50 temas para TCC sobre Marketing Digital e dicas de organização

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa obrigatória para todos os estudantes de graduação. Não faz parte somente da experiência de estudos, mas a pesquisa e escrita do trabalho pode ser também um momento decisivo para a formação profissional de um estudante. Isso acontece porque ao elaborar seu TCC, os estudantes também devem levar em consideração seu futuro como profissional na área que escolheu concentrar os seus estudos.

Assim, é preciso pensar no tema que mais se interessa, em qual professor(a) poderá orientar a pesquisa, definir o problema que será investigado, quais são os objetivos desta investigação, a metodologia usada, a base teórica sólida que dará suporte à temática desenvolvida… Tudo isso antes mesmo de começar a escrever qualquer coisa!

E como se trata de um trabalho mais complexo do que aqueles feitos durante o curso, é normal ter muitas dúvidas e não saber bem por onde começar. É por isso que, neste artigo, vamos dar um panorama sobre como se organizar para iniciar sua pesquisa. Vamos também te dar algumas sugestões de temas para TCC sobre marketing.

Confira!

Em que consiste um TCC?

Basicamente, o TCC é um trabalho discursivo escrito, fruto de uma pesquisa acadêmica realizada pelo estudante ao final do curso sobre um tema específico. Esse tema é sintetizado em uma pergunta-problema. A ideia é que, ao final dessa pesquisa, o estudante apresente respostas ou soluções para a pergunta a partir das análises que realizou sobre o material coletado.

Apesar de focar em um único tema, durante a elaboração do TCC, o estudante demonstra sua capacidade de elaborar sínteses e integrar os conhecimentos adquiridos através das diferentes disciplinas do curso. Com isso, ele mostra que possui as competências necessárias à sua formação profissional.

Outro ponto importante é que o estudante não faz tudo sozinho: ele tem acompanhamento e orientação de um professor do curso (aqui, chamado orientador). Ao final dos dois semestres de elaboração do TCC, o trabalho escrito será entregue e apresentado para o orientador e uma banca de avaliação.

Dicas para se organizar e fazer um bom trabalho de pesquisa

Por ser um trabalho mais complexo, a organização é fundamental para elaborar seu TCC. Aqui vão algumas dicas para realizar todas as etapas do processo de forma organizada:

1. Crie e siga seu cronograma

O cronograma é um dos elementos que compõem o pré-projeto de pesquisa, uma planilha que reúne todo o planejamento do TCC. É nela que fica indicado as etapas do trabalho e em que momento elas serão realizada; o objetivo é justamente controlar as ações e os prazos.

Então, essa dica não poderia ser outra senão: não produza o cronograma só para incluir no seu pré-projeto. O cronograma é uma ferramenta de planejamento e organização muito importante. Não deixe de consultá-lo e colocá-lo em prática durante a elaboração do seu TCC.

2. Estabeleça metas diárias e/ou semanais

À princípio, 2 semestres parece tempo mais do que o suficiente para elaborar um TCC. Mas, à medida que os dias e as semanas passam e você se depara com a quantidade de etapas na elaboração da pesquisa, você pode ficar com medo de não ser o suficiente. Especialmente quando você tem que equilibrar as 24h do seu dia entre trabalho, TCC, aulas de outras matérias e seus momentos de cuidado e lazer.

O cronograma é uma ferramenta muito útil para conseguir alocar todas as tarefas dentro do prazo estabelecido. Mas um cronograma para TCC geralmente é elaborado de forma mais ampla, sem especificações de metas diárias ou semanais.

E nossa segunda dica é justamente essa: defina metas (alcançáveis) para cada dia ou cada semana. Por exemplo, pode ser uma meta escrever uma determinada quantidade de palavras por dia ou revisar um capítulo específico em uma semana. Isso ajudará a manter seu trabalho constante e que, pouco a pouco, faz seu TCC tomar forma.

3. Estabeleça um sistema de arquivamento dos seus documentos

Nada pior do que precisar de um documento (impresso ou digital) e não conseguir encontrá-lo com rapidez. Ou não conseguir encontrá-lo, ponto.

Para evitar que situações como esta ocorram, estabeleça um sistema de armazenamento e arquivamento dos seus documentos. Caso eles estejam em formato digital, vale nomeá-los de forma que você saiba exatamente quais são quando olhar para eles e também separá-los por pastas. No caso dos documentos impressos, a lógica é a mesma: inserir o nome (título e autor) e separar por pastas.

Precisa consultá-los? Pegue a pasta designada para eles. E quando terminar, não se esqueça de devolvê-los. Você vai economizar tempo e evitar muita dor de cabeça com um bom sistema de arquivamento.

4. Faça fichamentos da bibliografia

Produzir fichas deveria ser uma prática constante dos estudantes ao longo de toda graduação. Mas, seja por não conhecer ou por indiferença, há quem chegue ao fim do curso sem nunca ter feito um fichamento.

Existem diferentes formas de se fazer um fichamento. A única constante é a inserção das informações são acompanhadas da referência completa do texto, já nas normas da ABNT. Em alguns, os trechos mais importantes aparecem destacados; em outros, há um resumo do texto lido e, em uma terceira forma, constam não só as duas informações (trechos + resumo) como também uma pequena análise do texto.

Nossa dica é que você experimente produzir uma ficha com o máximo de informações que puder incluir. Dessa forma, quando tiver escrevendo e elaborando seus argumentos, não precisa retornar ao texto como um todo e sim consultar a ficha: pois nela há todas as informações que precisa.

5. Estabeleça um sistema de feedback com seu orientador

Cada orientador tem uma forma de atuar no acompanhamento do trabalho. Alguns realizam reuniões semanais, outros preferem encontrar seus orientandos quinzenalmente ou mensalmente.

Seja como for, o encontro com o orientador é um momento de entrega parcial, então não dá para aparecer sem nada. Dessa forma, você não saberá se seu trabalho está indo na direção correta ou se precisa de ajustes.

Para que isso não aconteça, não deixe de trabalhar constantemente e de estabelecer um sistema de feedback com seu orientador. Assim, você não é pego de surpresa.

6. Cuide de você

Depois de vários anos de curso, a maioria dos estudantes só deseja que ele enfim acabe para poder receber o diploma. Só que, para isso, é preciso finalizar o TCC – e cumprir com todas as demais obrigações do curso.

O estresse é um elemento constante nesse período, mas pode atingir níveis nada saudáveis.

Sendo assim, respire fundo e não deixe de lado alguns cuidados com você. Se alimente bem, tome bastante água, durma bem e por tempo suficiente. Além disso, tire pequenas pausas enquanto estiver fazendo sua pesquisa e, quando terminar sua jornada diária, relaxe e faça algo que você goste – e te desestresse. Você vai sentir a diferença ao longo dos dias!

50 temas para TCC sobre marketing digital

Agora que você ja tem todas as dicas de organização que precisa, vamos te ajudar na primeira etapa do TCC: encontrar um tema. Confira as 50 sugestões de marketing digital que separamos.

  1. Impacto do marketing digital em empresas emergentes
  2. Modelos estatísticos sobre a eficácia do marketing digital
  3. Influência do marketing digital no comportamento do consumidor
  4. Marketing digital em tempos de pandemia: o que mudou?
  5. Marketing digital na moda
  6. Análise de dados para marketing digital
  7. Interatividade no marketing digital
  8. Marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
  9. Integração de estratégias digitais com marketing digital e e-commerce
  10. Panorama brasileiro sobre o marketing digital
  11. Marketing digital no Instagram
  12. Análise das estratégias de marketing digital das blogueiras
  13. Visão do marketing digital sobre a propagação de fake news nas redes sociais
  14. Marketing digital e proteção ao consumidor
  15. Uso e análise de métricas o marketing digital
  16. Marketing digital aplicado ao mercado literário brasileiro
  17. Uso do marketing digital por divulgadores científicos
  18. TikTok como ferramenta de marketing digital
  19. Plano de marketing digital para uma empresa de médio porte
  20. Marketing desportivo digital
  21. Captação de novos clientes através do marketing digital
  22. Estratégias de marketing digital na promoção de turismo de uma cidade
  23. Marketing digital da indústria farmacêutica
  24. Investimento do agronegócio no marketing tradicional e digital
  25. Importância do marketing digital para microempreendedores individuais (MEI)
  26. Atuação do marketing digital na criação de notoriedade de marca
  27. Uso de marketing digital em espaços culturais
  28. Estratégias de Inbound Marketing para empresas da construção civil
  29. Diferenças entre campanhas de marketing tradicional e aquelas focadas no digital
  30. Teoria dos inputs, throughputs e outputs
  31. Marketing digital como estratégia competitiva
  32. Uso de memes pelo marketing digital
  33. Design Thinking e Marketing Digital
  34. Marketing digital na indústria fonográfica e na música independente
  35. Uso de inteligência artificial no marketing digital
  36. Campanhas de marketing digital para a redução de acidentes de trânsito
  37. Marketing digital na hotelaria
  38. Relação médico – paciente através das mídias digitais
  39. Estratégias de marketing digital para promoção de marcas voltadas ao público infantil
  40. Desenho de processos no marketing digital
  41. Marketing digital na disseminação de informações sobre alimentação saudável
  42. Crowdsourcing como ferramenta de marketing digital
  43. Influenciadores digitais como agentes do marketing
  44. Comunicação com clientes via redes sociais
  45. Percepções sobre as avaliações online na intenção de compra de produtos e serviços
  46. Gastronomia transmídia
  47. Influência dos formadores de opinião no engajamento digital
  48. Uso do Twitter por personalidades de marca
  49. Valor simbólico, cultura e marketing
  50. Formação de público e comunidades nos blogs pessoais