Disponibilidade para viagens e mudança de cidade: o que responder na entrevista

Para quem trabalha em determinadas áreas, a necessidade de viajar à trabalho ou até mesmo passar por mudanças de cidade para trabalhar em outro escritório da empresa podem ser situações comuns ou esperadas. No entanto, a pergunta sobre disponibilidade para viagens ou mudança de cidade podem pegar muitos candidatos que nunca pensaram sobre a possibilidade desprevenidos.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre estas questões e como respondê-las.

Quando ela aparece na entrevista

Quando esta pergunta é feita na entrevista, é preciso pensar em tudo o que ela pode significar para a empresa e o entrevistado. Em primeiro lugar, ela fala diretamente na possibilidade de você realizar o seu trabalho em outros locais do estado, do país, do continente ou do mundo. Dependendo do cargo e da empresa, mudar de cidade ou viajar constantemente pode ser algo normal. Neste caso, esta condição já aparece na descrição do cargo quando a vaga é aberta e divulgada para o público. 

No entanto, pode ser que estas mudanças podem ser menos frequentes, acontecendo uma ou duas vezes por ano em datas específicas ou pode até ser que sejam raras ou ainda estejam sendo implementadas pela empresa. É o caso de uma empresa que está buscando clientes fora da sua cidade sede ou aquelas que estão com planos de expansão e irão inaugurar escritórios em outros locais. 

Essa pergunta também pode aparecer quando o entrevistador está tentando entender a flexibilidade do candidato em relação ao seu trabalho. Ou seja, é também uma forma de avaliar o grau de comprometimento que um candidato mostra em relação à sua carreira profissional e à empresa. A disponibilidade de alterar toda a sua rotina em função do seu trabalho (seja agora ou num futuro indeterminado) pode mostrar uma dedicação buscada pela empresa. 

Seja honesto na sua resposta

Se a possibilidade de viajar a negócios ou mudar de cidade para assumir um cargo foi mencionado na sua entrevista, pense que isso pode ser determinante para que você assuma o cargo. Portanto, leve a possibilidade a sério e não responda à esta questão sem pensar antes. Lembre-se de que ela pode ter grande impacto na sua vida no futuro. 

Mesmo que você queira muito trabalhar na empresa, se você não tem disponibilidade para realizar estas tarefas, deixe claro na sua entrevista. Mas, se você tem a disponibilidade para viajar ou de se mudar para outra cidade pela empresa e tem algumas condições para isso, exponha-as de forma clara para o entrevistador.

Se a resposta for Sim

Alguns candidatos ficam ainda mais animados e interessados na vaga de trabalho quando sabem que existe a possibilidade de viajar ou até mesmo mudar de cidade em função do emprego. Afinal, além de ser uma chance de crescer na carreira escolhida, viagens ou mudanças podem proporcionar diversos tipos de experiências novas. 

Assim, se a sua resposta for positiva, mostre que você que está empolgado pela possibilidade.  Mas, mostre também que entende os impactos desta oportunidade na sua vida pessoal e profissional.

Se tiver, mostre sua experiência

Se você já tem experiências passadas com viagem a trabalho ou mudanças de cidade impulsionadas pelo seu emprego antigo, fale um pouco sobre elas para o seu entrevistador. Isso mostra uma facilidade de adaptação que pode contar ao seu favor na entrevista. 

Além disso, se você tiver experiências internacionais e tiver proficiência em determinadas línguas estrangeiras, a informação se torna ainda mais relevante para a sua entrevista. 

Mas, se a resposta for Não

Dar uma resposta negativa na entrevista não necessariamente acaba com a suas chances de conseguir o emprego. Um bom recrutador sabe que muitas vezes as coisas estão fora de seu controle. Dessa maneira, alguns arranjos podem ser feitos para quem você tenha uma carga menor de viagens ou até mesmo que possa ficar na sua cidade.

Portanto, exponha os motivos pelos quais você não pode sair da sua cidade no momento. Dê a chance do entrevistador considerar e tomar a sua decisão final.