Conheça os 15 cursos de graduação mais procurados no Brasil

Todos os anos os vestibulares e o Enem são exames muito concorridos e a disputa por uma vaga é bem acirrada, principalmente, naqueles cursos mais procurados como Medicina e Direito.

Porém, além destes, existem muitas outras profissões que possuem um número elevado de estudantes matriculados. Portanto, também se tornaram favoritas nas buscas por uma vaga nas mais variadas instituições de ensino. Então, agora confira em nossa seleção os cursos mais procurados e com a maior quantidade de alunos no Brasil.

1. Medicina

curso de medicina

O curso de Medicina já é tradicional e lidera a lista dos cursos mais procurados nas universidades/faculdades. A graduação é ofertada em diversas instituições de ensino, porém, a sua grande maioria se concentra nas instituições públicas.

A profissão, portanto, se tornou o sonho de muita gente que pretende atuar como médico em diferentes áreas, como pediatria, dermatologia, cirurgia, ginecologia, cardiologia e urologia, entre outras.

2. Direito

estudar direito

O curso de Direito é ofertado em diversas instituições do Brasil e possui o maior número de cursos no mundo. Isso, portanto, acaba aumentando a procura pela graduação e eleva o número de alunos matriculados.

A carreira para quem se forma no curso de Direito é bastante promissora. E o profissional pode trabalhar como advogado ou investir na área jurídica, atuando como juiz, delegado de polícia, promotor ou desembargador, entre outros excelentes cargos.

3. Administração

Um dos cursos mais procurados, também, é o de Administração. Mas, ele é ofertado em várias instituições, tanto públicas quanto privadas. Além disso, é possível cursá-lo também na modalidade a distância. E isso, faz aumentar o número de estudantes que querem buscar uma oportunidade de concluir uma graduação.

Mas, como o curso abrange diversas áreas, o graduado pode atuar em diversas profissões como administração, marketing, recursos humanos, auditoria, comércio exterior ou logística, entre tantos outros.

4. Pedagogia

pedagoga

A área da Pedagogia é muito procurada, principalmente, na modalidade de ensino EAD. Muitos alunos procuram esse tipo de curso pela flexibilidade de horário. Isso permite que o aluno consiga organizar seu tempo de estudo e concilie com outras atividades.

E mesmo com uma grande demanda de profissionais sendo formados todos os anos, ainda há uma carência por esses profissionais no Brasil, principalmente, em pequenas cidades do interior.

5. Ciências Contábeis

Muitas vezes confundido com os cursos de Economia e Administração, o curso de Ciências Contábeis está entre os 10 cursos mais procurados dentro das universidades/faculdades. Porém, é necessário ter cuidado na escolha porque essas graduações são completamente diferentes.

O mercado de trabalho, no entanto, é muito bom para a área, visto que a maioria das empresas precisa de um contador. Este profissional é essencial para o controle e prestação de contas dentro das organizações, independente do tamanho ou da finalidade delas.

6. Engenharia Civil

engenharia civil

A Engenharia possui mais de 30 diferentes áreas em que é possível concluir uma graduação. No entanto, o curso de Engenharia Civil é o mais procurado deles, e o que mais tem alunos matriculados.

veja também:
Melhores faculdades de direito do Brasil e do mundo

O campo de atuação é diverso, podendo o profissional trabalhar no ramo de construções com a projeção e execução de obras de diferentes tamanhos, desde edifícios até em estradas. Porém, para exercer a função é exigido o registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do seu estado ― CREA.

7. Enfermagem

estudar enfermagem

O curso de Enfermagem é um dos principais cursos da área da saúde, talvez por isso seja um dos mais procurados. E o mercado de trabalho só vem crescendo nos últimos anos, o que tem ajudado a aumentar a demanda.

Geralmente, o Enfermeiro trabalha por contrato, permitindo que ele atue em várias empresas para complementar renda. Em muitos casos, quando o profissional consegue desempenhar um bom trabalho, ele passa a ser muito disputado no mercado de trabalho.

8. Psicologia

O mercado de trabalho para os formados em Psicologia tem crescido muito nos últimos tempos. Isso se deve, principalmente, porque as empresas começaram a perceber a importância de ter um profissional desse nível entre os seus funcionários.

Os formados podem atuar, portanto, no atendimento em consultório, no recrutamento e seleção de funcionários. e ainda, em aconselhamento de carreira nas escolas ou de forma privada, no desenvolvimento de campanhas de marketing e na elaboração de programas sociais, entre outros.

9. Gestão de Pessoas/Recursos Humanos

gestão de pessoas

Uma das carreiras mais promissoras, e também uma das mais procuradas nas instituições de ensino, é a área da Gestão de Pessoas/Recursos Humanos. O mercado está bastante aquecido para esse profissional, aumentando o número de vagas dentro das empresas.

Em algumas organizações, o gestor de recursos humanos costuma atingir cargos estratégicos. Mas, o curso é apenas tecnológico, com duração menor que as demais graduações.

Entretanto, o curso é totalmente voltado para atender as necessidades do mercado, uma vez que as disciplinas estudadas focam, em sua maioria, na prática da profissão.

10. Serviço Social

O curso de Serviço Social é um dos mais procurados da área de humanas, principalmente, pelo seu trabalho desenvolvido em busca da coletividade e integração dos indivíduos na sociedade. E para atuar na área, é imprescindível obter o registro no Conselho Regional da categoria.

O profissional pode atuar, portanto, como assistente social no combate às desigualdades sociais e na defesa dos direitos humanos. Algumas instituições oferecem o curso na modalidade a distância, o que ajuda aqueles alunos que não têm muita disponibilidade para estudar dentro da sala de aula.

11. Engenharia de Produção

estudar engenharia de produção

A profissão de Engenheiro de Produção alia conhecimentos técnicos e matemáticos com conteúdos mais subjetivos e humanísticos para desenvolver um bom controle de qualidade, economia, produtividade, gestão de projetos e pessoas dentro das empresas.

O mercado de trabalho está bastante aquecido e é difícil não encontrar profissionais dessa área em indústrias, agroindústrias, construção civil, desenvolvimento de software, entre outras organizações.

12. Publicidade e Propaganda

curso de comunicação

A revolução que vem ocorrendo no modo de vida das pessoas nos últimos anos é boa parte de responsabilidade do profissional de Publicidade e Propaganda que tem mudado a forma como o consumidor está se posicionando perante as marcas.

veja também:
Faculdade de direito: saiba mais sobre o curso

Várias empresas estão contratando esse profissional, mas a procura maior é dentro das agências de propaganda ou até mesmo trabalhando como autônomo, prestando apenas serviços para algumas companhias.

13. Educação Física

personal trainer

O curso de Educação Física está em alta nas principais instituições de ensino. A maior procura ainda é pela modalidade de Licenciatura, mas tem aumentado a procura pelo Bacharelado.

O profissional pode atuar na área da docência como professor de educação física, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental e médio. E muitos formandos estão trabalhando nas academias, ou como personal trainer, uma vez que é a área que mais tem crescido nos últimos anos.

14. Arquitetura e Urbanismo

A função do Arquiteto é conceber um projeto, criar e projetar coisas. Tem se tornado um dos cursos mais concorridos em algumas instituições de ensino. Mas para ter uma carreira de sucesso é necessário ser organizado, criativo e ter um bom jogo de cintura para lidar com as adversidades da profissão.

Geralmente, o Arquiteto acaba abrindo seu próprio escritório para atender aos clientes. Alguns conseguem fazer boas parcerias com colegas de faculdade. E são poucos aqueles contratados por empresas.

15. Jornalismo

estudar jornalismo

Na área da Comunicação Social, o curso de Jornalismo é um dos mais procurados por estudantes que pretendem atuar nas suas diversas áreas. O curso é bem abrangente e habilita o aluno a trabalhar com comunicação digital, multimídia, fotojornalismo, reportagem ou assessoria de imprensa, entre tantas outras áreas.

As redes de TV estão entre os principais contratantes. Mas diferentes empresas têm buscado os serviços desse profissional. E alguns estão optando em trabalhar apenas como prestadores de serviços. Assim, podem ter mais liberdade para atender uma demanda maior de clientes.

Então, se você ainda estava em dúvida sobre qual curso escolher para fazer a sua graduação, a seleção apresentada é bem diversificada. E mostra, portanto, somente aqueles cursos mais procurados dentro das instituições de ensino.

Mas, pode ser uma grande oportunidade para você avaliar se vale a pena investir nesses cursos, ou se é melhor partir para outras profissões. De qualquer forma, o importante é escolher aquilo que realmente é de seu interesse.