Empreendedores de sucesso: conheça 11 perfis e suas características

Se tornar um empreendedor de sucesso é o sonho de muitas pessoas que estão construindo seu negócio próprio. Mas é importante entender que o processo exige alguns sacrifícios e pode não ser tão rápido como você imagina.

Contudo, seguindo algumas dicas e segredinhos é possível fazer do seu negócio algo totalmente inovador e diferenciado. Por isso, preparamos este post com algumas informações para você que deseja ter sucesso em seu empreendimento.

Confira quais são as principais características de um empreendedor de sucesso e se inspire com as histórias de grandes empreendedores mundiais que criaram empresas de sucesso mundial.

Quais as principais características de um empreendedor de sucesso?

Conceito de empreendedor de sucesso

Empreender não é algo fácil, uma vez que existe muita dedicação, esforço, paciência, organização e planejamento. Contudo, alguns segredinhos são essenciais para que o negócio seja um sucesso. Veja quais são esses segredinhos:

Se orgulhe do que você faz

Para iniciar um negócio próprio você precisa de planejamento e tempo. Certamente, você passará uma boa parte do seu dia se dedicando ao projeto. Por isso, é fundamental que você se divirta fazendo aquilo que ama.

Quando você se propõe a construir algo, precisa se orgulhar do seu negócio, uma vez que será algo que vai resolver o problema de algumas pessoas e pode fazer grande diferença na vida delas.

Crie algo diferente e que destaque

Criar um produto ou disponibilizar um serviço não é um processo rápido e fácil. Na verdade, para se destacar no mercado é necessário que o negócio seja algo diferente e que encante as pessoas.

As grandes empresas mundiais alcançaram o sucesso porque inovaram em sua área, apresentando produtos diferenciados. Pensando dessa forma será mais fácil construir a sua marca perante o mercado.

Deixe as pessoas orgulhosas

Deixar as pessoas orgulhosas pelo seu negócio não está relacionado apenas aos clientes, mas também aos colaboradores que acreditaram no produto/serviço junto com você e que se dedicam diariamente para que a empresa seja um sucesso.

Por isso, crie programas e mecanismos que estimulem diariamente os seus colaboradores, faça com que eles entendam o funcionamento do negócio e compartilhem a alegria de fazer parte do projeto.

Seja um bom líder

O empreendedor não é apenas o dono do negócio, mas um líder para as pessoas que trabalham com ele. Por isso, você precisa ser um bom ouvinte para não ter que impor seus pontos de vista.

Aprenda com seus funcionários, pratique o feedback contínuo, não perca a calma, elogie seus colaboradores quando fizerem uma tarefa louvável e converse quando perceber que algo não está correto.

Seja uma pessoa visível

Não é porque você é o dono do negócio que precisa ficar preso o tempo inteiro atrás de uma mesa. Percorra a sua empresa para conversar com seus funcionários, ouça as ideias deles e faça anotações.

Se mostre presente em vários momentos da empresa para seus colaboradores entenderem que você está lá para qualquer situação. Deixe a porta do seu escritório sempre aberta para receber seus funcionários.

Quais os empreendedores de sucesso mais famosos?

Por trás de grandes negócios estão pessoas que se tornaram empreendedores de sucesso. Você pode perceber isso em qualquer área, pois o que se destaca é a forma como conduz as pessoas e a visão do negócio como um todo. Veja alguns empreendedores de sucesso que são conhecidos mundialmente.

veja também:
Produtividade no trabalho: como render mais em menos tempo?

1. Abilio Diniz

Abílio diniz

O Abílio Diniz é um empreendedor muito admirado no mercado por ter uma grande capacidade de enfrentar problemas, sem precisar apelar para o desespero. Na verdade, o Abílio é um profissional que sabe usar muito bem a humildade e a tolerância em meio a crise.

Na sua trajetória profissional, Abílio passou bastante tempo no Conselho do Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, exerce a função de Presidente do Conselho de Administração da Península Participações, Presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Carrefour França e Carrefour Brasil.

2. Luiz Seabra

Luiz Seabra

Uma grande referência de empreendedor de sucesso é o Luiz Seabra, um dos fundadores da Natura. O empresário fez o negócio crescer ao ponto da Natura se tornar uma das mais promissoras companhias na sua área de atuação.

É considerado um dos maiores bilionários do Brasil e a sua fortuna está estimada em US$ 1,36 bilhões. Um dos maiores feitos da Natura está relacionado ao trabalho de desenvolvimento da sustentabilidade em todos os níveis do negócio.

3. Bill Gates

Bill Gates

Bill Gates fundou, ainda muito jovem, a Microsoft que é uma das mais bem sucedidas empresas no ramo da tecnologia. Para quem é usuário de meios eletrônicos, sabe da enorme importância dos softwares criados por ele.

Como pioneiro em sua área e com uma grande visão de negócio, Bill Gates conseguiu alcançar uma fortuna em torno de 50 milhões de dólares, sendo uma boa parte dela destinada a causas sociais.

Atualmente, Bill Gates é considerado o segundo homem mais rico do mundo e se dedica à Fundação Bill e Melinda Gates, projeto que criou junto com a esposa para assuntos relacionados à saúde e educação.

4. Ricardo Sayon

Ricardo Sayon

Ricardo Sayon é formado em medicina, mas por gostar muito de criança, começou a comprar brinquedos para revender até montar a loja Ri Happy que se transformou na maior rede varejista de brinquedos do país.

Depois de amargar alguns prejuízos, o empresário conseguiu criar estratégias mais assertivas para o negócio deslanchar. Dessa forma, a empresa se tornou referência para vários empreendedores no Brasil.

5. Mark Zuckerberg

Mark zuckerberg

Quem não conhece a rede social mais famosa do mundo? Pois bem, o Facebook é uma criação do incansável Mark Zuckerberg que se dedicou integralmente ao seu projeto para que ele se tornasse o sucesso que é atualmente.

O Facebook se tornou um gigante mundial e é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e se tornou o sonho de vários profissionais que desejam construir uma carreira promissora.

6. Robinson Silva

Robinson Silva

Apesar de ser dentista por formação, Robinson Silva nunca atuou na área, pois logo resolveu empreender criando a China In Box. A empresa foi pioneira em delivery de comida chinesa na caixinha.

O negócio ganhou tanto destaque que se tornou franquia, expandindo o negócio por todo país. A empresa conseguiu grande destaque porque o projeto foi inovador e Robinson topou o desafio, sempre trabalhando com muito entusiasmo.

veja também:
Como motivar uma equipe: siga essas 5 dicas infalíveis

7. Guy Kawasaki

Guy Kawasaki

Guy Kawasaki é o fundador da empresa Alltop e se tornou uma das maiores personalidades na área de Tecnologia e Marketing, fruto da sua inovação na região do Vale do Silício, nos EUA.

Atualmente, é Diretor-Gerente da Garage Technology Ventures e sempre faz parcerias com diversas startups mundiais. Para compartilhar dicas e informações sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, criou o blog com o seu nome Guy Kawasaki.

8. Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é uma das grandes empreendedoras em solo brasileiro. Com muita dedicação, humildade e firmeza, Luiza solidificou os negócios da família e fez do Magazine Luiza o sucesso que é hoje.
À frente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza tem se dedicado ao projeto para tentar melhorar a situação do país, discutindo e propondo melhorias relacionadas à educação, projetos sociais, cotas para mulheres empreendedorismo, entre outros assuntos.

9. Guilherme Paulus

Guilherme Paulus

O empresário Guilherme Paulus tinha o objetivo de abrir uma empresa que se destacasse no mercado e superasse os seus concorrentes. Por isso, resolveu investir no ramo de viagens e turismo, abrindo a CVC.
Atualmente, Guilherme pediu afastamento temporário da presidência da CVC, mas já ganhou diversos prêmios na área. Paralelo ao trabalho na CVC, o empresário criou uma rede de hotéis chamada GJP que também se tornou um empreendimento de sucesso.

10. Romero Rodrigues

Romero Rodrigues é o fundador do site Buscapé, projeto que foi desenvolvido ainda na faculdade com outros amigos. Enfrentou diversas dificuldades para alcançar sucesso com o seu negócio até torná-la uma das maiores empresas do segmento.

Atualmente, Romero é sócio da Redpoint eVentures e atua como conselheiro da Endeavor e Movile, orientando novos empreendedores a enfrentar as dificuldades e contratempo de criar um negócio e mantê-lo no mercado.

11. Alexandre Costa

A Cacau Show é conhecia como um dos principais negócios no ramo de chocolate no Brasil. Tudo isso aconteceu porque Alexandre Costa persistiu até conseguir empreender com sucesso e ainda expandir a empresa para todo o Brasil.

A marca de chocolate é 100% brasileira e em 2008 se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos no mundo. Por conta do rápido crescimento da empresa, Alexandre precisou ampliar a sua fábrica e mostrar que com muita dedicação e esforço é possível empreender no país.

Você percebeu que para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário muita criatividade, inovação, dedicação, persistência e acreditar no seu negócio. Se inspire nos empreendedores que indicamos neste post e crie soluções inovadoras para o mercado.