Sucesso profissional: como atingir com 20 dicas essenciais

10Qualquer pessoa busca o sucesso profissional, mas muitos não conseguem ou desistem no meio do caminho porque não sabem ao certo o que querem para a sua carreira e não definiram o que é importante para eles.

Você sabe o que lhe motiva a sair todos os dias de casa para trabalhar? É o conforto financeiro ou o bem-estar da sua família? Independente do motivo, somente quem poderá responder é você mesmo.

Para ajudá-lo a alcançar o tão esperado sucesso profissional, reunimos algumas dicas que farão a diferença para você. Vamos lá?

O que é sucesso profissional?

A realização do sucesso

Se levarmos em consideração ao que está escrito nos dicionários, sucesso profissional é definido como “resultado positivo após alguma tentativa ou esforço profissional”. Porém, sucesso profissional é muito mais que isso e está relacionado ao que realmente é importante para você.

Para alguns, ter sucesso profissional é usufruir de um alto salário todos os meses, já para outros, é o reconhecimento do seu esforço e trabalho por meio de promoções, bônus e feedbacks positivos.

Trabalhar como home office com a possibilidade de contato maior com a família é o conceito de sucesso profissional que muitas pessoas estão buscando hoje. Portanto, é nítido perceber que o sucesso profissional é algo totalmente subjetivo.

Muitas vezes, as pessoas correm em busca do sucesso profissional e, mesmo próximas de alcançá-las, ainda não se sentem satisfeitas. E você sabe por que isso acontece? Porque as pessoas somente buscam ter sucesso profissional e esquecem de ser um profissional de sucesso.

É necessário entender que para atingi-lo, você deverá está bem em todos os aspectos da sua vida. Consigo mesmo, com a sua família, com os amigos e com todo o círculo em que você está envolvido.

Como atingir o sucesso profissional?

Se ainda não definiu o que é importante para você alcançar o sucesso profissional, acompanhe algumas dicas que vão ajudá-lo a encontrar o melhor caminho.

1. Pratique o autoconhecimento

Busque conhecer o que você pode oferecer para o mercado, mas também entender quais são as suas maiores dificuldades e como você pode desenvolvê-las. Se autoconhecer é entender qual o seu foco de atuação, os seus valores, competências, o que deixa você à vontade e o que provoca desconforto.

2. Desenvolva a inteligência emocional

Inteligência emocional

Trabalhe a sua inteligência emocional, pois ela será fundamental para controlar os seus sentimentos. Por meio dela é que você construirá um bom relacionamento interpessoal com a equipe e saberá lidar melhor com as vitórias e as derrotas.

A inteligência emocional não é apenas uma habilidade que vai influenciar nos seus resultados, mas também na sua própria felicidade e, claro, no seu sucesso profissional.

3. Estabeleça metas e objetivos profissionais

Todo profissional que busca sucesso precisa ter objetivo e traçar metas para alcançá-lo. É importante saber aonde você quer chegar. Portanto, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo e trabalhe arduamente para concluí-las.

Lembre-se que as metas precisam ser reais e dentro daquilo que você realmente pode fazer. Não determine algo que está fora do seu alcance ou que você dependa dos outros para realizar.

4. Planeje a sua carreira

É importante que além de metas e objetivos, você faça um planejamento de carreira. Nele, você deve direcionar quais os caminhos almeja seguir, aonde você pretende chegar, qual cargo quer assumir. Ter um plano de carreira definido é fundamental para o seu futuro profissional, pois se tiver tomando rumos diferentes saberá parar e analisar.

veja também:
15 filmes motivacionais que sua equipe precisa assistir

5. Continue aprendendo

Mantenha-se em constante aprendizado. Com ele, você será capaz não somente de desenvolver competências técnicas, mas também comportamentais. Aprimore todas as técnicas relacionadas ao seu trabalho, conheça ferramentas que ajude na gestão do tempo e desenvolva habilidades de liderança e resolução de conflitos.

6. Faça um bom networking

Construa uma boa rede de contatos. Busque pessoas que trabalharam e estudaram com você. Participe de grupos em redes sociais que estão relacionados ao seu trabalho. Seja visto em eventos da sua área como fóruns, palestras, conferências e workshops.

Procure interagir com todos, trocar experiências e conhecimentos, quem sabe não apareça uma indicação para você ou recomende alguém. Mas, não restrinja seus contatos apenas ao mundo dos negócios. Viaje, pratique esporte, tenha um hobby ou encontre um trabalho voluntário. O importante é manter um bom relacionamento com as pessoas, pois assim você sempre será lembrado.

7. Mantenha a ética profissional

Um bom profissional sabe respeitar o ambiente de trabalho e o relacionamento com a equipe. Ele sabe até onde pode ir porque segue corretamente as regras da empresa. Além disso, valoriza a empresa onde trabalha e a sua atividade. Isso é ser ético profissionalmente e ajuda a alcançar o sucesso.

8. Trabalhe naquilo que você gosta

Quem não é feliz fazendo aquilo que gosta? Pois bem, você já se perguntou se o seu trabalho realmente lhe dá prazer? É importante que você esteja trabalhando em algo que lhe traga algum valor além do financeiro.

Para algumas pessoas, o salário nem sempre será o mais importante para o seu sucesso profissional. Se levantar todos os dias para trabalhar, enfrentar um trânsito caótico será apenas algumas das barreiras que você vai enfrentar para chegar ao seu destino e se sentir satisfeito em fazer o que gosta.

9. Não permita que os outros façam escolhas por você

Se você tem convicção que está trabalhando na área certa, porque se influenciar com a opinião dos outros? Algumas pessoas querem direcionar a vida dos outros para aquilo que gostariam de fazer e não com o intuito de ajudá-lo. Basta ser educado e ouvir, mas quem faz a escolha é você.

10. Peça ajuda quando achar necessário

Não há nada de errado em pedir ajuda. Quando você tiver dúvida ou não souber algo, peça orientação para quem tem experiência e conhecimento no assunto. Além disso, se você estiver planejando mudar de carreira ou trabalho, considere buscar orientação de profissionais capacitados para isso. O seu sucesso profissional será mais consolidado.

11. Tenha orgulho de você

Por se cobrar demais, talvez você não se permita olhar as suas tarefas como expectador e perceber que elas são frutos de muito esforço. Valorize seu trabalho, tenha orgulho de você e de seus feitos. Dessa forma, a sua autoestima será elevada e contribuirá para o seu sucesso profissional.

veja também:
Veja 40 sugestões de frases de Boas Festas para clientes

12. Arrisque mais

Não tenha medo de arriscar. Se não está satisfeito com o seu trabalho atual, junte forças e procure algo em que você realmente se identifique. Saia de sua zona de conforto e busque o que é melhor para você.

13. Mostre-se comprometido

Quando você fizer um planejamento de carreira, precisará ser comprometido em segui-lo a risca. Evite faltar ao seu trabalho e procure ser pontual. Mantenha o foco em suas tarefas para aumentar a sua produtividade. Afinal, o sucesso profissional é fruto de dedicação.

14. Não tenha medo de assumir novas responsabilidades

Se mostre disposto a assumir novas responsabilidades, mesmo que elas envolvam ações mais complexas. Seja maduro o suficiente para aceitar desafios e demonstre o quanto você é competente.

15. Mantenha distância de pessoas que possam prejudicá-lo

Procure ter por perto as pessoas que possam influenciá-lo positivamente e mantenha distância de pessoas sem compromisso, maldosas, que fazem intrigas, não respeitam os outros, desonestas e que passam por cima de tudo para alcançar os seus objetivos.

16. Seja sempre proativo

Não espere que alguém lhe peça algo ou diga o que deve fazer. Se você sabe o que precisa ser feito e é de sua competência, faça! Se interesse pelos assuntos da empresa, mesmo que não esteja relacionado a sua área. Só assim você saberá as reais necessidades da companhia em que você trabalha e poderá se mostrar disponível para ajudar quando necessário.

17. Escute mais e fale menos

Se quiser aprender rápido, esteja disposto a ouvir mais. Escute o que a sua equipe tem a falar, ouça os ensinamentos de seu gestor. Não deixe de se comunicar, mas evite falar demais.

18. Aprenda com seus erros

Todos estão sujeitos a errar, com você não será diferente. Portanto, não se frustre com seus erros, mas assuma-os e aprenda com eles. Levante a cabeça, busque melhorar e der a volta por cima.

19. Busque sucesso na sua vida pessoal

Tanto quanto querer alcançar sucesso profissional, você deve buscar o sucesso pessoal. É fundamental está bem com a sua família e com as pessoas que estão fora do seu ambiente de trabalho. Mais ainda, quando você está feliz e se sente bem consigo mesmo. Com isso, essa felicidade é transmitida para o seu trabalho.

20. Lembre-se das suas vitórias

Mesmo com todas as adversidades, é possível alcançar as suas metas e chegar aonde você almeja. Nesse momento, lembre-se de todo o seu esforço, conquistas e celebre a vitória.

Como você percebeu, não há uma receita pronta para alcançar o sucesso profissional. É necessário construí-lo. Apresentamos à você algumas dicas para chegar lá, mas o próximo passo está em suas mãos!