Como trabalhar no Poupatempo: conheça os processos seletivos

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, cujo objetivo é facilitar o acesso da população às informações e serviços públicos no estado. Faz parte da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), o programa já foi eleito 7 vezes o “Melhor Serviço Público” de São Paulo.

Tem vontade de trabalhar no Poupatempo? Neste artigo, te contamos mais sobre o programa e dos diferentes processos seletivos para integrar o quadro de funcionários do programa. Confira!

Saiba mais sobre o Poupatempo

A primeira unidade do programa foi inaugurada na região da Sé, no centro da cidade de São Paulo, capital do estado. Atualmente, existem 82 postos de atendimento espalhados por outros pontos da capital e em outras cidades no interior e litoral paulista.

A expansão do programa ao longo dos anos fez com que ele se adequasse também ao mundo digital. Assim, é possível acessar serviços e informações também através do site oficial, aplicativo Poupatempo Digital, bem como os 130 totens de autoatendimento espalhados pelo estado sem precisar comparecer a qualquer unidade. Estes canais também são importantes para o agendamento dos atendimentos presenciais, o que traz mais conforto para os cidadãos e eficiência no serviço prestado.

Entre estes serviços estão: a emissão de documentos e certidões como o RG (Registro Geral), o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o Título de Eleitor, a Carteira de Trabalho, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A população também tem acesso a serviços relacionados ao direito e cidadania através do Poupatempo, como: emitir bilhete de transporte intermunicipal; registrar reclamações no PROCON; acessar o serviço de previdência estadual; assim como a segunda via de contas de água e luz e outros serviços.

Como trabalhar no Poupatempo?

A princípio, o quadro de funcionários do Poupatempo possui quatro categorias: funcionários públicos das entidades municipais, estaduais e federais; funcionários públicos da PRODESP; terceirizados e, por fim, os jovens aprendizes. Estes funcionários ocupam funções de recepção, atendimento, auxiliar administrativo, dentre outros fundamentais para o funcionamento pleno do programa.

Dado o sucesso do programa e as demandas existentes pelos seus serviços, faz com que mais funcionários sejam precisos para atender a população. Mas, dadas as diferentes categorias, os processos seletivos para as vagas também variam. Saiba os detalhes dos processos de cada categoria abaixo:

Funcionários públicos

Trata-se de funcionários selecionados por meio de concursos públicos através das suas respectivas entidades e secretarias. Assim, na ocasião de abertura dos concursos, o poder público publica os editais no Diário Oficial correspondente. E também divulgados em sites e jornais especializados em concursos públicos e no site oficial da organização responsável pela sua organização.

O edital aponta quais são os cargos, a quantidade de vagas para cada uma, os pré-requisitos para participar. Assim como os detalhes de cada etapa do concurso como as datas e conteúdos abordados nas provas e a publicação de resultados.

Funcionários terceirizados

Outra opção para quem quer trabalhar no Poupatempo é através de empresas terceirizadas. Mas o que isso significa? Trata-se de empresas especializadas em determinados serviços que prestam serviço no Poupatempo. Para isso, elas precisam antes de mais nada participar e ganhar um processo de licitação sobre aquele serviço do Governo do Estado de SP.

Assim, para os cargos sob responsabilidade de empresas privadas, a contratação acontece através de um processo seletivo próprio de cada empresa. A maioria das vagas volta-se ao atendimento do público geral, com cargos de Atendente, Recepcionista e Orientador. Os salários variam de R$1.300 a R$1.600 e ter ensino médio completo é obrigatório.

No site oficial do Poupatempo, existe uma lista de todas as unidades do serviço e as empresas terceirizadas responsáveis por elas. Junto, há também o e-mail direto para envio de currículo. Mas, fique atento, pois sempre que uma empresa inicia um processo seletivo novo, sites e jornais especializados também divulgam as vagas disponíveis!

Jovem aprendiz

Caso você esteja buscando seu primeiro emprego, saiba que também pode encontrar uma oportunidade de trabalho no Poupatempo!

Criado em 2000 através da Lei Federal nº 10.097, o Programa Jovem Aprendiz tem a proposta de auxiliar jovens a se desenvolverem profissionalmente. Seu objetivo é estimular a geração de empregos entre a população mais jovem do país tanto em empresas privadas como públicas, a fim de evitar o grande índice de desemprego desta faixa etária. Por isso, a lei determina que os jovens aprendizes ocupem de 5% a 15% do quadro de funcionários de empresas de médio e grande porte.

Para entrar no programa, é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. A remuneração é de um salário mínimo. Para que o trabalho não tenha um impacto negativo sobre os estudos, os jovens tem a sua carga horária reduzida a 21h semanais. Atualmente, o Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) é a instituição responsável pela seleção para cargos de jovem aprendiz no Poupatempo.

Além de preencher os critérios do programa, outro requisito para as vagas do Poupatempo é que os jovens morem perto de uma unidade do programa. Os contratos de trabalho geralmente duram um ano, mas podem ser renovados e chegar até a dois anos.

Os processos seletivos de vagas de jovem aprendiz para o Poupatempo são divulgados no próprio site do CIEE, então: fique de olho!