Quantos funcionários tem o Nubank? Tire dúvidas sobre a startup

Em apenas 10 anos de atividade, o banco digital Nubank ultrapassou o Santander e diversas outras instituições financeiras, se consolidando como 5º maior banco do Brasil em número de clientes. Só no país, são 69,08 milhões de clientes atendidos.

Mas será que o Nubank possui estrutura para lidar com essa quantidade (crescente) de clientes? Neste artigo, te contamos quantos funcionários tem o Nubank e tiramos outras dúvidas sobre a história do banco e seus planos de aumentar sua equipe de trabalho.

Confira!

Como surgiu o Nubank e qual o significado do nome?

O Nubank é uma startup financeira fundada em 2013 por David Veléz, Cristina Junqueira e Edward Wible e tem sede em São Paulo. Ela se tornou mais conhecida por ser a pioneira no oferecimento de serviços financeiros digitais no Brasil.

Atualmente, está entre as maiores plataformas de serviços financeiros do mundo e possui mais de 80 milhões de clientes no Brasil, Colômbia e México.

Um fato que chama atenção sobre o banco é justamente seu nome. Embora não fosse a primeira opção dos criadores, o nome “Nubank” tornou-se representante dos valores da empresa.

Porque “Nu” significa exatamente o que você imagina: despido, exposto, pelado. Ao mesmo tempo, a pronúncia de “Nu” se parece muito com “New”, que significa “novo” em inglês. O que nos leva à segunda parte do nome: o “bank”, “banco” em inglês.

Sendo assim, a ideia é que aquele seja não só um banco novo, mas que tenha a transparência como parte intrínseca sua identidade.

Quantos funcionários tem o Nubank?

Não é possível apontar o número exato de quantos funcionários tem o Nubank, pois essa informação não é divulgada pela empresa. Mas em nota enviada recentemente ao portal Tecnoblog, a empresa aponta que seu quadro saltou de 6 mil para 8 mil funcionários no ano de 2022. Outra informação presente na nota é que o banco segue contratando, então esse número já pode estar defasado e o total de funcionário ser maior.

O aumento do quadro de funcionários em 2022 fez a empresa correr na contramão da onda de demissões das startups brasileiras, a exemplo da Loft e do Mercado Bitcoin. De acordo com a Cofundadora & Chief Growth Officer (CGO) do Nubank, Cristina Junqueira, as contratações daquele ano tinham como foco áreas como prevenção de fraudes, cobrança e segurança da informação. Embora os times presentes no México e na Colômbia tenham crescido, a maior parte dessas contratações ocorreram nos escritórios brasileiros. Com isso, foi necessário também ampliar o espaço físico da empresa, que inaugurou um novo prédio em São Paulo (SP).

A recente onda de demissões na Nubank: crise interna na empresa?

E ainda que esteja na contramão do movimento que ocorre nas startups financeiras e tecnológicas, o Nubank realizou sim demissões em massa recentemente. A empresa nega qualquer crise interna e diz que essas demissões são fruto de ajustes internos para o alinhamento dos times com os objetivos da empresa. Não há divulgalção do número exato de funcionários desligados, mas acredita-se que 20 profissionais foram demitidos em dezembro de 2022 e cerca de 40 em janeiro deste ano.

Nubank busca por mais diversidade no seu quadro de funcionários

Em 2021, o Nubank fez um censo interno e constatou a seguinte situação: dentre a totalidade de seus funcionários, somente 23% se autodeclaram pretos e pardos. E dentre aqueles que ocupam cargos de gerência, a taxa é ainda mais baixa: 18%.

Diante de um diagnóstico da falta de diversidade, Cristina Junqueira anunciou o plano de contratação de 2 mil profissionais negros. A ideia é que em 2025 o quadro de funcionários seja composto por, pelo menos, 30% de pretos e pardos no total e 22% em cargos de gerência.

Por outro lado, a empresa se mostrou satisfeita com outros números do seu censo interno. De acordo com os dados divulgados, 56% dos gerentes fazem parte de grupos sub-representados na área de tecnologia e serviços financeiros, considerando critérios como raça, gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência (PcD). Além disso, 41% do quadro de funcionários são mulheres e 26% do total se declaram como parte da comunidade LGBTQIA +.

Como se tornar um funcionário do Nubank?

Para entrar para o quadro de funcionários do Nubank, é preciso primeiro se candidatar a uma vaga aberta, disponível na página do banco na plataforma Greenhouse.io. É nessa página em que ficam listadas todas as oportunidades, seja no Brasil ou em outros países em que o Nubank atua. Então fica a dica de prestar atenção não só na descrição do cargo, mas também na localização dele!

E para se candidatar, você pode importar as informações do seu LinkedIn ou preencher um formulário com dados pessoais e algumas perguntas sobre suas competências para o cargo e porque você gostaria de trabalho no Nubank.

Apesar de parecer muita coisa à primeira vista, é rápido e tranquilo de responder o formulário. E a partir do momento em que você envia o formulário, está oficialmente inscrito no processo seletivo. Então é só aguardar o contato da equipe de recrutamento do próprio banco para as próximas etapas da seleção. Ao todo, são três etapas:

Inscrição e primeira conversa:

Nessa primeira etapa, ocorre o recolhimento e análise dos currículos. Os que tiverem mais afinidade com o perfil profissional buscado pela empresa são convidados para uma conversa por telefone ou videoconferência.

Avaliações técnicas:

Os candidatos selecionados para continuarem o processo seletivo passam por uma avaliação das suas competências técnicas e comportamentais. A forma de avaliação depende da área e também do cargo a que os candidatos se inscreveram. Outro ponto importante é que não há um número pré-estabelecido de avaliações. Em alguns casos, uma avaliação é o bastante, em outros, são necessárias algumas para identificar os candidatos que melhor se encaixam naquela vaga.

Entrevistas finais:

Na etapa final, os candidatos conversam conversar com membros da equipe em que a vaga se refere, que tomam a decisão final sobre quem contratar. Essa conversa geralmente trata de situações e atividades ligadas ao dia a dia de trabalho e também da identificação dos candidatos com a cultura da empresa.

Chegando na etapa final, só resta esperar o contato da equipe de recrutamento para receber uma proposta de emprego no banco. Mas se o contato não for para dar uma boa notícia, se você tem interesse em se tornar um funcionário do Nubank, não deixe de se candidatar quando novas vagas abrirem. Nem sempre dá para ser de primeira, mas conhecendo o processo seletivo, você consegue se preparar melhor para mostrar que é a pessoa certa para a equipe Nubank.