TCC de Psicologia: ideias de temas e dicas para escolher

A escolha do tema para qualquer trabalho de conclusão de curso é sempre desgastante. Isso porque nem sempre o tema que mais nos identificamos é aquele que possui o melhor material disponível, a melhor aceitação ou o melhor orientador. Por isso, este artigo é para você, estudante de uma área tão importante e delicada como é o caso da Psicologia. Confira agora todas as dicas para o seu TCC de psicologia.

Como escolher o tema do meu TCC de Psicologia?

Como os temas são extremamente numerosos, fazer a escolha correta entre os diversos tipos de tema de TCC de psicologia, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Em uma área tão rica em opções de estudos, como é o caso da psicologia, um estudante que precisará fazer um trabalho de conclusão de curso com certeza deve ficar com muitas dúvidas.

A escolha mais simples geralmente tende a girar entre os temas que mais se destacam. Sem dúvidas, é sempre uma ótima opção ao iniciar o seu planejamento para o TCC de psicologia. No entanto, os temas mais “famosos” podem estar saturados, e o seu trabalho deverá conter elementos específicos que indiquem expressamente o seu ponto de vista sob os enfoques já apontados, além de trazer novos dados, informações e perspectivas sobre o assunto.

Por outro lado, para aqueles alunos que desejam ir mais afundo em seu trabalho de pesquisa, existem diversas opções de temas que detalham os aspectos desta importante profissão. Inclusive, muitos deles ainda não foram objetos de nenhum TCC de Psicologia, o que pode ser um fato desafiador, porém, muito positivo para sua apresentação e resultado final de avaliação da sua banca examinadora.

Opte sempre por um tema que você domina e/ou possui forte grau de interesse, para que o seu trabalho tenha mais fluidez e segurança no conteúdo. Ainda nesse sentido, procure optar por temas onde as principais matérias já tenham sido amplamente estudadas, para que o seu TCC de Psicologia esteja bem embasado. Isso não tira de você a oportunidade de analisar, pesquisar e demonstrar vertentes sob sua ótica como estudante e futuro psicólogo.

Dicas para te ajudar na escolha

Você já deve ter percebido que não há uma fórmula exata para a escolha ideal do seu TCC de Psicologia. Diante disso, a melhor opção é efetuar um levantamento prévio de quais são os temas que mais lhe geram entusiasmo e curiosidade. Assim, sabendo quais temas mais lhe agradam, pesquise quem são fontes sobre tal assunto. Leia o maior número de livros e artigos e busque quais são as informações mais relevantes sobre eles.

A dica de ouro é começar todas essas pesquisas com antecedência, para que você inicie o seu projeto dentro do período indicado pelo curso, sem perder tempo com as comuns indefinições e dúvidas na hora da escolha e apresentação do tema. Desta forma, estude o máximo possível sobre tudo que já existe em torno dos temas predefinidos e, no momento oportuno, faça sua escolha com segurança e alegria.

Atenção na escolha do orientador

Se você utilizou nossas dicas acima, você terá efetuado as pesquisas sobre os temas que mais lhe despertam interesse com a maior antecedência possível. Assim, antes mesmo de definir o tema do seu TCC de psicologia com base nos pontos importantes citados até aqui, você já deve ter pensado em qual orientador será mais assertivo para te acompanhar nesta empreitada.

A escolha do orientador fará uma grande diferença no desempenho e evolução do seu trabalho. Ele deve saber direcionar o orientando de forma objetiva, instruindo-o sobre todos os recursos à disposição. Por isso, ao escolher uma área e uma vertente específica, encontre um orientador que siga, ou pelo menos concorde com essa linha de investigação, e que já esteja a par de todas as questões que serão abordadas no seu TCC de Psicologia.

Pesquise materiais relacionados

Para o bem e para o mal, a internet conta com um rico material acadêmico, composto por teses de mestrado, artigos científicos e outras publicações. Todo esse material pode ampliar seus horizontes de pesquisa, desenvolvendo pensamentos e teorias que irão agregar imenso valor em seu TCC de Psicologia.

Como ponto negativo, a internet abrange democraticamente conteúdos bons e ruins, falsos e verdadeiros. Por isso, tome muito cuidado com os mecanismos de busca que você utiliza. Confira sempre as fontes, as datas e os autores. Dê atenção ainda mais especial se for utilizar algumas dessas bases de dados no seu TCC de Psicologia.

Uma outra forma de agregar conhecimento para o seu TCC de psicologia é aprendendo com os exemplares já existentes. Diversas unidades institucionais (praticamente todas as universidades públicas e privadas) oferecem um espaço inteiramente dedicado aos trabalhos de conclusão de curso de antigos (e aprovados) alunos.

Assim, você pode escolher entre as mais variadas teses utilizadas nos outros trabalhos e dissertações de conclusão de curso para ler e aprender um pouco mais sobre os temas já pesquisados. Fazer uma boa leitura deste tipo de material é altamente enriquecedor, pois você já pode ir imprimindo mentalmente quais são os pontos que conflitam com os seus posicionamentos e quais poderão ser utilizados no seu TCC de psicologia.

Sugestões de temas para o seu TCC de Psicologia

Após fornecer os principais elementos necessários para uma boa escolha e um bom desempenho na elaboração de seu TCC de Psicologia, apresentaremos alguns dos principais temas mais utilizados na última década. Assim, esperamos que eles sirvam de inspiração para sua escolha:

  • Identidade de gênero entre os adolescentes;
  • Depressão (identificação, formas de tratamento, causas, etc.);
  • Traumas (identificação, formas de tratamento, causas, etc.);
  • Gravidez e os transtornos de personalidade;
  • Gravidez psicológica (como tratar, formas de lidar);
  • Psicologia infantil (diversas vertentes);
  • O bullying nas escolas (um dos temas mais buscados por estudantes que vieram do ensino público);
  • O poder da hipnose como tratamento funcional;
  • Psicologia voltada ao tratamento de usuários de drogas;
  • Abuso sexual infantil e seus efeitos;
  • Utilização da PNL (Programação Neuro Linguística);
  • Neuropsicologia;
  • Alcoolismo tratado com a psicologia;
  • Envolvimento emocional com pacientes;
  • Psicologia forense, dentre tantos outros.

A escolha de um bom tema interfere em uma boa apresentação

Você já aprendeu que um bom tema é aquele que lhe desperta profundo envolvimento. Por isso, além de elaborar a parte escrita do TCC de psicologia, com todas as regras e exigências, é importante cuidar da apresentação. Você está a poucos passos de concluir a sua graduação e se tornar psicólogo, só falta essa etapa em sua trajetória acadêmica, que é a elaboração TCC de psicologia. As ferramentas estão em suas mãos, comece agora mesmo a sua pesquisa.

Ficou com alguma dúvida? Mande para nós. Teremos prazer em te ajudar essa importante etapa da sua vida.