Mate XS: Huawei apresenta seu smartphone dobrável com tecnologia 5G

A empresa chinesa de tecnologia, Huawei, apresentou nesta segunda-feira (24) o sua nova linha de aparelhos de telefonia móvel, tablet, notebooks e o seu primeiro auto-falante inteligente para o mercado europeu. O destaque vai para o smartphone com tela dobrável, o Mate XS.

Huawei apresenta suas novidades em Barcelona

O anúncio foi feito em Barcelona, na cidade de Barcelona, onde ocorreria o  Mobile World Conference (MWC), evento mais importante de tecnologia móvel do mundo. A empresa manteve a sua participação na conferência, mesmo com os alertas de infecção do Coronavírus. Outras grandes empresas da área, como Apple, Amazon, Sony, LG, AT&T, BT, Cisco, Deutsche Telekom, Facebook, Intel, ZTE, Ericsson, Nvidia, McAfee, Mediatek, Vivo, Orange, Royole e Vodafone cancelaram sua participação no evento de forma parcial ou total nas últimas semanas. 

Além da Huawei, a Samsung, Xiaomi, Realme, Motorola e Oppo resolveram manter sua participação no evento. No entanto, no dia 12, a organização da MWC considerou insustentável a realização do evento em vistas da epidemia do Coronavírus. 

Richard Yu, CEO da Huawei, realizou a sua apresentação em um evento próprio da empresa. Participantes do evento puderam conferir demonstrações interativas dos novos aparelhos da marca. Quem não pôde ir ao evento pode assistir a apresentação através de uma transmissão online no YouTube. 

Huawei Mate XS: smartphone dobrável com tecnologia 5G

A estrela da apresentação de Yu foi o Mate XS, uma atualização do Mate X, anunciado em 2019. O precursor, lançado na China no mesmo ano, teve dificuldades em chegar ao mercado global devido à guerra comercial com os EUA. No ano passado, a Google impediu a empresa de utilizar seus produtos e atualizações no sistema Android. Com isso, a Huawei desenvolveu seu próprio sistema operacional, EMUI 10, muito próximo do Android 10, mas sem os produtos da Google.

O novo aparelho tem tecnologia 5G, onde a Huawei é pioneira. Com a expansão dos acordos sobre a tecnologia com países europeus (mesmo com as pressões estadunidenses), a empresa busca uma expansão global. 

Assim como o recém-anunciado Galaxy Z Flip, da Samsung, a Huawei também aposta no smartphone com tela dobrável para o ano de 2020. Com o Mate XS é o primeiro smartphone dobrável da Huawei a ser comercializado mundialmente. Com uma tela total de 8 polegadas, o aparelho se dobra como um livro. Para abrí-lo, é necessário pressionar um botão na parte traseira, onde também estão localizadas suas quatro câmeras. A ideia é que o aparelho não se abra acidentalmente. 

A tela pode ser utilizada na sua totalidade ou em dois displays, permitindo a execução de multifunções. O Mate XS é feito de zircônio, metal que apresenta resistência maior do que o titânio, utilizado no Mate X.  O aparelho conta também com um sistema de dobradiças chamada de Falcon Wing (Asas de falcão), que oferece maior durabilidade e proteção contra sujeiras.

O Mate XS ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Na Europa, deve chegar em já março às lojas, pelo preço de €2,499. 

Além do smartphone dobrável, a Huawei apresentou também um novo tablet, o MatePad Pro, o notebook MateBook X Pro.