Veja as 13 melhores faculdades de medicina do Brasil e do mundo

Se você está buscando qual carreira seguir e escolheu Medicina, parabéns! Esta profissão tem enorme importância na sociedade, é atemporal e sobrevive mesmo em tempos de crise. Além do retorno financeiro, a Medicina possibilita o reconhecimento de poder ajudar o outro e até salvar vidas. Se está pensando em tornar-se médico, confira neste artigo as melhores faculdades de Medicina no Brasil e no mundo e comece a se preparar.

Melhores faculdades de medicina do mundo

Para apresentar a presente lista, nos baseamos no QS Top Universities, um ranking mundial que anualmente avalia e elege as melhores universidades e cursos de graduação do mundo. Confira agora o ranking Medicina 2018, inclusive com muitas universidades nacionais, como iremos apresentar aqui.

Melhores faculdades de Medicina da América do Sul

No ranking das 10 melhores faculdades de Medicina da América Latina pela QS Top Universities, 9 são localizadas na América do Sul e 6 são brasileiras.

1. Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo

Posição 118 no ranking mundial, 1º lugar entre as melhores faculdades de Medicina da América do Sul. Além de ser a maior universidade do Brasil, a USP tem grande prestígio em toda a América do Sul. A USP é uma entidade pública e tem campi distribuídos em todo o estado de São Paulo, e 87% de suas atividades ocorre em período integral.

Com mais de um século de existência, a faculdade de Medicina da USP é reconhecida pelo pioneirismo e excelência no ensino e pesquisa. A USP é responsável por 20% de toda a produção acadêmica no país, sendo em média 1.300 artigos publicados anualmente pela faculdade de Medicina.

2. Pontificia Universidad Católica de Chile (UC)

Universidad Católica do Chile

Primeiro lugar entre as melhores faculdades de Medicina particularesda América do Sul, segundo lugar na lista geral dos melhores cursos da América Latina e posição 132 na lista mundial.

O curso de Medicina da UC existe desde 1929 e oferece clínicas próprias e parcerias com hospitais públicos e centros ambulatoriais. Os profissionais formados pela UC marcam forte presença no mundo científico e serviços sociais.

3. Universidad de Buenos Aires (UBA)

Terceira melhor da América do Sul, esta universidade argentina está entre as mais renomadas da América Latina. A UBA é uma universidade pública, e entre professores e ex-alunos, estão presentes alguns ganhadores do Prêmio Nobel.

Fundada em 1821, a UBA é considerada a melhor universidade do país. O curso de medicina dura, em média, 7 anos.

4. Universidad de Chile

A quarta melhor faculdade de Medicina do continente é mais uma faculdade chilena. Inaugurada em 1842, a UChile é uma instituição pública de qualidade internacional e a mais antiga universidade do país. Figuras notáveis já passaram pela instituição, como 20 dos ex-presidentes e dois ganhadores do Prêmio Nobel. O curso de Medicina da UChile tem pelo menos 7 anos de duração.

5. Universidade estadual de Campinas (UNICAMP)

A segunda brasileira entre as melhores faculdades de Medicina 2018 é a UNICAMP, universidade pública que ocupa a posição 204 no ranking mundial. Com 55 anos de instalação, o curso de Medicina da UNICAMP é o mais antigo da instituição. Os estudantes de Medicina contam com a prática em 5 grandes hospitais e vários centros de saúde espalhados pelo município de Campinas.

De acordo com a UNICAMP, “o objetivo do curso de Medicina é formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da medicina numa postura ética, numa visão humanística, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.” O curso de Medicina da UNICAMP dura de 6 a 9 anos.

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ é a terceira melhor do Brasil pelo ranking e a primeira entre as melhores faculdades de Medicina doRJ. No ranking mundial, ela ocupa a posição 361. A UFRJ é hoje a maior universidade federal do país.

A graduação em Medicina na UFRJ varia de 6 a 9 anos. Ao curso estão vinculados oito grandes hospitais e centros de saúde.

Apesar de a UFRJ ter sido fundada em 1920, sua faculdade de Medicina remonta a 1808. Pela faculdade de Medicina da UFRJ já passaram figuras ilustres, como Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, Emílio Ribas, Roberto Jorge Haddock Lobo e Osvaldo Cruz.

7. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A UFMG ocupa a primeira posição entre as melhores faculdades de Medicina de Minas Gerais e é a quarta entre as brasileiras do ranking.

Fundada em 1911, a faculdade de Medicina da UFMG é uma das maiores, melhores e mais antigas do país. Por lá, o ex-presidente Juscelino Kubitchek já foi aluno e docente, e tornou-se professor honorário da instituição.

A UFMG é reconhecida também por seus programas de pesquisa e de pós-graduação, tanto stricto sensu quanto lato sensu. A graduação em Medicina dura de no mínimo 6 anos a até 10 anos, com aulas em período integral.

8. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

A UNIFESP é a 5ª melhor do Brasil pelo ranking, e a nona melhor na América Latina. A duração do curso é de 6 anos, em período integral. Alguns dos pontos altos do curso são a promoção da integração à equipe multidisciplinar e o acesso a estrutura de alta qualidade, com excelentes laboratórios de pesquisa.

9. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A 6ª posição no ranking brasileiro e 10ª da América Latina é ocupada pela UFRGS. A universidade é uma instituição pública e se compromete com a educação e disseminação do conhecimento, inspirado em ideais de liberdade e solidariedade.

O curso de Medicina tem duração de 6 anos em período integral. A UFRGS conta com um hospital-escola e convênio com mais 4 hospitais, onde os graduandos colocam em prática o conhecimento adquirido na formação.

Melhores faculdades de Medicina do mundo 2018/2019

Sobre o ranking mundial, apresentaremos os cinco melhores cursos de Medicina de acordo com a avaliação de 2018. No top 5, encontram-se duas universidades inglesas e três americanas. Veja:

5. Johns Hopkins University (JHU) – Estados Unidos

Johns Hopkins University. Foto: Depositphotos

Johns Hopkins University. Foto: Depositphotos

A Johns Hopkins University é uma instituição privada de ensino fundada em 1876 e localizada em Baltimore, Maryland, nos EUA, mas com polos também na Itália, China e Cingapura. A JHU foi a primeira universidade de pesquisa dos EUA e até hoje é a que mais investe na área. 27 ganhadores do Prêmio Nobel já passaram por lá.

Seu curso de Medicina foi eleito o quinto melhor do mundo em 2018. Um de seus destaques é que a JHU foi pioneira em colocar mulheres estudantes de Medicina em condição de igualdade com os homens.

4. Stanford University – Estados Unidos

Stanford University

Stanford University. Foto: Depositphotos

O quarto melhor curso de Medicina eleito pela QS foi o da renomada Universidade Stanford, na Califórnia. Apelidada de “fábrica bilionária”, esta universidade privada é conhecida por formar profissionais altamente bem-sucedidos. Por lá já passaram 19 ganhadores do Prêmio Nobel.

A graduação em Medicina dura oito anos, que é o padrão americano de ensino superior. Os alunos primeiro se tornam “undergraduates”, cursando uma “pré-graduação” generalista, para então se especializar na área escolhida.

3. Universidade de Cambridge – Inglaterra

Universidade de Cambridge

Universidade de Cambridge. Foto: Depositphotos

O 3º melhor curso de medicina do mundo pertence à Universidade de Cambridge, uma das universidades mais antigas do mundo. Nascida em 1209, a Cambridge é uma universidade pública por onde já passaram inúmeras figuras importantes, como Isaac Newton e Charles Darwin. Além disso, entre docentes e alunos, o histórico da universidade conta com quase 100 ganhadores do Prêmio Nobel.

2. Universidade de Oxford – Inglaterra

Oxford University

Oxford University. Foto: Depositphotos

A segunda posição entre os melhores cursos de Medicina do mundo é ocupada pela Universidade de Oxford: uma instituição tão antiga que não se sabe ao certo sua data de fundação, mas evidências indicam que seu surgimento tenha ocorrido no século XI.

De seus 44 cursos, 40% dos alunos são internacionais. Em um ambiente medieval, as faculdades são distribuídas no entorno da cidade. Entre seus ex-alunos, estão diversos medalhistas olímpicos, ganhadores do Prêmio Nobel, famosos poetas e grandes líderes mundiais.

1. Universidade de Harvard – Estados Unidos

Harvard

Harvard. Foto: Depositphotos

O melhor curso de Medicina do mundo é ministrado na Universidade de Harvard. Fundada em 1636, Harvard é uma instituição privada e uma das mais antigas universidades do país e uma das mais conhecidas do mundo. Por ela, já passaram grandes figuras mundiais, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, além de vencedores de importantes prêmios.

Não é à toa que o profissional formado pela Harvard Medical School tem renome mundial, se tornando parte de uma selete gama de médicos.

Gostou deste conteúdo? Então o compartilhe e continue nos acompanhando para mais novidades. Até a próxima e sucesso!