Metas pessoais: como estabelecê-las e alcançar o sucesso

Muitas pessoas se sentem perdidas em alguns momentos da sua vida. Mesmo que trabalhem muito, sentem que nunca conseguem chegar aonde querem e ter uma vida plena.

Definir metas pessoais é o primeiro passo na direção de alcançá-las. Isso acontece porque somos levados a pensar em estratégias para conseguir o que tanto desejamos e agir. Por isso, as metas têm o poder de dar sentido às ações e projetos que realizamos no nosso dia-a-dia. E, consequentemente, transformar (para melhor) a nossa vida.

Neste artigo, te mostramos porque e como estabelecer metas e alcançar o sucesso em todos os campos da sua vida! Confira.

O que são metas pessoais?

Primeiramente, precisamos entender o que significa ter uma meta. A origem do substantivo “meta” vem do latim. Inicialmente, era utilizada para se referir a um poste que era inserido nas pistas dos circos romanos. Esse poste era um sinal de que indicava o fim a pista. Ao longo do tempo, a palavra passou a indicar um marco, alvo ou, simplesmente, “aquilo que se pretende alcançar”.

Dado esse contexto, podemos considerar uma meta pessoal como um marco de determinado campo da vida que se quer chegar. “Conhecer determinado país”, “passar mais tempo com a família”, “receber uma promoção”, “desenvolver uma habilidade” e “alcançar estabilidade financeira” são exemplos de metas pessoais em diferentes campos da vida. Assim, as metas pessoais geralmente estão relacionadas a um processo de crescimento e desenvolvimento pessoal.

3 técnicas para estabelecer suas metas pessoais

Muitas pessoas têm dificuldades em estabelecer suas metas pessoais. Esse é um processo bastante íntimo e que não pode ser feita por outras pessoas. Ou seja, não é algo que podemos delegar para nossos pais, professores, chefes ou qualquer outra pessoa. É algo que precisamos fazer sozinhos.

Assim, a primeira coisa a se fazer é separar um tempo para pensar o que queremos das nossas vidas num período curto, médio ou de longo prazo. Algumas dessas técnicas também podem ajudar a clarear a mente e estabelecer metas pessoais:

a. A técnica “Which? Why? What? How?”

Essa é uma técnica que pode parecer muito simples, mas que traz resultados muito bons quando o assunto é estabelecer metas pessoais. Isso porque ela nos ajuda a clarear nossas ideias através de quatro perguntas curtas e diretas. Confira os passos dela:

  • Which? Qual? Comece se perguntando qual aspecto da sua vida você gostaria de mudar;
  • Why? Por que? Em seguida, pense nos motivos pelos quais você deseja uma mudança;
  • What? O que? Assim, pergunte-se o que você gostaria de mudar e de que forma você se sentirá após a mudança; e
  • How? Como? Por último, pergunte-se como você pode fazer essa mudança acontecer.

b. A técnica de equilíbrio da vida

Essa técnica é uma adaptação da roda da vida, descrita no livro “Born to Win: find your success code” (2012) de Zig Ziglar. Seu principal objetivo é avaliar os diferentes aspectos da vida e buscar um equilíbrio.

Comece criando um pequeno gráfico de pizza. Divida-o em várias partes iguais, cada uma representando uma área da sua vida como família, saúde, descanso, carreira, finanças, relacionamento, espiritualidade, por exemplo. Então, avalie o seu nível atual de felicidade de cada aspecto diferente da sua vida. Utilize uma pontuação de 1 a 10, onde 1 significa totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito.

Depois, faça uma avaliação sobre as categorias. Naquelas que receberam notas mais baixas, pense num cenário que te faria atribuir 10 pontos para ela. Anote suas ideias e, em seguida, tente transformá-las em planos para o futuro. O mais interessante dessa técnica é a possibilidade de observar diversos aspectos da vida ao mesmo tempo e pensar em estratégias para melhorá-los ao mesmo tempo.

c. Um exercício de imaginação

A imaginação é a nossa principal aliada quando o assunto é sonhar. Por isso, essa técnica retorna a um exercício imaginativo como forma de fazer uma autoanálise e buscar formas de transformar o cenário atual. Você pode imaginar, por exemplo, que está lendo o livro da sua vida. Ou que está aconselhando uma pessoa que possui um problema idêntico ao seu em algum aspecto da vida. Ou como sonha em estar daqui a 5 ou 10 anos.

Anote as conclusões que você tirou desse exercício e comece a planejar o que você quer para o futuro e como irá prosseguir.

6 dicas para definir suas metas pessoais e alcançá-las

1. Defina a sua meta 

Quando definimos objetivos claros, podemos traçar estratégias com mais precisão e identificar erros e acertos com mais facilidade. Assim, as metas pessoas não se diferenciam tanto de um projeto (profissional ou acadêmico). Portanto, devem ser específicos e mensuráveis. Seja realista na sua meta: escolha algo que você pode alcançar. Caso suas metas pessoais pareçam ambiciosas demais, tente dividir em etapas menores que você consiga cumprir a curto prazo e que te encaminhe para o seu objetivo final. Sair da realidade na hora de definir a meta pode acabar em muita frustração e desmotivação.

2. Coloque no papel

Escrever suas metas pode parecer uma ação simples e sem importância. Mas na verdade, esse ato é imprescindível para alcançar o sucesso. Mas porque? Pois ao escrevermos, precisamos reelaborar nossas metas e pensar em como descrevê-las. Além disso, colocar no papel pode fazer as coisas parecerem bem mais “oficiais”, um ponto importante para a motivação. Portanto, tire um tempo para colocar suas metas no papel e não se esqueça de guardá-lo num lugar de fácil acesso. Assim, sempre que você se sentir perdido ou desmotivado na sua meta, pode conferí-la no papel.

3. Divida sua meta em etapas 

Uma meta pessoal geralmente não é algo simples de ser alcançada. Afinal, mesmo sendo realista, não podemos deixar de ser ambiciosos. Uma meta que parece estar muito longe de ser alcançada pode afetar a motivação e também deixar muitas pessoas perdidas sobre o que fazer.

Então, dividir sua meta em etapas, como uma linha evolutiva. Essa é uma parte importante do planejamento, pois você pensará quais recursos necessários para alcançar sua meta. Por exemplo, se a sua meta pessoal é progredir na sua carreira e ocupar um cargo x, é preciso pensar em quais competências e habilidades você precisa para ocupar esse cargo. Assim, as etapas da sua meta podem envolver aprender a habilidade 1, aprimorar o uso da ferramenta 2, entre outros.

Essa ação irá te manter motivado, pois você poderá comemorar as pequenas conquistas e também corrigir erros que apareçam pelo caminho.

4. Defina um limite de tempo

Como já falamos anteriormente, uma meta pessoal funciona como um projeto. E, como todo bom projeto, as metas pessoais também precisam de limite de tempo para serem concluídas.

Por isso, pense sobre o tempo necessário para cumprir cada etapa da sua meta. Dê a si mesmo uma quantidade realista de tempo, mas evite dar uma margem muito grande. A ideia é que você se sinta sempre desafiado a cumprir o prazo e fazer as coisas progredirem. Por isso, evite definir uma margem muito grande de tempo, pois você pode acabar estagnado.

Ao mesmo tempo, seja flexível quando necessário. Se você perceber que não conseguirá cumprir o prazo que estabeleceu anteriormente, analise a situação e defina um novo limite de tempo.

5. Divulgue

Quando estamos certos e confiantes sobre um aspecto da nossa vida, é normal sentirmos vontade de contar para todo mundo ao redor. Por outro lado, quando não falamos para ninguém sobre determinado projeto, não temos dificuldades de descartá-lo quando ele não progride. Assim, divulgar os seus projetos e metas é uma estratégia simples mas eficaz de manter-se motivado e ativo para cumprí-los. A expectativa das pessoas dá um impulso a mais para a motivação.

Caso não queira conversar sobre suas metas com seus familiares ou amigos, pode também usar outras estratégias de divulgação. Use sua criatividade para pensar em outras formas de expor a sua meta de uma maneira que pareça interessante para você e que te motive sempre que você a ver.

6. Comece a agir imediatamente

A melhor hora para começar a trabalhar em um projeto é o momento em que o formulamos. A energia que temos nesse momento é única. Portanto, não deixe para começar depois, mesmo que você ainda não tenha pensado em todos os detalhes. Esse é o momento propício para pesquisar, alinhar suas expectativas e colocar tudo no papel. E até mesmo pensar em alternativas, caso os seus planos iniciais não tragam os resultados esperados.