Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde mental é o estado de bem estar no qual uma pessoa é capaz de recuperar-se do estresse cotidiano, usar suas próprias habilidades, ser produtivo e contribuir para a sua comunidade. O cuidado com a saúde mental, portanto, se dá pela promoção desse bem estar, o tratamento e prevenção de distúrbios que afetem este estado.
Nos últimos anos, a saúde mental se tornou um dos principais assuntos no debate público, visto o quadro alarmante de saúde mental da população brasileira. De acordo com a OMS, somos o país com maior prevalência de depressão na América Latina e o mais ansioso do mundo. A desigualdade de acesso aos serviços básicos é um dos fatores mais relevantes a esse quadro.
No entanto, a pandemia de Covid-19 teve forte impacto na saúde psíquica dos cidadãos. Medo de se infectar e adoecer, de perder seus entes queridos, de ser demitido, a falta de perspectiva e a incerteza sobre o futuro foram alguns dos sentimentos relatados durante a pandemia. Em dezembro de 2022, a OMS divulgou um resumo científico que apontou que a prevalência da ansiedade e depressão aumentou 25% no primeiro ano da pandemia.
E, apesar das vacinas terem salvado milhares de vidas e permitido a retomada de boa parte das atividades, a pandemia não deixa de impactar a saúde mental da população. Aqui no Brasil, vivemos o luto recente pelas mais de 700 mil pessoas que vieram a óbito e muitos ainda têm que lidar com as sequelas da doença (a chamada Covid-19 longa). Esse dado alarmante chamou atenção não só dos pesquisadores da área, mas da mídia e dos próprios cidadãos.
Nesse cenário, é natural que mais pesquisadores se interessem por estudar a saúde mental, contribuir para o conhecimento desse campo de estudos e a promoção do bem estar. Vale salientar que a saúde mental não é um assunto relevante só para a psicologia, mas também para outros cursos da área da saúde (como a medicina, assistência social, terapia ocupacional, nutrição, dentre outros). E também de outras áreas do conhecimento, como as ciências sociais, a educação e a gestão de políticas públicas, por exemplo.
Se você está finalizando sua graduação e pensar em fazer o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre saúde mental, continue lendo este artigo. A seguir, você verá 50 sugestões de temas para TCC sobre saúde mental e um roteiro dos próximos passos da sua pesquisa.
Confira!
50 temas para TCC sobre saúde mental
- Política de saúde mental no Brasil
- Saúde mental dos profissionais de saúde
- Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental
- Saúde mental frente à pandemia do COVID-19
- Saúde mental no Programa de Saúde da Família
- Relação entre trabalho e saúde mental
- Influências ambientais na saúde mental
- Atividade física e estado de saúde mental
- Efeitos do racismo na saúde mental
- Saúde mental na escola
- Rede de Atenção Psicossocial
- Suporte familiar e saúde mental
- Gênero e saúde mental
- Religiosidade e saúde mental
- Serviços de saúde mental em instituições de ensino superior
- Práticas transversais de psicologia clínica em saúde mental
- Repercussões da violência na saúde mental
- Saúde mental e direitos humanos
- Fatores associados aos problemas de saúde mental em idosos
- Serviço Social e saúde mental
- Saúde mental em zonas rurais
- Lazer e promoção da saúde mental
- Assédio moral e saúde mental do trabalhador
- Arteterapia como dispositivo terapêutico
- Reabilitação psicossocial
- Conceito de literacia em saúde mental
- Reforma da assistência psiquiátrica
- Saúde mental no ambiente de trabalho e burnout
- Transformações do modelo assistencial em saúde mental
- Saúde mental em contextos rurais
- Novos desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira
- Produção de serviços de saúde mental
- Saúde mental de gestantes
- Política de Saúde Mental no Brasil
- Terapia ocupacional
- Saúde mental e atividade das oficinas na internação psiquiátrica
- Avaliação da rede de centros de atenção psicossocial
- Efeitos benéficos da atividade física na saúde mental
- Saúde mental no sistema prisional
- Saúde mental e trabalho docente
- Promoção da saúde mental no pós-parto
- Estratégias de atendimento à saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde
- Saúde mental em meio a conflitos intergrupais
- Saúde mental, transtorno dismórfico corporal e transtornos alimentares
- Transtornos mentais e saúde mental
- Bullying e saúde mental na escola
- Promoção da saúde mental e prevenção de transtornos mentais no contexto escolar
- Saúde mental de alunos do ensino superior
- Substâncias psicoativas e saúde mental
- Percepção de professores de escola pública sobre saúde mental
Escolhi meu tema, e agora?
Com o tema escolhido, você pode partir para as outras etapas do planejamento do seu TCC e, enfim, começar a desenvolvê-lo. Mas se você não tem certeza do que fazer a seguir, confira nosso passo a passo:
- Escolher um(a) orientador: todo estudante deve realizar seu trabalho final sob a supervisão e orientação de um(a) professor(a) do curso. E aqui vai um aviso: ao escolher seu(sua) orientador(a), tenha certeza de que pesquisa dele(a) se relaciona com o tema você escolheu tratar no seu trabalho. E é importante escolher o(a) orientador(a) nesse momento, pois ele(a) irá te ajudar na delimitação do escopo da pesquisa, no direcionamento dela e também a garantir a viabilidade desse trabalho.
- Delimitar o tema: na pesquisa científica, não dá para encontrar respostas para todos os problemas presentes em um tema amplo. Por isso, escolha um fato ou fenômeno específico para estudar;
- Definir o problema de pesquisa: aqui, você irá descrever o que pretende responder ou solucionar com seus estudos sobre o tema;
- Definir os objetivos (gerais e específicos) de pesquisa: ou seja, os propósitos que você pretende alcançar ao final do estudo;
- Escolher o marco teórico: o levantamento, seleção e leitura da produção científica sobre o tema, que dará suporte teórico para a análise que você irá desenvolver;
- Construir hipóteses: descreva as respostas prováveis para o problema de pesquisa, que serão testadas no estudo;
- Escolher a metodologia de pesquisa: qual abordagem e procedimentos serão usados na coleta e análise de dados sobre o fato ou fenômeno.