Saiba como descobrir número do PIS pela Internet

Até o fim de 2020, cerca de R$2 bilhões serão liberados para saque do PIS e dos seus rendimentos para trabalhadores que tiveram carteira de trabalho (CLT) assinada entre os anos de 1971 e 1988 ou que sejam maiores de 60 anos ou aposentados. Os saques estão sendo liberados desde o início do ano, nas modalidades de Saque de R$500 por conta ou de Saque-Aniversário.

Para fazer isso, é necessário possuir em mãos o número do PIS, além dos seus documentos de identificação. No entanto, boa parte das pessoas não sabe ou nunca teve acesso fácil aonde consultar o seu número PIS, principalmente por não se tratar de uma conta que pode ser acessada sempre.

Neste artigo, vamos mostrar como descobrir o seu número do PIS facilmente através da internet. Confira!

Por que é importante saber o número do PIS?

A sigla PIS corresponde a Programa de Integração Social, que corresponde às contribuições tributárias realizadas por pessoas jurídicas. Estas contribuições têm o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores da empresa ou entidade privada. Dessa maneira, é através do PIS que o trabalhador tem acesso à direitos determinados pela lei.

Desde julho de 2019, os valores do PIS tem sido liberados para o saque através de cotas para trabalhadores que atendam as seguintes categorias:

  • Trabalhadores que tiveram carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988;
  • Aposentadoria;
  • Idade igual ou superior a 60 anos;
  • Invalidez (do participante ou dependente);
  • Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
  • Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
  • Neoplasia Maligna – Câncer – (participante ou dependente);
  • SIDA/AIDS (do participante ou dependente);
  • Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente);
  • Morte do participante (situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular).

A consulta das parcelas liberadas para os trabalhadores pode ser feita através do aplicativo Caixa Trabalhador, lançado pela Caixa Econômica Federal.

Como descobrir o número do PIS pela Internet

Antes de ir até o banco realizar o saque, é preciso descobrir e anotar o seu número PIS. É possível verificar o número através da central digital Meu INSS, através de um cadastro pessoal. Confira como fazer isso no nosso passo-a-passo abaixo?

1. Acesse o site Meu INSS e clique em Entrar.

site Meu INSS

2. Uma nova janela se abrirá, clique em Crie sua conta e selecione uma opção de cadastro, como CPF, conta Banco do Brasil, Certificado digital, entre outros.

Criar uma conta Meu INSS

Caso já possua um cadastro com senha no Meu INSS, faça login e pule para o passo 10 deste passo-a-passo.

3. Preencha os dados cadastrais solicitados. Marque a opção Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade e no Captcha. Em seguida, clique em Continuar.

4. Informe sua data de nascimento e nome completo de sua mãe. Clique novamente em Continuar.

5. Prossiga preenchendo os dados necessários para finalizar o seu cadastro.

6. Para validar o seu cadastro, você precisará inserir um código de verificação. 7 Escolha entre receber o código no seu e-mail ou por SMS no seu celular. Ele será enviado automaticamente.

7. Confira o seu celular ou e-mail e insira o código recebido pela central do Meu INSS no campo indicado na tela. Clique em Validar Cadastro.

8. Com o seu cadastro validado, você poderá inserir uma senha da sua preferência e clique em Criar Senha.

9. Em seguida, retorne à página inicial do Meu INSS e clique na opção Entrar novamente. Insira o seu e-mail e senha.

10. Na página inicial do seu usuário, clique em Meu Cadastro, que fica localizado na barra horizontal abaixo do logo do INSS.

Meu Cadastro INSS

11. Na nova página, role o cursor até o final dos dados cadastrais, onde estarão as informações relacionadas ao NIT/PIS, incluindo o número do PIS.

Esperamos que este passo a passo tenha te ajudado e tirado suas dúvidas sobre a importância do número PIS. Compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais!

3000