9 profissões para quem gosta de matemática e números

Algumas pessoas têm facilidade em lidar com números, medidas, equações e raciocínio lógico. Outras, nem tanto. Mas, se você é uma daquelas pessoas que gostam de matemática e de ciências exatas em geral, saiba que existem diversas opções de profissão onde os conceitos matemáticos são aplicados no dia a dia.

Neste artigo, separamos mais 9 profissões para quem gosta de matemática para te apresentar. Confira!

1. Engenheiro(a) de produção

Gostar de matemática é quase um pré-requisito para quem pretende seguir qualquer carreira dentro do campo da engenharia. Afinal, parte importante do dia a dia de um engenheiro envolve a aplicação de conceitos matemáticos e a realização de cálculos.

Uma das vertentes deste campo em grande destaque no mercado de trabalho é a engenharia da produção, que encontra oportunidades em diversos tipos de indústria. Pois um engenheiro de produção atua no desenvolvimento organizacional de uma instituição. Suas principais tarefas são dimensionar e gerenciar processos produtivos, a fim de torná-los mais eficientes, aumentando sua capacidade e qualidade e diminuindo custos e impactos.

2. Arquiteto(a) 

Outro profissional que se beneficia do gosto pela matemática é o arquiteto. Trata-se de uma profissão muito próxima da engenharia civil, onde os conhecimentos matemáticos também são fundamentais.

Em suma, um arquiteto é o profissional responsável por idealizar, projetar, supervisionar e fiscalizar obras de projetos arquitetônicos (casas, prédios residenciais ou comerciais, bem como suas reformas e restaurações) e urbanísticos (no planejamento de bairros, vias de transporte, parques, etc.) .

Para isso, é preciso reunir criatividade, um bom repertório cultural e artístico, raciocínio lógico espacial e conhecimento em cálculo.

3. Designer de Games

Assim como na arquitetura, é preciso ter mais do que criatividade e repertório cultural e artístico para se tornar um designer de games. Os conhecimentos em matemática e física são fundamentais para ter um bom desempenho nesta profissão.

Mas, diferente da arquitetura, isso se deve ao fato do design de games está diretamente relacionado ao desenvolvimento de softwares para desktop (computador e notebook) e mobile (tablets e smartphones). Um jogo com boa performance necessita de cálculos bem feitos na formulação de códigos a fim de otimizar processos e até mesmo evitar funções que comprometam a imersão do gamer no produto.

4. Animador(a) digital

A profissão de animador digital possui muitas similaridades com a profissão de designer de games. Entre elas, a criatividade e o conhecimento da computação gráfica. O animador digital é o responsável por dar movimento à personagens, objetos e cenários desenhados em formato 2D ou 3D. Para isso, armazena-se e manipula-se pixels através de códigos e cálculos exatos, utilizando vetores, matrizes e aproximações poligonais para definir posição, cor, textura e movimento de cada pixel.

Dessa forma, pode-se obter resultados impressionantes, cuja complexidade se deve ao trabalho digital.

5. Músico(a)

Algumas pessoas podem até perguntar: mas o que a música tem a ver com a matemática? Na verdade, a música possui relação direta com a matemática e a física também. Os estudiosos da música usam teoria dos conjuntos, álgebra abstrata e teoria dos números não só para entender a estrutura musical. Mas também para encontrar novas maneiras de ouvir música. Filósofos gregos conhecidos pelos seus teoremas e diversas contribuições para o desenvolvimento da matemática, como Pitágoras e Erastóstenes, por exemplo, criaram escalas musicais e buscaram formas de organizá-las.

A matemática também é imprescindível quando falamos em ritmo musical, uma vez que ele se associa ao tempo, com repetições repetição e frequência. Se você gosta de matemática, com certeza terá mais facilidade na profissão de músico!

6. Geógrafo(a)

Muitas pessoas não sabem, mas a geografia é uma área do conhecimento que se encaixa tanto nas ciências humanas (como geografia humana) como nas ciências naturais (geografia física).

Assim, a geografia humana busca compreender as dinâmicas das sociedades, enquanto a geografia física se detém sobre as dinâmicas do meio ambiente e das suas paisagens. A matemática está presente em ambas, na geografia humana através com a estatística aplicada em censos e outros tipos de estudos populacionais. E na geografia física, no estudo de topografia (no estudo das características naturais ou artificiais da superfície de um terreno) e na cartografia (estudo e representação geométrica plana de parte ou da totalidade da superfície terrestre).

Portanto, a matemática é uma parte importante do estudo da geografia como um topo. Nas suas atividades profissionais, os geógrafos que gostam de matemática certamente terão algumas facilidades.

7. Meteorologista

Se você gosta de lidar com números e fazer cálculos, a meteorologia é uma ótima opção profissional. Pois, um meteorologista precisa lidar constantemente com a geometria, derivadas de funções geométricas, vetores, equações diferenciais, integrais, entre outros conceitos matemáticos. Tudo isso é fundamental quando o assunto é analisar a atmosfera terrestre e prever com antecedência a ocorrência de tempestades, temperaturas elevadas ou estiagem. E para analisar a influência destes eventos nas principais atividades econômicas da sociedade, como na agricultura, na aviação e no turismo, por exemplo.

8. Analista de investimentos

E não poderíamos falar sobre uma carreira na área das finanças, que também tem tudo a ver com quem gosta de matemática e tem facilidade em lidar com números.

O analista de investimentos é o profissional que auxilia os investidores na tomada de decisões quanto a investimentos no mercado financeiro. Dessa forma, ele analisa as condições da economia, confere os números nos balanços das empresas, faz projeções do preço-justo das ações e compara-as com a cotação atual. Dessa forma, ele pode fazer recomendações de compra, manutenção ou venda de ações para os investidores.

9. Bancário

Por fim, outra profissão ligada ao mercado financeiro e que atrai a atenção de quem gosta de matemática é a de bancário. Trata-se de uma profissão super tradicional mas que tem se transformado ao longo do tempo, especialmente por conta das novas tecnologias.

Em suma, um bancário é o profissional responsável por disponibilizar os serviços do banco para os seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Assim, é papel do bancário abrir contas, cuidar da rotina de pagamentos, saques, bem como prestar aconselhamento financeiro, analisar empréstimos, crédito. Além de vender planos de capitalização, investimentos, consórcios e seguros para os clientes.

Para cumprir estas tarefas, é imprescindível o conhecimento na legislação, em matemática e informática.