14 princípios de Fayol: uma das principais teorias de gestão empresarial

No início do século XX, os administradores de empresas tinham muito menos recursos do que hoje em dia. Mas, uma das primeiras teorias da gestão empresarial forneceu as ferramentas que precisavam para liderar com mais eficácia. A teoria é conhecida como os 14 Princípios de Gestão, desenvolvidas por Henri Fayol.

No post de hoje, mostramos quem foi Fayol e quais foram as suas contribuições para a administração de empresas.

Henri Fayol e a administração

Henri Fayol foi um engenheiro francês e o fundador da Teoria Clássica da Administração. Nascido em 1841, ele foi um dos primeiros a analisar as atividades que envolviam a gestão de uma empresa.

Na Teoria Clássica, o autor aponta como as organizações são estruturadas. Ele faz pela primeira vez a ligação entre teoria empresarial e estratégia. Dessa maneira, ele ressalta o papel central de um líder para a gestão de uma instituição. Independente se ela for industrial, governamental, religiosa ou comercial.

É papel do administrador definir objetivos e criar estratégias para alcançá-lo. De acordo com Fayol, o líder deve atuar de maneira firme para controlar e manter a ordem da instituição. Uma das suas frases mais célebres é “Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. Ou seja:

  • Prever: O administrador deve analisar a situação e visar os objetivos da empresa. Dessa maneira, ele entende quais são os meios e caminhos necessários para alcançar os objetivos.
  • Organizar: O líder é o responsável pelo controle da organização. Ou seja, da operacionalização do planejamento realizado anteriormente. A organização é realizada através da coordenação dos recursos humanos, materiais e financeiros da empresa.
  • Comandar: O líder é aquele que aponta a direção a ser seguida. Assim, esta é uma função ligada diretamente ao hierarquia de poder de uma empresa.
  • Coordenar: Outra função da administração é também a harmonização dos conflitos existentes e/ou resultantes da gestão. É, portanto, uma visão de todo o funcionamento da empresa.
  • Controlar: É função do líder verificar se as operações realizadas estão dentro dos princípios e regras da empresa. Também se as operações estão dentro das legislações vigentes. Trata-se, portanto, de verificar se os padrões estabelecidos estão sendo cumpridos.

Os 14 princípios de Fayol

Fayol atuou durante anos como engenheiro administrador em uma companhia de minas. Em 1916, ele publicou os seus 14 Princípios de Gestão. Estes princípios foram uma das primeiras teorias de gestão de empresas.

Mesmo tendo mais de um século, a teoria continua sendo uma das mais abrangentes até hoje. Ao passo que foi muito influente no conceito moderno de gestão. Os 14 princípios estão presentes no livro “Administração Industrial e Geral”, fundamental para qualquer estudante de administração.

Confira quais são os 14 princípios de Fayol:

1) Divisão do trabalho

De acordo com Fayol, a especialização promove a eficiência da força de trabalho e aumenta a produtividade. Fayol entende que a especialização também ajuda o funcionário a entender qual o seu papel dentro da empresa, seja em atividades técnicas ou gerenciais.

2) Autoridade e responsabilidade

Para Fayol, a administração deve ter a autoridade para dar ordens para conseguir gerenciar uma empresa. No entanto, junto com a autoridade está a responsabilidade. Da mesma forma que dá ordens, um administrador deve prestar contas para os seus funcionários. Portanto, eles precisam sempre estar equilibrados.

3) Disciplina

Este princípio está diretamente ligado ao cumprimento dos acordos estabelecidos dentro da empresa. Pela obediência aos valores e missão da empresa. Também pelo respeito aos acordos de relacionamento entre a gerência e os seus subordinados.

4) Unidade de comando

De acordo com Fayol, cada funcionário deve responder diretamente às ordens de um gerente. Caso contrária, a possibilidade de conflitos e erros são maiores, assim como a possibilidade de encontrar as falhas ocorridas.

5) Unidade de direção

O foco é a palavra-chave deste princípio. Todas as ações da empresa, das equipes e dos funcionários deve ser dirigidas à um objetivo específico. A elaboração de um plano único de ação pela gerência é fundamental.

6) Prevalência dos interesses gerais

Aqui, Fayol define que os interesses gerais da empresa devem se sobrepor aos interesses individuais dos funcionários. Bem como dos interesses dos administradores. De acordo com ele, este princípio traz mais eficiência para a empresa.

7) Remuneração  

A produtividade anda de mãos dadas com a motivação. De acordo com o autor, os funcionários devem receber uma remuneração condizente com as tarefas que realiza. Esta remuneração é tanto monetária (através do salário e bônus) assim como não-monetária (elogios, créditos e mais responsabilidades).

8) Centralização

A centralização é a concentração de autoridade na tomada de decisões em uma pessoa ou grupo pequeno. De acordo com Fayol, a tomada de decisões e a condução do plano de ação da empresa deve ser uma atividade da diretoria administrativa.

9) Hierarquia

Também chamada de cadeia escalar, este princípio aponta que deve haver uma linha bem definida entre os níveis hierárquicos. Assim, são definidas as autoridades e responsabilidades de cada cargo dentro da estrutura da empresa.

10) Ordem

Este princípio revela a importância da ordem dentro do ambiente de trabalho. Os funcionários devem ter um ambiente limpo, organizado, seguro e equipado com todos os recursos necessários para trabalhar.

11) Equidade

Fayol escreve que os funcionários devem ser tratados com gentileza e com igualdade. Portanto, este princípio diz respeito ao respeito à igualdade de direitos e à justiça. Os administradores devem monitorar as atividades da empresa, tratando os funcionários de forma justa e imparcial.

12) Estabilidade

Os administradores devem colocar o desenvolvimento dos funcionários como prioridade no seu trabalho. Dessa forma, é possível diminuir a rotatividade de funcionários e manter uma equipe motivada e bem treinada. Outro ponto importante para a produtividade geral da empresa.

13) Iniciativa

Os administradores devem incentivar os funcionários a buscarem soluções para os problemas que aparecem no cotidiano do trabalho. Em suma, isso estimula os funcionários a se envolverem e se interessarem mais pelos planos realizados pela empresa.

14) Espírito de equipe

Por fim, este princípio estimula a união dentro da empresa. O espírito de equipe cria uma atmosfera de confiança e ajuda mútua entre os funcionários. A comunicação, de acordo com Fayol, é uma das chaves para alcançar este princípio.