Wix: como fazer um site, vantagens e desvantagens

Falar da importância da internet hoje em dia já é dispensável. Atualmente, 4 bilhões de pessoas se conectam na web. Por isso, na era digital, ter um site é necessário para ser encontrado e reconhecido, especialmente se você possui um negócio. Mas como fazer isso? Está sem recurso financeiro para investir e quer fazer algo simples e acessível? O Wix pode ser sua solução. Aqui, falaremos mais sobre o que é esta plataforma e apresentaremos suas vantagens e desvantagens. Além disso, explicaremos o passo a passo de como fazer seu site e coloca-lo no ar ainda hoje.

Neste artigo, você verá:

  1. O que é o Wix
  2. Vantagens de criar seu site no Wix
  3. O Wix e suas desvantagens
  4. Como criar um site no Wix
  5. Algumas considerações sobre o Wix
  6. Conclusão

Acompanhe-nos e boa leitura.

1. O que é o Wix

Criado em 2006, o Wix é uma plataforma para a criação de sites que atualmente reúne mais de 125 milhões de usuários em quase 200 países. Ele possibilita que qualquer pessoa, mesmo quem não possui conhecimento nenhum de programação, crie seu próprio site de forma prática, rápida e personalizada.

O Wix oferece recursos gratuitos, ou seja, é possível criar o site de seu novo negócio sem gastar um centavo. Contudo, as opções são limitadas e podem não ser suficientes para o que você deseja. Há ainda os planos pagos, nos quais novos recursos são disponibilizados.

Explicaremos melhor adiante, apresentando as vantagens e desvantagens de criar seu site no Wix.

2. Vantagens de criar seu site no Wix

A seguir, compilamos os pontos que consideramos como vantagens de escolher o Wix como plataforma para montar seu site:

Gratuidade

A possibilidade de criar seu site de forma gratuita é, sem dúvida, um dos principais atrativos do Wix. É claro que é importante investir em um novo negócio, mas nem sempre o investimento financeiro é possível de ser feito. Se você não tem recursos ainda para custear a criação de um site, o Wix é uma boa alternativa.

Praticidade

O Wix é uma plataforma bastante intuitiva: mesmo quem é leigo em tecnologia conseguirá criar seu site com base nos temas e modelos prontos oferecidos. Para aplicá-los, basta clicar, arrastar e soltar os elementos escolhidos.

Qualidade razoável

Considerando a gratuidade e pelo fato da criação do site ser feita pelo próprio usuário, muitas vezes amador quando o assunto é programação, o resultado final tem qualidade aceitável. Ao optar por um plano pago, os recursos podem ser incrementados, melhorando a experiência do usuário no site.

Hospedagem

Para se obter um site, em geral, é preciso custear tanto sua criação quanto a hospedagem na web. Outro ponto alto da Wix é que a hospedagem é também gratuita. Isto significa que, imediatamente após criar sua página, ela já estará disponível online.

Recurso responsivo

A Wix otimiza o site para navegação em smartphones e tablets, característica muito importante hoje em dia para qualquer página da web.

3. O Wix e suas desvantagens

É claro que o Wix apresenta também suas desvantagens. É importante conhecê-las para ponderar sobre a escolha desta plataforma para a criação de seu site. Veja:

Ranqueamento no Google

Um dos principais pontos de ter o negócio online é poder ser encontrado pelo cliente. Contudo, para isso, é importante ter um bom posicionamento do Google. Para isso, é indispensável o uso de SEO (search engine optimization), o que é bastante inviável na opção gratuita do Wix. Para conseguir um bom ranqueamento, é preciso escolher o Plano Premium.

Poucos serviços

O Wix oferece em torno de 500 temas e 200 plugins. Pode até parecer muito para quem desconhece do assunto, mas seu concorrente WordPress oferece mais de 50 mil plug-ins, para se ter uma ideia. Além disso, se nenhuma das opções for o que o usuário busca, não é possível importar outra opção nem criar a sua própria.

veja também:
Satisfação no trabalho: o que é e dicas para criar um ambiente ideal

Suporte

Outro elemento que deixa a desejar no Wix é o suporte. Caso o site pare de funcionar, a solução pode não ser tão rápida. Por outro lado, a plataforma oferece centenas de respostas às perguntas mais comuns, divididas em mais de 40 categorias.

Domínio

Este ponto pode ser bastante frustrante. Se você optar pelo site gratuito, o domínio será um endereço composto pelo seu e-mail, algo com: www.seuemail.wixsite.com. Um longo domínio como este com certeza dificultará o acesso de seus visitantes. Para obter o domínio desejado, por exemplo: www.suaempresa.com.br, será necessário escolher o Plano Premium.

Preço

Tabela de preços do Wix

Os preços do Wix variam de acordo com os recursos oferecidos. Porém, seus concorrentes oferecem pacotes anuais, enquanto os do Wix são mensais. Sendo assim, o montante, no fim das contas, pode sair bastante caro.

Falta de flexibilidade

É importante atentar-se a este quesito antes de decidir por criar seu site no Wix ou não. Ao cria-lo nesta plataforma, não será possível muda-lo para outra hospedagem, se um dia assim o desejar. Não é possível também importar um site já criado de outra plataforma. O usuário encontrará bastante dificuldade também em alterar os templatesescolhidos após criar seu site.

Instabilidade de acesso

Imagine que tudo saiu como você imaginava, seu negócio ganhou visibilidade e o site passou a receber muitas visitas. Por se tratar de hospedagem gratuita, o ambiente é compartilhado com outros sites, o que pode provocar lentidão e instabilidade no acesso, deixando a página fora do ar.

Propagandas

No plano gratuito, sua página será várias propagandas do Wix, que só podem ser retiradas nos Planos Premium.

4. Como criar um site no Wix

Agora que você já conheceu os principais pontos altos e baixos do Wix, imagino que já tenha em mente se esta plataforma será a sua escolha para construir seu site. Em caso positivo, veja a seguir como é simples.

Primeiramente, entre e crie seu login:

Wix entrar login

É possível logar-se com sua conta do Facebook ou do Google, ou simplesmente clicar em “registre-se”, preencher seus dados e escolher uma senha.

Em seguida, clique em “criar site”, e a janela seguinte será aberta:

Criar site no Wix

O primeiro item de sua página será o template, ou seja, a estrutura do seu site. É possível ver os modelos ao lado direito ou selecionar por temas. Os temas disponibilizados são:

  • Negócios
  • Loja virtual
  • Fotografia
  • Vídeo
  • Música
  • Design
  • Restaurante e comida
  • Viagem e turismo
  • Eventos
  • Portfólio e currículo
  • Blogs e fóruns
  • Saúde e bem-estar
  • Moda e beleza
  • Comunidade e educação
  • Artes criativas
  • Landing pages

Bastante abrangente, não é mesmo? Se, mesmo assim, não encontrar o que procura pelas categorias, basta digitar uma palavra-chave no canto superior esquerdo e filtrar sua busca. Você pode visualizar o template, ao escolher o seu, clique em editar.

Editor de templates Wix

Observe que no canto direito é apresentada uma barra de ferramentas de edição, semelhante a um programa de edição de imagens. Ao clicar sobre qualquer elemento da página, você verá quais alterações pode fazer: inserir texto, imagem, vídeo, etc.

No canto esquerdo, é possível encontrar mais opções para a construção do site, como por exemplo criar o menu e diferentes páginas com categorias diferentes, conforme sua necessidade.

Criar Menu Wix

Para melhorar a experiência no site e a interação com os visitantes, é possível inserir aplicativos. Esta opção também está no canto esquerdo da janela:

Filtrar Wix

Para filtrar as melhores opções para o que procura, escolha pela categoria. Em toda a construção, o usuário poderá visualizar recursos pagos e gratuitos. Dentre as ferramentas gratuitas na App Market, estão:

  • Pro Gallery Album – álbum de fotos em alta qualidade;
  • Wix Forum – espaço para criar discussões gerais;
  • Wix chat – espaço para bate-papo instantâneo;
  • Wix blog;
  • Wix Art Store – para venda de artes digitais ou impressas, diretamente através do site;
  • Feed do Instagram;
  • Formulários;
  • Wix Get subscribers – para visitantes se inscreverem na página e receberem todas as novidades;
  • Wix Hit Counter – deixa visível na página o número de visitantes totais;
  • PayPal – permite que os visitantes comprem produtos ou serviços de seu site através do PayPal;
veja também:
Como se destacar no processo seletivo de estágio?

Como você viu, estes são apenas alguns dos recursos gratuitos que o usuário ode acrescentar em seu site. São diversas opções, basta ter paciência e dedicar algumas horas para deixar o site como deseja.

Para adicionar um aplicativo, é muito simples: clique sobre o seu escolhido e siga as instruções. É possível acrescentar quantas opções desejar.

Conforme faz suas edições, o site vai salvando automaticamente para que você não perca suas alterações. Além disso, é possível clicar em “visualizar” no canto superior direito para ver como a página aparecerá aos visitantes. Quando o resultado estiver de acordo com suas preferências, clique em “publicar”.

5. Algumas considerações sobre o Wix

Mesmo depois da publicação do site, é possível ir fazendo as manutenções conforme as demandas. Seu site pode se tornar um e-commerce, ter seu próprio domínio, e-mail próprio do site, etc. Para quem, ao ver o sucesso do negócio, tiver intenção de investir no site, os planos oferecidos pela Wix vão dos mais básicos, para páginas pessoais, até os mais avançados, mais indicados para empresas.

O recurso gratuito tem como limitações o espaço de armazenamento de arquivos como fotos e vídeos, menor que 550 MB. A largura de banda também é limitada, o que pode deixar a experiência do usuário bem mais lenta.

Já a respeito da performance geral do Wix, o carregamento da paágina leva aproximamente 5,2 segundos, o que pode ser considerado lento. Seu tempo de atividade (online) é de 99,95% do tempo, sendo 0,05% off-line.

Vale a pena visitar alguns sites da Wix e sentir a experiência como visitante para decidir pela criação de sua página nesta plataforma.

6. Conclusão

Neste artigo, você conheceu o que é o Wix – criador de site. Você aprendeu aqui que é possível criar seu próprio site, mesmo desconhecendo sobre programação. Apresentamos as vantagens e as desvantagens de utilizar este recurso. Além disso, explicamos como é simples criar seu próprio site na Wix e rapidamente publicá-lo. Mostramos algumas diferenças entre os recursos pagos e gratuitos da Wix e seu desempenho.

Ter um site é fundamental para dar visibilidade ao seu empreendimento, ou até uma oportunidade de construir um novo negócio. Mesmo sem recursos financeiros iniciais, é possível estar online com a ferramenta gratuita da Wix.

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado.Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais. Para mais dicas sobre a vida acadêmica, profissional, empreendedorismo e carreira, continue em nossa página. Acompanhe-nos para novidades e dicas como estas. Até a próxima e sucesso!