Os homens mais ricos do mundo em 2020, segundo a revista Forbes

A Forbes, revista de economia e negócios mais influente do mundo, lança todos os anos uma lista com o perfil os maiores bilionários do mundo, ou seja, as pessoas mais ricas do mundo. A lista “The Richest in…” (Os mais ricos em…, numa tradução do inglês) foi lançada pela primeira vez no ano de 1987

Na lista correspondente ao ano de 2020, liberada em março pela revista, são listado um total de 2.095 pessoas no mundo que possuem um patrimônio na marca dos bilhões de dólares. O número, no entanto, é menor do que no ano anterior, quando havia 2.153 bilionários no mundo. A soma de todas as fortunas dos bilionários do mundo equivalem a cerca de U$8 trilhões (cerca de R$41,6 trilhões).

Segundo a apuração da revista, a pandemia do Coronavírus (Sars-Cov-2) e o seu impacto econômico tiveram impacto direto na fortuna daqueles que aparecem na lista. Isso pode ser visto no fato de que no início da apuração da revista, a lista possuía 226 nomes a mais do que no lançamento oficial da lista, 12 dias depois. Outro detalhe é que 51% daqueles que se enquadraram como bilionários possuem uma fortuna menor em relação ao ano passado.

Você sabe quem são os homens mais ricos do mundo? Confira quem são os bilionários que se encontram no topo da lista do ano de 2020.

1. Jeff Bezos, fundador da Amazon

Jeff Bezos

Jeff Bezos

Idade: 56

Fortuna: U$113 bilhões

Pelo terceiro ano consecutivo no topo da lista, Jeff Bezos é o homem mais rico do mundo. Em 1994, fundou o que viria a ser o maior e-commerce do mundo, responsável por cerca de 50% das vendas online realizadas nos Estados Unidos: a Amazon. Na sua criação, a empresa era focada na venda de livros, mas ao longo dos anos e da expansão, passou a vender outros tipos de produtos e serviços.

Na contramão de diversas empresas que estão passando por perdas durante a pandemia, a Amazon manteve o seu crescimento. No intervalo de março e abril, contratou cerca de 175 mil novos funcionários para atender a demanda de compras no e-commerce.

Atualmente, Bezos possui 11% das ações da Amazon e atua como CEO da empresa. Ele também é fundador da empresa aeroespacial Blue Origin e é dono do jornal The Washington Post desde 2013.

2. Bill Gates, cofundador da Microsoft

Idade: 64

Fortuna: U$98 bilhões

Um dos pioneiros no desenvolvimento softwares de computadores pessoais, Bill Gates fundou junto com Paul Allen a Microsoft em 1975, enquanto estudavam na Universidade de Harvard.

O crescimento da empresa foi tanto que em 1995, ele apareceu pela primeira vez na lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo. Desde então, apareceu em diversos anos no topo da lista, mesmo com os altos e baixos da Microsoft no mercado de tecnologia do mundo.

Em conjunto com a sua esposa, Melinda Gates, fundou em 2000 a maior fundação privada de caridade do mundo: a Bill & Melinda Gates Foundation. Em maio, a fundação anunciou a doação de U$300 milhões para o combate ao Coronavírus, destinados à testes de detecção do vírus, tratamentos e desenvolvimento de uma vacina.

3. Bernard Arnault, diretor-executivo da LVMH

Idade: 71

Fortuna: U$76 bilhões

A terceira posição na lista de bilionários é ocupado pelo diretor-executivo do maior conglomerado de moda e artigos de luxo do mundo: o francês Bernard Arnault. Sob seu poder estão 70 marcas de luxo, como a Louis Vuitton, Christian Dior, Marc Jacobs, Tiffany & Co., Sephora, entre outras.

4. Warren Buffett, diretor-executivo da Berkshire Hathaway 

Idade: 89

Fortuna: U$67,5 bilhões

Considerado um dos investidores de maior sucesso do mundo, Warren Buffett é o principal acionista e CEO da Berkshire Hathaway, companhia de financiamento empresarial. Atualmente, a Berkshire Hathaway, sob o comando de Buffett, possui mais de 60 empresas em diversos ramos de negócios como ferrovias, produtoras de energia elétrica, serviços de distribuição de gás, jornais, lojas de artigos de decoração, redes de restaurantes. A produtora de baterias Duracell, a seguradora de automóveis Geico e a joalheria Helzberg Diamonds são algumas das empresas mais famosas da companhia.

5. Larry Ellison, cofundador da Oracle 

Idade: 75

Fortuna: U$59 bilhões

Em 1977, Larry Ellison, em conjunto com os seus colegas Bob Miner e Ed Oates, viram no sistema de gerenciamento de banco de dados um potencial mercadológico que era até então ignorado por outras empresa. Assim, o trio fundou a Oracle, que logo se tornou a principal empresa de software empresarial do mundo.

Ellison deixou o cargo de CEO da Oracle em 2014, passando a atuar somente como presidente do conselho de administração da empresa

6. Amancio Ortega, fundador da Zara

Amancio Ortega

Idade: 84

Fortuna: U$55,1 bilhões

Conhecido como o empresário pioneiro no modelo de fast-fashion, Amancio Ortega fundou junto com Rosalia Mera (então sua esposa) em 1975 a Zara. Uma década depois, a empresa têxtil deu origem para o conglomerado Inditex, que adquiriu outras empresas na mesma área, como a Massimo Dutti, Pull and Bear e a Bershka.

Ortega é sócio majoritário da Inditex, detendo 59% da companhia. É conhecido por possuir um perfil mais reservado, fazendo poucas aparições públicas.

7. Mark Zuckerberg, criador do Facebook

Mark Zuckerberg

Idade: 35

Fortuna: U$54,7 bilhões

Nome mais jovem da lista dos mais ricos do mundo, Mark Zuckerberg é uma das principais figuras no fenômeno das redes sociais da última década. Ele criou o Facebook em 2004, em parceria com os seus colegas de faculdade Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. A princípio, a rede social era voltada exclusivamente para a comunidade dos estudantes da Harvard, onde os quatro fundadores também estudavam. No entanto, ela rapidamente foi expandida para alunos de outras universidades e, posteriormente, para usuários do mundo inteiro.

Zuckerberg possui 15% das ações do Facebook e atua como o seu portavoz e CEO.

8. Jim Walton, herdeiro do Walmart

Idade: 71

Fortuna: U$54,6 bilhões

9. Alice Walton, herdeira do Walmart

Idade: 70

Fortuna: U$54,4 bilhões

10. Rob Walton, herdeiro do Walmart

Idade: 74

Fortuna: U$54,1 bilhões

Os três filhos de Sam Walton, fundador da maior varejista dos Estados Unidos, o Walmart, aparecem em sequência para fechar a lista dos 10 bilionários do mundo. Rob Walton, o filho mais velho, assumiu a presidência da empresa em 1992, após a morte de seu pai. Ele foi o responsável pela expansão da rede Walmart para diversos países (incluindo o Brasil) e a aquisição de outras empresas e marcas para a companhia.

Seus outros irmãos, Jim e Alice possuem menor envolvimento sob a companhia. Alice possui envolvimento com o mercado de arte e Jim é um dos investidores da empresas de serviços financeiros Arvest Bank.

E quem são os bilionários brasileiros?

O primeiro bilionário brasileiro que aparece na lista da Forbes 2020 é Joseph Safra, dono do Banco Safra, 8º maior banco do país. Ele possui uma fortuna estimada em U$19,9 bilhões e aparece em 39º lugar na lista.

Em 129º lugar, está Jorge Paulo Lemann, que detêm U$10,4 bilhões e é seguido por Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook, que possui U$8,4 bilhões, em 161º lugar.

3000