Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Como responder na entrevista

Numa entrevista de emprego, é comum que o candidato tenha que lidar com a pergunta: Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?. Esta pergunta até parece simples, mas muitos candidatos se enrolam na hora de respondê-la.

Mas estar preparado para este tipo de pergunta é muito importante para fazer uma boa entrevista. Neste post, vamos falar mais sobre o que o entrevistador está avaliando ao fazer esta pergunta e como elaborar a sua resposta.

O que o entrevistador quer saber quando faz essa pergunta?

Durante uma entrevista de trabalho, nenhuma pergunta é feita sem motivo. O entrevistador encarregado tem como objetivo traçar o perfil dos candidatos e, encontrar entre eles, o perfil que mais se adequa às expectativas do cargo.

Neste sentido, a pergunta Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? é importantíssima para que o entrevistador possa fazer uma boa escolha no final do processo seletivo. Afinal, a forma como o profissional prefere trabalhar tem impacto no seu dia a dia e no desempenho final das suas funções.

Então, como responder na entrevista?

À primeira vista, pode até parecer que a forma óbvia de responder a esta pergunta é dizendo que prefere trabalhar em equipe. Afinal, ninguém trabalha realmente sozinho, não é? No escritório, dividimos o espaço de trabalho com outras pessoas e é comum que as tarefa realizada por uma seja complementar àquela realizada por outro.

No entanto, dizer que prefere trabalhar em equipe nem sempre é a melhor resposta para esta pergunta. Na verdade, não existe resposta definitiva para esta pergunta, assim como na maioria das perguntas feitas em uma entrevista de emprego. Além disso, a forma como se constrói esta pergunta pode indicar que você necessariamente tem que escolher entre trabalhar sozinho ou em equipe. São raros os trabalhos onde os profissionais desempenham suas funções totalmente de forma individual ou em equipe. Assim, ambas as respostas são válidas para esta pergunta.

Abaixo, separamos algumas dicas de como elaborar a sua resposta:

1. Revise a descrição do cargo

Na maioria das vezes, os anúncios de processo seletivo tenham descrições breves dos cargos, mas elas podem revelar aspectos importantes do dia a dia do trabalho. Para além das principais tarefas, você poderá conferir se o trabalho exigirá que você realize tarefas em colaboração com outras pessoas. Ou que tenha uma rotina de trabalho mais individualizada. Começar observando esses aspectos do cargo é importantíssimo para você perceber se o seu perfil se encaixa no que a empresa está buscando.

2. Não minta!

Na tentativa de agradar os entrevistadores, alguns candidatos afirmam que preferem trabalhar sozinhos ou em equipe. Mas esta resposta pode trazer mais  consequências negativas do que positivas.

Isso porque os entrevistadores são preparados para identificar o perfil dos candidatos e também quando eles são desonestos nas suas respostas. Portanto, mentir causa mais danos à sua imagem profissional do que dar uma resposta mal elaborada para uma pergunta na entrevista!

Por outro lado, se você for contratado, pode não ficar feliz em um trabalho cuja dinâmica do dia-a-dia não está adequada ao seu perfil.

3. Leve em consideração os prós e contras de cada um 

Uma boa forma de começar a sua resposta é reconhecendo que as duas dinâmicas de trabalho possuem suas vantagens e desvantagens. Tudo depende do tipo de trabalho desenvolvido na empresa e do ritmo da equipe. Por exemplo, a conclusão de projetos longos e complexos é facilitada quando uma equipe inteira pode se dedicar integralmente a ela. Mas quando uma tarefa exige foco e detalhismo, o trabalho individual torna-se mais vantajoso.

4. Explique sua preferência

Em seguida, fale sobre como você prefere trabalhar no seu dia a dia e explique os motivos. Diga se você acha que trabalhar sozinho o mantém mais focado e, portanto, mais produtivo, por exemplo. Ou, por outro lado, se o trabalho em equipe é o seu preferido, pois te mantém mais motivado a concluir desafios. Mas se você preferir um balanço com ambas as dinâmicas, também deixe claro quais aspectos você mais aprecia nelas.

5. Mostre-se flexível

Atualmente, a maior parte dos cargos possui momentos de trabalho individual e outros de trabalho coletivo, em maior ou menor proporção. Por isso, muitos entrevistadores buscam por profissionais de perfil flexível e dinâmico.

Traga exemplos de experiências profissionais passadas que evidenciem a sua capacidade de trabalhar nos dois tipos de ambientes, ainda que você tenha a sua preferência.