Metas SMART: o que é e como aplicá-la em sua vida e negócios

Para conquistar qualquer objetivo, quer seja no âmbito pessoal ou profissional, é muito importante estabelecer metas. Mas, apenas isso não o leva a lugar nenhum, você deve se comprometer no cumprimento dessas tarefas. Você sabe o que são metas SMART? Essa ferramenta pode te auxiliar e direcionar seu esforço em busca dos seus sonhos e objetivos. Acompanhe a leitura desse artigo e confira como funciona esse sistema.

Porque é importante desenvolver metas SMART no ambiente de trabalho?

Sabemos que para o bom desempenho de empresa, é imprescindível que cada equipe seja capaz traçar metas de curto, médio e longo prazo. Essa simples medida certamente pode aumentar (e muito) a produtividade e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores. Como resultado, surgirão melhores números, talentos descobertos e um engajamento exponencial.

No entanto, antes de sair criando metas sem qualquer critério, é preciso agir com muita cautela ao estabelecer quais os meios de alcançar determinados objetivos. Isso porque as metas podem ter um efeito contrário ao esperado, caso não sejam propulsoras de engajamento ou inatingíveis. Como regra geral, as metas devem servir para estimular o esforço e o empenho, e não serem desencorajadoras.

Por isso, entender e aplicar as metas SMART é muito interessante conhecer um pouco mais sobre o conceito, e, então replicar para o seu negócio ou até mesmo para sua carreira. Nos tópicos abaixo você irá entender um pouco mais sobre como funciona e como se aplica o método de metas SMART. Sem dúvidas, os níveis de desempenho individuais e coletivos do seu negócio serão aumentados significativamente.

O que são metas SMART?

As metas SMART são parte de um método eficiente para ajudar a empresa na construção de metas inteligentes para as equipes. Na prática, a aplicação dessa modalidade funciona como uma espécie de checklist, onde listam procedimentos básicos de verificação das metas e avaliam se possuem todos os requisitos para atingir o resultado pretendido. Na sigla SMART, cada letra tem um significado. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

“S” — Specific ou, em português, específica

A primeira letra do método de metas SMART é o S. Criar uma meta específica é o passo inicial para que os objetivos buscados sejam alcançados. Sabe aquele velho ditado que diz que “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho é o certo?”. Pois bem. Essa teoria é verdadeira, de modo que somente poderão atingir as metas aqueles que tiverem inequívoca ciência do que está sendo buscado.

O exemplo mais clássico visto nas empresas é: queremos aumentar as vendas neste ano. Claramente, essa meta não é específica.  Assim, os colaboradores que recebem essa missão, não teriam o entendimento necessário para criar um plano de ação eficiente. Isso porque aumentar 0,1% das vendas ou aumentar 30% das vendas não é a mesma coisa, mas estão dentro da meta geral de aumento, certo?

Para ser atingida, a meta específica deve conter as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual a finalidade dessa meta?
  • Quem serão os responsáveis por ela?
  • Que número eu pretendo atingir?
  • Como eu pretendo agir para colaborar com o desenvolvimento da meta?
  • Por qual razão ela deve ser seguida?

M — Measurable ou, em português, mensurável

A segunda letra do método de metas SMART é o M. Sempre que você pensar em meta, verifique se ela á passível de ser medida. Sem isso, a criação de determinada meta não faria nenhum sentido. Sigamos no exemplo do aumento de vendas. Ainda que a meta seja específica, e você deseje aumentar 30% das suas vendas no semestre, como você faz a medição do que é vendido?

Se você não faz essa avaliação, balanço ou acompanhamento, então, você não conseguiria acompanhar o desempenho das vendas para verificar se, enfim, a meta foi ou não alcançada.

Assim, para suas metas SMART sejam mensuráveis, ela deve abranger as seguintes questões:

  • Como eu faço o acompanhamento hoje?
  • Qual é o resultado esperado no fim do período?
  • Quanto tempo a equipe vai precisar para alcançar a meta?

A — Attainable ou, em português, atingível

A terceira letra do método de metas SMART é o A. Não existe nada mais desestimulante do que metas inatingíveis, seja na esfera pessoal ou profissional na vida de qualquer indivíduo. Afinal, do que adiantaria se dedicar ao cumprimento de uma meta que, claramente, não pode ser atingida? Apesar de parecer óbvio para a maioria, diversas organizações se perdem nesse ponto durante a criação dos objetivos e acabam prejudicando o desenvolvimento da empresa.

Isso porque esse tipo de erro é severamente prejudicial aos resultados do negócio, pois acarretará no desânimo e absoluta ausência de foco da equipe no cumprimento, até mesmo de parcial, da meta. Além disso, metas inatingíveis geram uma enorme frustração em todos os envolvidos. Portanto, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos:

  • Eu considerei a opinião da equipe nessa criação de metas?
  • Com base no histórico dos últimos 24 meses (pelo menos), é possível atingir o objetivo traçado?
  • Os envolvidos também acreditam que a meta é possível?
  • Preciso modificar algum procedimento para contribuir no atingimento da meta?

R — Relevant ou, em português, relevante

A quarta letra do método de metas SMART é o R. Além de criar uma meta específica, passível de ser medida e acompanhada e ela sendo atingível, eu preciso me perguntar: ela é relevante? Essa questão é importante, uma vez que, quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão os envolvidos. Em outras palavras, a meta deve gerar efeito sobre o negócio e sobre os colaboradores, de modo que seja tratada como prioridade.

T — Time based ou, em português, temporal

O último ponto das metas SMART é o T e ele é extremamente importante. As metas precisam vir acompanhadas de prazos. Sem isso, não haverá o engajamento necessário, pois temos a tendência natural de procrastinar tarefas. Por isso, estabeleça com a equipe prazos de curta, média e longa duração, até que seja atingido o objetivo principal. Metas mais curtas tendem a surtir muito efeito e engajamento para as próximas. Portanto, estabeleça prazos.

Qual a importância da aplicação do método de metas SMART?

A criação de metas é uma das melhores fórmulas de promover o estímulo dos envolvidos para conquistar o objetivo estabelecido. Assim, é necessário buscar, constantemente, novos objetivos, sempre com foco em melhorias contínuas. Mas, além das suas metas seguirem todas as instruções do método SMART, você deve considerar premiações, para que as metas sejam também estimulantes.

É de extrema importância que as metas sirvam como um direcionamento para onde se deseja chegar. Isso vale tanto nas empresas como nos objetivos pessoais de cada um. Existem várias formas que são possíveis para conquistar os planos que foram traçados, cada um com as suas dificuldades e as suas oportunidades. Deste modo, o melhor caminho é sempre estar aberto para mudanças, analisando as melhores e as piores práticas.

Portanto, observe quais são as atitudes necessárias para que você possa criar metas reais, que são mais eficientes e racionais. De qualquer forma, para que um plano de ação seja possível de ser executado, e surtam os efeitos desejados, é preciso construir metas inteligentes, que realmente direcionem a equipe rumo ao sucesso. Para isso, conte com as metas SMART!

Principais dicas para conquistar bons resultados com as metas SMART

Nem sempre é suficiente a criação de metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. É preciso um esforço extra. Você precisará acompanhar, motivar e dar feedbacks para a equipe acerca das parciais obtidas. Confira essas dicas simples que o ajudarão na construção, manutenção e êxito nos objetivos e resultados planejados.

1. Monitore regularmente o desempenho das ações

Se a sua meta é semestral, não pode deixar para acompanhar os resultados apenas no quinto mês, não é mesmo? Independentemente de qual seja o prazo estabelecido, é fundamental que haja o acompanhamento e a divulgação do desempenho de cada meta traçada, regularmente, com a periodicidade mais indicada para o seu caso.

Ademais, avalie as métricas obtidas. Neste momento, você poderá decidir se há necessidade de mudança de planos, estratégias ou formas de execução. Assim, quanto mais rápido isso for identificado, melhor será para o resultado final das metas SMART.

2. Envolva todo o time no compromisso com as metas SMART

Cada um de seus colaboradores é responsável pelo sucesso na busca pelos objetivos; e isso depende do empenho de toda a equipe irá se dedicar nessas tarefas. Por isso, uma boa dica é que, durante a criação das metas, você delegue responsabilidades para envolver todo o time. Ademais, ressaltamos que os prêmios ainda são engajadores, mas não substituem uma meta relevante e possível de ser atingida.

Conscientize as pessoas que o resultado esperado só será conquistado com a ajuda de todos. Isso aumentará o engajamento dos colaboradores e a satisfação, já que o sucesso será compartilhado.

Colha os resultados que plantou com as metas SMART

Sempre que uma meta for alcançada, faça questão de apresentar e parabenizar todos os envolvidos pelos resultados. Demostre gratidão à sua equipe que se dedicou e se empenhou bastante para superar as expectativas. Valorização, reconhecimento e premiações por todo trabalho e o esforço serão sempre recomendados pelo sistema de metas SMART.

De fato, as metas SMART proporcionam o desenvolvimento e a aplicação de várias ferramentas, promovendo o engajamento para com os objetivos. Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Então escreva para nós nos comentários abaixo. Aproveite e compartilhe se você já utiliza esse método e quais foram os seus resultados.