar o trabalho de tricô. Em determinado momento, seu trabalho a derruba precipício abaixo. Ela consegue subir novamente, já sem cabelo e sem o cachecol, apenas com as agulhas de tricô, que já não possuem mais nenhuma utilidade. Porém, logo volta a ocupar-se, desta vez com a tesoura. Então, ela inicia mais um trabalho.

Este curta mostra habilidades importantes em um profissional, como persistência, dedicação e criatividade. Porém, nada disso terá valor se não houver foco no resultado. De que adianta dedicar tantos esforços sem saber o caminho para o qual está indo? Manter-se ocupado não é sinônimo de estar chegando a algum lugar.

veja também:
Trabalho em equipe: o que é, importância e outras dicas essenciais

6. Presto

Esta animação da Pixar mostra um mágico que tem como parceiro de trabalho um coelho. Sua mágica envolve dois chapéus pelos quais o coelho passa para fazer as mágicas. Antes do show, porém, focado na apresentação, o mágico se esquece de alimentar o animal, que fica muito irritado e tenta sabotar o show, recusando-se a fazer parte dos truques. Porém, o desastre provocado vira um show à parte, causando euforia na plateia.

Ao fim da história, o coelho se solidariza com o mágico e o salva da queda, e a apresentação se encerra como um grande sucesso. De forma bem-humorada, a história mostra a catástrofe que pode ser um líder que não dá o devido valor à sua equipe. Ele retrata a importância de cada membro para que o trabalho do time seja bem-sucedido.

Escolha qual curta transmitir em sua próxima reunião

Os filmes apresentados aqui estão todos disponíveis no Youtube e podem facilmente ser transmitidos nas reuniões de equipe. São todos filmes curtos e divertidos que permitem que o diálogo seja feito com mais leveza.

Espero que estes vídeos motivacionais tenham sido úteis para você e sejam estimulantes para sua equipe. Caso eles tenham te ajudado, compartilhe em suas redes sociais! Para mais dicas sobre a vida profissional, acadêmica e carreira, continue em nossa página. Você encontrará outros artigos que serão muito úteis para você. Acompanhe-nos para novidades. Até a próxima e sucesso!