Quantos funcionários tem o Santander Brasil? Saiba aqui!

Sexta maior instituição financeira do país, o Santander Brasil está constantemente listado entre as melhores empresas para trabalhar. Na lista divulgada recentemente pelo Linked In, o banco aparece em 4º lugar entre as empresas que melhor desenvolviam profissionalmente seus funcionários. O Santander também já foi eleito uma das melhores empresas para mulheres trabalharem no Brasil e uma das melhores empresas para trabalhar no mundo.

Tem curiosidade de saber quantos funcionários tem o Santander Brasil e como fazer parte desse time? Neste artigo, temos a resposta para essas e outras curiosidades sobre a atuação do branco no país.

Confira!

Conheça um pouco da história do Santander Brasil

O Santander Brasil é uma instituição financeira subsidiária do grupo bancário global Santander, criado em 1857 na Cantábria, Espanha. O Santander chegou ao Brasil em 1997, com a compra do Banco Geral do Comércio. Nos anos seguintes, adquiriu outros bancos privados brasileiros e também venceu o leilão que privatizou o Banco do Estado de São Paulo (o Banespa).

As aquisições do Santander no Brasil não se resumiram à instituições financeiras nacionais. Na virada da década de 1990 para 2000, o Santander Brasil comprou o banco holandês ABN AMRO, o italiano Antonvenetta e também o Banco Real.

Essas aquisições fez com que o Santander rapidamente marcasse sua presença em todas as regiões do país, seja com agências, Postos de Atendimento Bancário, máquinas de autoatendimento, escritórios regionais; além de centros de tecnologia e unidades culturais.

Segundo a própria instituição, suas operações comerciais se dividem em duas grandes estruturas, sendo elas:

  • Atividades do varejo (atendimento à pessoa física, pequenas e médias empresas); e,
  • Atividades do atacado (atendimento a grandes empresas e operações no mercado de capitais).

Atualmente, o Santander foi passado pelo Nubank e assumiu o posto de sexta maior instituição financeira em atuação no Brasil, com 61 milhões de clientes. Apesar de ser uma subsidiária do grupo espanhol no país, o Santander Brasil atua num modelo autônomo de capital e liquidez. De acordo com o próprio banco, suas operações estão em consonância com as características de funcionamento e regulação do mercado brasileiro (e dos outros países em que atua). Dessa forma, o grupo segrega os riscos entre as diferentes unidades e diminui as possibilidades de fracasso geral.

Quanto vale o Santander?

O Santander Brasil é uma empresa de capital aberto que alcançou, em dezembro de 2022, R$105,8 bilhões em valor de mercado. O número representa uma redução de 6,4% em comparação ao mesmo período de 2021.

Suas ações estão listadas na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) sob os tickers SANB3 (ordinária), SANB4 (preferenciais) e SANB11 (units). Além disso, o Santander Brasil também está presente na NYSE (Bolsa de Nova York), por meio da negociação de American Depositary Receipts (ADRs), sob o código BSBR.

Mas no último trimestre de 2022, lucro do SANB11 despencou e teve o pior desempenho da sua história recente, com sua rentabilidade média pelo retorno sobre o patrimônio líquido abaixo de 10%. Na totalidade do ano, o lucro líquido gerencial do ticker apresentou uma queda de 21% em relação ao ano anterior.

Segundo o banco, esse resultado é reflexo direto da estratégia de antecipação de ciclos de crédito implementada no quarto trimestre de 2021. Além disso, há o impacto da dívida que fez as Lojas Americanas entrarem com o pedido de recuperação judicial. De acordo com a lista de credores da Americanas, o Santander tem R$3,6 bilhões a receber da varejista.

Como subsidiária do grupo Santander, o banco no Brasil tem na sua administração um conselho que orienta os negócios do banco e das suas empresas associadas. De acordo com o estatuto social, esse conselho administrativo tem de 5 a 12 membros, sendo que 20% deles devem ser independentes. A eleição para o conselho ocorre a cada 2 anos.

Quantos funcionários tem o Santander?

Recentemente, o Santander divulgou seu Informe de Resultados referente ao 1º trimestre de 2023. Segundo os dados do documento, o Santander conta atualmente com 53.556 funcionários. O número demonstra um crescimento em relação ao trimestre anterior (fim de 2022), quando o banco informava um total de 52.603. Ou seja, a instituição está aumentando seu quadro de funcionários.

No entanto, é de se notar que, na comparação com o 1º trimestre de 2022, a diferença no número de contratados é menor (52.995 funcionários), o que demonstra que houve ao longo do ano passado uma diminuição do quadro de funcionários.

Ainda sobre os números de 2023, o Santander destaca, no quesito diversidade e inclusão, que 31% dos seus funcionários são negros. E que, dentre os cargos de liderança, 30% deles são ocupados por mulheres.Também destaca que 79% dos funcionários realizaram treinamentos voltados para a melhoria da experiência do cliente este ano.

O investimento no desenvolvimento profissional para funcionários, além dos benefícios e promoções, fez com que o LinkedIn elegesse o Santander como a 4ª melhor empresa do Brasil para crescer profissionalmente.

Outros três bancos (Itaú, Bradesco, BB) encabeçam a lista que é seguida pelo Santander na lista de 25 empresas realizada pela rede social focada em negócios e emprego.

Como se tornar um funcionário do Santander?

Como uma empresa privada, o Santander realiza processos seletivos a partir da demanda por vagas nos seus escritórios e agências.

Para conferir as vagas com processos seletivos abertos no momento, acesse a página do Santander na plataforma Workday Jobs.

E atenção: as vagas divulgadas nesta página não se restringem aos escritórios e agências do Brasil. Você encontrará oportunidades disponíveis para as subsidiárias de outros países também, além da sede na Espanha. Então fique sempre de olho no local da vaga! A boa notícia é que você pode aplicar um filtro de local para ter acesso somente às vagas disponíveis na sua localidade.

O filtro da página também permite que você selecione em qual área deseja trabalhar.

E para além de cargos efetivos, a instituição também possui programas voltados para jovens talentos. É o caso do Programa de estágio, voltado para universitários interessados em atuar na rede comercial, atacado, finanças, riscos, tecnologia, varejo, ouvidoria, jurídico e auditoria.

E também o Programa trainee, voltado para jovens recém-graduados para as áreas de varejo e atacado. O programa abre inscrições anualmente e os selecionados passam por treinamentos, mentorias e atuam em projetos de diversas áreas.

Para saber mais sobre os programas de estágio e trainee do Santander, clique aqui.