Sony, Amazon e LG cancelam participação em evento de tecnologia móvel

Grandes empresas de tecnologia no mundo anunciaram suas ausências no Mobile World Conference (MWC) devido à epidemia do Coronavírus, já possui mais de 34 mil pessoas contaminadas. O evento ocorrerá em Barcelona, na Espanha, entre os dias 24 e 27 de fevereiro. 

Desistência das grandes empresas 

Embora o evento não aconteça próximo da China, o epicentro da epidemia do Coronavírus, os grandes nomes da tecnologia mobile tem relatado preocupação com os riscos de contaminação. 

A primeira grande empresa de tecnologia a retirar completamente sua participação na conferência foi a sul-coreana LG Eletronics, no dia 4. Em comunicado oficial, a empresa justifica sua saída como uma medida de proteção aos seus funcionários, já que o evento envolve a viagem de centenas deles de diversos locais do mundo. Para anunciar suas novas tecnologias de produtos móveis, a LG planeja realizar eventos menores nos próximos meses. 

Em seguida, a chinesa ZTE também anunciou sua saída da conferência principal na MWC 2020. A saída se deve à dificuldade que seus funcionários teriam ao viajar da China para a Espanha, por conta da epidemia do Coronavírus. Embora não participe da conferência oficial, a empresa ainda estará presente na feira. 

No dia 7, a sueca Ericsson se juntou à LG Eletronics e a ZTE na decisão de cancelar a participação na conferência do Congresso. A demonstração da tecnologia lançada pela Ericsson será feita em eventos locais, sem datas divulgadas. A decisão tem como objetivo de garantir a segurança dos seus funcionários, stakeholders e clientes do risco de contaminação devido à epidemia de Coronavírus. 

A quarta empresa a se ausentar do evento é a Nvidia, também em relação ao Coronavírus. A empresa é uma das principais patrocinadoras do evento e teria bastante destaque nas conferências com foco em Inteligência Artificial (AI). 

Seguindo a mesma justificativa, a Sony e a Amazon anunciaram hoje (10) que também estariam ausente do MWC 2020, pelos riscos do coronavírus no evento internacional.

As medidas de proteção do Mobile World Congress

Embora lamente a decisão das empresas de não participar do evento, a comissão organizadora do MWC afirmou que o evento não será cancelado. No entanto, serão tomadas medidas de proteção, com o objetivo de “tranquilizar os participantes e expositores de que sua saúde e segurança são nossa principal preocupação”. 

Para evitar qualquer tipo de contágio, os organizadores do evento pedem que os participantes sigam instruções de higiene e evitem o contato direto uns com os outros, como apertos de mão. Todos os microfones utilizados nas conferências serão trocados e desinfectados. Outro ponto é que todos os participantes do evento que vierem da China deverão provar que estão fora do país à, no mínimo 14 dias. Além disso, está proibida a entrada no evento de pessoas que tenham voado diretamente da província de Hubei, que concentra o surto de infecção do vírus.  

Além disso, a comissão do evento afirmou que, mesmo com a desistência das empresas, o MWC 2020 contará com mais de 2.800 expositores. A estimativa é que o evento receberá entre 5 e 6 mil pessoas. 

Outro evento de tecnologia que teve baixas na sua lista participantes é o Singapore Airshow. Realizado entre os dia 11 e 16 de fevereiro, o evento teve mais de 70 exibidores cancelando suas participações devido ao vírus. Entre as desistentes está a gigante em tecnologia aeroespacial americana Lockheed Martin.