O veganismo é um movimento em que seus adeptos tentam excluir todas as formas de exploração e crueldade contra animais.
A alimentação baseada somente em ingredientes de origem vegetal é considerada a principal bandeira deste movimento. O motivo é simples: para a produção de carne (bem como de todos os seus derivados) foram abatidos 24,97 mil bovinos por dia só no Mato Grosso durante o mês de abril de 2023. O estado é considerado o maior produtor de gado do país e o volume do mês de abril deste ano é o maior desde novembro de 2019.
Vale ressaltar que esse valor não corresponde ao total de bovinos abatidos no Brasil, já que outros estados também são produtores – e que, aqui, falamos somente dos bovinos abatidos, não considerando os bovinos destinados à produção de leite (e derivados) e também a exploração de animais suínos, aves e pescados.
E o fato de que a produção pecuária também é a maior responsável pela grilagem de terras públicas. O estudo lançado pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) mostrou que a maior parte das terras desmatadas e queimadas na Amazônia durante os últimos anos deram lugar a pasto.
Uma constatação do movimento vegano é que toda essa exploração e abate de animais não se resume à alimentação, mas afeta outras áreas do cotidiano, inclusive no meio ambiente. Sendo assim, ainda que a questão da alimentação baseada em ingredientes vegetais chame atenção, a prática vegana não se restringe a ela.
Não vestir roupas ou sapatos produzidos a partir de peles de animais (como o couro, seda e lã, por exemplo); não frequentar ou apoiar formas de entretenimento envolvendo a exploração animal (como rodeios); evitar o consumo de cosméticos e medicamentos que possuam componentes de origem animal ou que tenham sido testados em animais; e, claro, não trabalhar com exploração animal são outras práticas que são incorporadas à vida de uma pessoa vegana.
A partir desse panorama, já dá para entender que, ao estudar o veganismo, as opções de temas são vastas; tanto que podem muitos pesquisadores sem saber qual deles escolher e se aprofundar. Se você é uma pessoa vegana ou tem interesse em estudar (e até aderir a) o veganismo, saiba que ter esse tipo de dúvida é normal. É por isso que trouxemos, nesse artigo, algumas recomendações para escolher o tema certo para você e também listamos 50 temas para TCC sobre veganismo.
Confira!
O que considerar na escolha de um tema para o seu TCC
Escolher um tema para o TCC não é uma tarefa fácil, mas com as recomendações que daremos a seguir, você poderá escolher um tema interessante para o seu trabalho.
Interesses pessoais
O TCC é um dos poucos trabalhos de graduação em que o aluno tem total controle e liberdade na escolha do tema. Sendo assim, você não só pode como deve escolher um tema pelo qual se interesse em pesquisar. Se você chegou até esse artigo, provavelmente é porque considera o veganismo um assunto interessante (e importante para a sua vida). Esse já é um bom começo no processo de escolha do tema do seu TCC.
Prática profissional
Ao chegar ao fim da graduação, você provavelmente já sabe em que campo quer trabalhar – e pode até já estar inserido nela!
Se você já tem uma ideia de que área gostaria de atuar no seu futuro profissional, direcione as suas energias para desenvolver uma pesquisa com esta temática. A pesquisa irá te ajudar a ter mais contato com a área de forma prática e inclusive poderá fazer a diferença no seu currículo, chamando atenção do empregador!
Relevância
Escolha um tema que seja relevante para a sua área de estudo e que possa contribuir para a produção de novos conhecimentos ou solucionar problemas existentes. Como vimos, o veganismo tem a capacidade de tocar em assuntos muito relevantes para a atualidade – e isso fica mais claro que você passa a ter contato com a bibliografia da área e outros documentos que podem servir de fonte para a sua pesquisa.
Viabilidade
Todo trabalho de pesquisa tem suas limitações. Pode ser que não exista uma boa disponibilidade de fontes de pesquisa, de tempo disponível para se dedicar ao trabalho ou mesmo de ferramentas e recursos financeiros.
Então, antes de bater o martelo e prosseguir, verifique a disponibilidade desses recursos para ter certeza de que você conseguirá realizar o trabalho plenamente.
Orientação
A escolha do orientador depende do tema que você quiser estudar, pois ele tem o papel de te orientar sobre como desenvolver e alcançar os objetivos da pesquisa. Mas um professor cuja linha de pesquisa tem pouco ou nada a ver com o tema que você escolheu não poderá te ajudar como um professor que entende do tema.
50 temas para TCC sobre veganismo
- Veganismo e libertação animal
- Aspectos históricos do veganismo
- Consumo e ética no veganismo
- Veganismo como prática política
- Projetos decoloniais no movimento vegano
- Veganismo como uma das bases para a transição ecológica
- Difusão do vegetarianismo e veganismo no Brasil
- Planejamento de dietas veganas para crianças
- Dieta vegana em atletas de alto rendimento
- Valores e motivações das pessoas adeptas ao veganismo
- Comunidades virtuais veganas
- Representações do veganismo na mídia
- Formulações cosméticas veganas
- Testagem em animais na indústria farmacêutica
- Estratégias corporativas direcionadas ao público vegano
- Veganismo e consumo consciente na moda
- Interseções entre veganismo e feminismo
- Antiespecismo
- Efeitos da dieta vegana em pacientes com Diabetes tipo 2
- Desenvolvimento de cardápios veganos em ambiente escolar
- Design de moda baseada no veganismo e na sustentabilidade
- Gastronomia vegana
- Turismo vegano
- Formulação de alimentos veganos ultraprocessados
- Lançamento e adesão de produtos vegetais análogos aos de origem animal
- Veganismo e soberania alimentar
- Saúde oral em dietas veganas
- Perfil social do público de um restaurante vegano
- Veganismo inserido nos movimentos sociais
- Atitude do consumidor vegano
- Veganismo periférico
- Difusão do veganismo pelas redes sociais
- Food truck vegano como oportunidade de negócios
- Processos de decisão do consumo de produtos veganos por pessoas não-veganas
- Histórico de ação social da União Vegana de Ativismo (UVA)
- Jornalismo sobre alimentação no Brasil
- Mobilização de movimentos veganos contra a liberação de agrotóxicos na agricultura
- Livro de receitas veganas
- Veganização de receitas que incluem ingredientes animais
- Impacto da alimentação vegana na sociabilização
- Cuidados com a nutrição de uma pessoa que recém aderiu ao veganismo
- Certificação para produtos veganos
- Pirâmide alimentar vegana
- Dieta vegana para idosos
- Enologia vegana
- Segunda sem carne e campanhas de incentivo ao vegetarianismo e veganismo
- Dieta vegetariana na gestação
- População adepta ao vegetarianismo e veganismo
- Relação entre a renda e adesão ao veganismo
- Formulação de rações veganas para animais domésticos