Todos nós temos ao menos algumas metas e objetivos que gostaríamos de alcançar, mesmo que eles não estejam bem definidos e planejados. Entrar numa faculdade, encontrar o emprego dos sonhos, chegar a um alto cargo ou mesmo começar o próprio empreendimento…
O caminho para chegar até esses objetivos é, muitas vezes, tortuoso e cheio de obstáculos. À primeira vista, ele pode até parecer impossível de atravessar, dada a sua dificuldade – tanto que muitas pessoas desistem já no começo. Mas com um pouco de persistência, os desafios são pouco a pouco superados.
A persistência é um impulso fundamental para alcançar o sucesso. É aquilo que nos faz levantar, dar um longo suspiro e começar tudo de novo mesmo quando tudo parece estar perdido.
Se tivesse que se descrever, você diria que é uma pessoa persistente? Se a resposta é não ou se está em dúvida, não deixe de continuar lendo este artigo. Nele, trouxemos 10 razões para ser persistente e não desistir dos seus objetivos e sonhos.
Confira!
O que significa ser persistente?
A persistência é a capacidade de ser firme e perseverar, apesar dos obstáculos encontrados no caminho, até alcançar um objetivo. Em outras palavras, ser persistente significa não desistir.
Sem a persistência de determinados indivíduos, certamente eles não teriam feito grandes descobertas e causado um impacto imenso na sociedade. Pois o conhecimento e a experiência são extremamente importantes, mas nem sempre eles são o bastante para alcançar o sucesso.
E no caso das grandes descobertas, é a persistência que substitui o conhecimento ou a experiência em uma descoberta. O que não sai como o planejado na primeira tentativa pode ser feito na segunda, ou na terceira, quarta, quinta… É justamente a persistência diante dos cenários mais adversos que permite a conquista do conhecimento e/ou da experiência em um campo.
O contrário, no entanto, dificilmente consegue chegar a um resultado semelhante. Mesmo com conhecimento e experiência, um indivíduo não pode ir muito longe se ele desiste dos seus objetivos logo no primeiro obstáculo que enfrenta.
Sendo assim, é graças a indivíduos que aliaram seus conhecimentos técnicos e a persistência que hoje temos acesso à informações, tecnologias e facilidades no nosso dia a dia.
Razões para ser persistente
1. Falhar é melhor do que nunca ter tentado
A primeira razão para ser persistente é que ao tentar, falhar e tentar novamente, você abre margem para o sucesso. Por outro lado, quando você nem ao menos tenta realizar algo, o fracasso já está garantido.
Ao falhar, você pelo menos pode reavaliar a situação, aprender com seus erros e não cometê-los novamente. Assim, você ganha uma nova chance de alcançar o sucesso. E não fica pensando no que poderia ter sido.
2. A maioria das pessoas que obtiveram sucesso falhou ao menos uma vez
Já ouviu falar em sorte de principiante? Está aí algo raríssimo! Pois a maioria das pessoas falha ao menos uma vez antes de serem bem sucedidas em algo.
Você não vai querer ser aquela pessoa que admite a derrota na primeira tentativa, né?
3. A persistência é essencial para adquirir conhecimento
Se você olha para suas falhas somente como tentativas que deram errado, sugerimos que olhe novamente. Falhas podem ser decepcionantes, mas elas também são fontes de conhecimento. Identifique o que deu errado e comece a buscar e estudar as possíveis soluções para esse problema. Na sua próxima tentativa, você tem mais chances de sucesso.
4. A persistência te dá experiência
O caminho para o sucesso é árduo e envolve muita experiência, que envolve também tudo o que deu errado para você chegar até ali.
À medida em que você tenta novamente e consegue concluir a mesma tarefa várias vezes, você adquire mais experiência e se torna melhor nela. Isto é, se torna um especialista no processo.
5. Você se torna mais consciente das suas fraquezas
Conhecer as suas fraquezas é o primeiro passo para repará-las e se tornar melhor naquilo que você faz. Quando você olha para suas falhas, tem a oportunidade de correr atrás e aprender novas habilidades ou de se aprimorar nas que já tem. E isso por si só já é uma razão bem forte para ser persistente!
6. Persistência é um sinal de ambição
Ser persistente é também mostrar que você não só tem objetivos bem estabelecidos mas que também tem total confiança de que pode alcançá-los. E isso é um sinal claro de que é uma pessoa ambiciosa.
Permita-se sonhar e não deixe de traçar seus planos para conquistar tudo o que deseja.
7. Você será um exemplo para quem está ao seu redor
Da mesma forma como nos inspiramos por aquelas pessoas que persistem e alcançam o sucesso, também podemos nos tornar fonte de inspiração.
Mostre para seus colegas de trabalho, amigos ou familiares que não está disposto a desistir, mesmo enfrentando adversidades ao longo do caminho. Tendo um exemplo próximo para se espelhar, eles se sentirão mais inclinados a se esforçar para perseguir os próprios objetivos e persistir.
8. Você será recompensado com pequenos (ou grandes) sucessos ao longo do caminho
Desafios e obstáculos existem, mas o caminho para o seu objetivo pode te revelar algumas facilidades também. Em alguns momentos, aquilo que parecia muito difícil e que necessitaria uma dose a mais de esforço se revela bem mais fácil e descomplicado. Isso com certeza irá te motivar a continuar e te mostrar que o conhecimento e a experiência que você adquiriu valeu a pena.
9. Mas se lembrará que nem toda recompensa vem fácil
As tarefas mais difíceis e desafiadoras requerem mais esforço, trabalho e consistência. Mas elas também oferecem as melhores recompensas – incluindo a satisfação de superar esse desafio.
10. Você será capaz de alcançar seus objetivos
A persistência carrega consigo a promessa do sucesso. A cada vez que você se propõe um desafio (mesmo já tendo falhado nele antes), você tem a possibilidade de encontrar novas soluções que te façam superar aquela situação. E enfim alcançar a satisfação pessoal e/ou profissional de ter percorrido o caminho e chegado onde queria.
E aí, está se sentindo mais persistente? Esperamos que sim! Não deixe de compartilhar esse artigo com outras pessoas que estão precisando de razões para ser persistente. E não deixe de conferir nossos conteúdos para conferir nossas dicas sobre carreira, vida profissional e acadêmica!