Conheça 25 profissões promissoras para os próximos anos

Algumas áreas de trabalho serão sempre de grande importância para a maioria das empresas. Outras tiveram um crescimento nos últimos anos em decorrência de vários acontecimentos que permitiram que elas se tornassem profissões promissoras para os próximos anos.

Aliado a tecnologia, novas profissões estão surgindo no mercado e prometem mudar o cenário atual. Separamos em nosso post algumas dessas profissões para você conhecer e, quem sabe, direcionar as suas habilidades para ter sucesso profissional.

Profissões promissoras para os próximos anos

Conceito de profissões promissoras

Depois da crise econômica no país, algumas profissões ganharam destaque e se tornaram promissoras para os próximos anos. Veja as principais profissões que separamos para você.

1. Coach Profissional

A carreira de Coach Profissional tem crescido muito nos últimos tempos. E promete ser uma carreira promissora nos próximos anos. Isso se deve ao fato de ser uma profissão ser bem flexível, que permite auxiliar as pessoas a encontrarem a si mesmas.

2. Gerente Comercial

O Gerente Comercial continua sendo uma das peças mais importantes dentro de uma empresa. Principalmente, no cenário econômico em que se encontra o país. É o tipo de profissional, portanto, que precisa traçar estratégias que venham a garantir o sucesso de vendas em diferentes cenários. E por isso, está se tornando uma das carreiras mais promissoras.

3. Gestor de Logística e Supply Chain

Cabe ao Gestor Logístico garantir que a cadeia de produção se torne algo mais eficiente. Para que, consequentemente, o consumidor final receba seu produto com qualidade em um menor tempo possível. Trabalhar com essa habilidade, portanto, é algo fundamental. E por isso, essa carreira é promissora em meio a crise econômica e financeira do mercado.

4. Estatístico

O Estatístico define a frequência de eventos para poder prever os eventos futuros. Por isso, é uma das carreiras mais promissoras para os próximos anos, uma vez que pode atuar e desenvolver seu trabalho nos mais diversos tipos de empresas.

5. Gerontologia

Uma das profissões mais promissoras na área da saúde é a Gerontologia. Com algumas mudanças ocorridas nos últimos anos, a perspectiva de envelhecimento tem se tornado otimista. Isso, portanto, faz com que as pessoas busquem melhores alternativas para viver com disposição e bem-estar.

6. Desenvolvedor de aplicativos e engenheiro de software

Os smartphones roubaram a cena nos últimos anos. E muito disso se deve aos softwares e aplicativos desenvolvidos pelos profissionais da área de engenharia de software. Como a probabilidade é que isso continue crescendo, os programadores continuarão como profissões promissoras por muitos anos.

7. Biotecnólogo

Quem trabalha como Biotecnólogo utiliza conhecimento específico para lidar com novas e diferentes possibilidades para desenvolver produtos alimentícios, controle de pragas em plantações e fabricação de medicamentos. Por conta disso, a profissão se tornou muito promissora para os próximos anos.

8. Controlador financeiro

A crise econômica mostrou a necessidade de se ter um excelente Controlador financeiro dentro das empresas. Para garantir os negócios nos momentos em que o país estiver passando por situações adversas que comprometa o mercado.

veja também:
O que faz um auxiliar administrativo: as atribuições desta profissão

9. Marketing digital

O universo digital chegou para ficar e, por conta disso, as empresas têm se preocupado em trabalhar com a sua imagem no mercado digital. O objetivo é atrair novos negócios, criar relacionamento e engajamento com o seu público, desenvolvendo a identidade da sua marca.

10. Técnico em drone

Trabalhar com drones pode ser uma grande oportunidade para profissionais que ainda não se formaram e que estejam dispostos a passar por alguns treinamentos específicos, já que o equipamento tem sido usado para diferentes negócios. Várias empresas estão contratando esse tipo de profissional, principalmente, na área jornalística e de agronegócio.

11. Gestor de Big Data

A nova tecnologia Big Data precisa de pessoas capacitadas para lidar com a enorme quantidade de dados disponíveis na internet. O trabalho do Gestor de Big Data, portanto, é melhorar e tornar mais eficiente, ou mais rentável, os processos internos. É uma das principais profissões do futuro.

12. Engenheiro Ambiental

Cada vez mais as empresas estão se preocupando com o impacto ambiental de seus negócios, uma vez que é algo que pode prejudicar ou alavancar sua imagem perante o mercado. Por isso, muitas companhias estão contratando o Engenheiro Ambiental para ser o grande responsável por todo esse processo. Pois ele detém o conhecimento específico para isso.

13. Conselheiro de Aposentadoria

O Conselheiro de Aposentadoria é um novo tipo de profissão que vem surgindo e ganhando força, principalmente pelo seu trabalho de auxiliar os aposentados no planejamento financeiro, ocupacional e até de plano de saúde.

Novas profissões para os próximos anos

Novas profissões que devem surgir

Dentro de um cenário em que a tecnologia vem dominando os setores profissionais, algumas profissões devem surgir nos próximos 5 e 10 anos e revolucionar o mercado de trabalho. Confira:

14. Data Detective

A profissão de Data Detective é uma das mais promissoras, nos próximos cinco anos, porque seu maior papel é investigar dados espalhados por aí. Para ter sucesso na carreira, o profissional precisa ser muito curioso, analítico e possuir uma extrema habilidade de multitarefa.

15. Virtual Store Sherpa

Nos próximos 10 anos algumas profissões devem sofrer sérias modificações como é o caso dos Sherpas. Hoje, eles atuam indicando o melhor caminho e segurando os equipamentos dos viajantes. Entretanto, com a tecnologia de realidade aumentada, seu trabalho será ajudar os clientes a navegar nas lojas e comprar em cenários mais complexos.

16. Walker/Talker

Cada vez mais as pessoas se sentem sozinhas porque procuram apenas a tecnologia como forma de interação. Por isso, alguns indivíduos apresentam quadro de depressão. Para ajudá-los, algumas profissões estão sendo desenvolvidas como o Walker/Talker. Ele é responsável por passar um tempo com os seus clientes, apenas dedicando seu tempo a ouvi-los.

17. Fitness Commitment Counselor

Esse profissional é uma mistura de personal trainer, nutricionista e conselheiro. Seu trabalho, portanto, é motivar as pessoas a praticarem atividade física, melhorarem a alimentação e estimular nos indivíduos um novo estilo de vida que seja mais saudável.

veja também:
O que faz um engenheiro civil: as atribuições desta profissão

18. Digital Tailor

O e-commerce só tem crescido nos últimos anos, mas esbarra em alguns entraves. O Digital Tailor surge com o objetivo de melhorar o atendimento e relacionamento com o público. O profissional vai até a casa do comprador para pegar as suas medidas em um sistema digital. A intenção é que com isso ele consiga fazer os ajustes necessários nas roupas e sapatos comprados via e-commerce.

19. Augmented Reality Journey Builder

Viajar para lugares incríveis não ficará apenas em sonhos se você contar com a ajuda desse tipo de profissional, já que o seu trabalho será projetar, escrever, criar, calibrar e personalizar viagens por meio da realidade virtual.

20. Master of Edge Computing

O profissional de Master of Edge Computing atua de forma abrangente na descentralização de dispositivos de hardware conectados ou processamento de dados que se transformam em data center.

21. All-Assisted Healthcare Technician

Utilizando a tecnologia como sua grande aliada, o All-Assisted poderá examinar, diagnosticar, administrar e prescrever tratamentos para pacientes. Para isso, contará com o auxílio da inteligência artificial e do contato com médicos de forma remota.

22. Cyber Portfolio Director

O trabalho do Cyber Portfolio é analisar os dados dos cidadãos e os recursos dos municípios para verificar a criação de projetos que atendam as necessidades de ambos.

23. Man-Machine Teaming Manager

As atividades que envolvem o trabalho do Man-Machine está relacionada a colaboração entre homem e máquina, porque ele precisa identificar tarefas, processos, sistemas e experiências que devem ser melhoradas com o uso da tecnologia.

24. Financial Wellness Coach

A função do Financial Wellness Coach é atuar como coach na área de finanças, orientando sobre questões financeiras e identificando os melhores investimentos e aplicações.

25. Chief Trust Officer

Também na área de finanças, o Chief Trust Officer trabalhará ao lado de equipes internas de finanças e relações públicas. A sua responsabilidade, portanto, é gerenciar e aumentar a presença pública e privada em todos os âmbitos financeiros, sendo que o seu objetivo é deixar sempre transparente as finanças de uma empresa.

Então, agora que você já conhece as profissões promissoras para os próximos anos, e aquelas que vão revolucionar o mercado de trabalho, é hora de verificar se a sua está entre elas ou se há possibilidades de atuar em alguma delas.