Como medir a velocidade da internet: o que precisa saber e onde testar

Se sua internet não está mais oferecendo uma conexão rápida, fazendo com que você perca muito tempo em tarefas simples, saiba que você precisa aprender como medir a velocidade da internet. São diversos sites que oferecem esse serviço; mas, antes, vamos entender quais são as variáveis que você deve considerar antes de você ir direto reclamar junto à sua operadora de telefonia e internet. Confira esse artigo e entenda como tudo isso funciona.

Como medir a velocidade da internet na própria internet?

Sim, caro leitor, você precisará de uma conexão em funcionamento para testar como anda a velocidade da internet na sua casa ou escritório. Se nada estiver realmente funcionando, você precisará acionar um técnico urgentemente. Mas, se este não é o seu caso, e você está apenas com uma imensa lentidão no tráfego de dados em seu computador, tablet, celulares ou outros dispositivos móveis, é bom checar qual a velocidade que você está recebendo, certo?

Mas, onde posso descobrir como medir a velocidade da internet?

Aqui mesmo, neste artigo. A web disponibiliza diversos “velocímetros” que servem para, invariavelmente, medir a velocidade da conexão. Eles servem para você descobrir quantos megabits por segundo a sua conexão tem de capacidade; além de ser um bom meio de verificar se a sua operadora de banda larga está entregando aquilo que foi contratado.

Mas, como vimos acima, existem alguns critérios que você precisa saber antes de formar conclusões precipitadas. É muito importante entender como todos os processos de medição ocorrem, como a internet está sendo demandada e, principalmente, atenção em relação a diferença entre a velocidade real e a medida. Confira.

Você que aprender como medir a velocidade da internet porque o seu download está sempre lento?

Para que a internet funcione, literalmente, existe um procedimento básico, chamado de Protocolo de Controle de Transmissão (TCP – Transmission Control Protocol) da Internet. O conceito é um pouco complexo, mas de modo geral, os dados recebidos pelo computador precisam ser confirmados pelo servidor. Então, após a confirmação de dados enviados anteriormente, o servidor envia de volta os novos dados para o usuário.

Toda essa ação pode durar centésimos de segundo quando existe uma velocidade rápida. A lentidão se dá quando esse protocolo ocorre com lentidão. Entretanto, quando o que se pretende fazer na internet é baixar arquivos em altas taxas de transferência, será necessário também contar boas taxas de upload. A maioria dos planos de internet banda larga que são comercializados no Brasil possui taxa de upload na ordem de 10% das taxas de download.

Assim, ao analisar as questões sobre como medir a velocidade da internet, procure observar, antes, todas as ocorrências que podem estar consumindo sua conexão e ocasionando as indesejadas lentidões.  Alguns programas que utilizam alta transferência de dados permitem a criação de uma “fila” de taxa de download para cada arquivo. Nestes casos, a banda ficará disponível para outras demandas.

Como arquivos maliciosos podem estar prejudicando a sua conexão com a internet?

Quando você observar que os números das suas taxas de transferência estão frequentemente abaixo do que você contratou, mesmo sem utilizar programas que utilizem uma carga de grandes transferências, procure observar se seu computador não foi invadido e sendo usado como parte de uma rede de robôs maliciosa na internet.

Parece coisa de filme, não é mesmo? No entanto, essa realidade é mais comum do que parece. Por isso, recomendamos que a segurança das suas informações e sua privacidade estejam em primeiro lugar. Opte por adquirir bons programas de proteção, como por exemplo antivírus e antispyware. Ademais, não se esqueça de deixá-los sempre atualizados, fazendo varreduras no seu sistema com alguma frequência.

Principais diferenças entre a conexão com fio e sem fio

A qualidade da sua conexão depende de uma série de fatores, tais como: o tipo de conexão (com fio e sem fio); a qualidade do processador dos dispositivos que estão utilizando a rede de internet; quantas pessoas estão utilizando a mesma rede; o tipo de ação que a banda larga está sendo demanda, entre tantas outras.

Entretanto, quando você opta por descobrir como medir a velocidade da internet, você tem duas opções: calcular a internet recebida e a internet que é distribuída pelos roteadores. Assim, se você acessar a internet através de uma conexão sem fio, como redes 3G ou 4g, locais públicos ou uma mesma rede com diversos usuários conectados, sua velocidade certamente irá sofrer alterações grandes.

Por sua vez, as redes com fio sofrem menos interferências; consequentemente, oferecem ao usuário uma melhor qualidade no serviço. Por serem mais estáveis, permitem o atingimento de dados de taxas de transmissão melhores do que em redes sem fio. Ela reflete, de fato, a velocidade que chegou até o local em que foi contratada. Portanto, as medições oficiais sempre medirão a velocidade da internet com fio.

Principais velocímetros gratuitos para você conseguir descobrir como medir a velocidade da internet

Como vimos acima, a web disponibiliza uma série de medidores para que você consiga, de modo simples e intuitivo, aprender a como medir a velocidade da internet. Confira agora uma lista os principais medidores. Você encontra todos eles em apenas um clique no seu navegador:

Agora você já está prontinho para compartilhar tudo o que aprendeu sobre como medir a velocidade da internet

Os sites, programas e aplicativos que te possibilitam descobrir como medir a velocidade da internet são diversos, além de serem super práticos de utilizar. É mais complexo entender todo o contexto que envolve os processos até que a internet chegue até você. Esperamos ter esclarecido um pouco mais sobre esse tema.

3000