TCC de Arquitetura e Urbanismo: veja como fazer e ideias de temas

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência em todo curso de graduação, e sua aprovação está atrelada à obtenção do título de formado. No curso de Arquitetura e Urbanismo não é diferente. O desenvolvimento do TCC é um processo complexo e trabalhoso que requer o cuidado do graduando para conquistar um resultado favorável em sua conclusão. Quer dicas de como fazer o seu? Está sem ideias de temas? Então acompanhe a leitura deste artigo e esteja mais preparado.

TCC de Arquitetura e Urbanismo

O ano do TCC pode ser entendido até como o início de uma especialização na área. É o projeto mais complexo que você terá na graduação. É por isso que requer meses de dedicação. O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de 5 anos, ou 10 semestres, e a preparação do TCC requer um ano (ou dois semestres).

Mas não pense que ficará por conta própria e desamparado durante este período. Você receberá o apoio de seu orientador semanalmente, e quanto mais organizado você for, melhor proveito conseguirá tirar destes encontros.

A elaboração do TCC é feita em etapas, distribuídas entre os dois semestres. No 1º semestre, em geral, o graduando estará voltado para a elaboração da monografia, que é a parte teórica, redigida se amparando nas referências estudadas. Este semestre, via de regra, será dedicado à definição do tema, elaboração da justificativa, metodologia e objetivo. Além disso, você deverá apresentar o local fonte de seu trabalho.

Uma das tarefas neste momento é a elaboração de um cronograma, o que permitirá ao aluno cumprir a tarefa dentro do prazo planejado. É fundamental também fazer um registro de todas as referências consultadas, desde sites visitados até livros e projetos utilizados como pesquisa.

Já o segundo semestre geralmente é dedicado à criação do projeto e do aprofundamento da sua proposta arquitetônica. Ele precisa estar relacionado à teoria desenvolvida na monografia, que servirá justamente para fundamentá-lo.

Parece complicado? Então vamos destrinchar o TCC em partes para facilitar o processo para você.

Escolha do tema

O primeiro passo antes de iniciar o TCC é a escolha do tema. Mas como fazê-lo?

Durante os quatro anos, o graduando conhece várias áreas da Arquitetura e Urbanismo, e com certeza encontra algumas que chamam mais sua atenção. O recomendado é que o graduando escolha uma área de interesse para o TCC, já que se dedicará por um ano todo em seu estudo, pesquisa e elaboração de projeto. Além do mais, ao se aprofundar nesta área, você estará mais preparado para atuar nela depois de formado.

Para escolher a área, reflita sobre as disciplinas que conheceu e estágios que executou durante a graduação e converse com os professores. Vai ser um projeto arquitetônico? Se sim, qual tipo? Comercial, institucional, residencial, de interesse social, da saúde? Algumas sugestões de áreas que podem ser de seu interesse são:

  • Conforto ambiental;
  • Arquitetura cenográfica;
  • Arquitetura bioclimática;
  • Projetos tecnológicos;
  • Paisagismo;
  • Sustentabilidade;
  • Arquitetura residencial;
  • História da arquitetura;
  • Restauração de espaços;
  • Crescimento urbano;
  • Espaços residenciais;
  • Habitação de interesse social.

Agora, dentro da área escolhida, delimite um campo mais específico para o seu projeto em particular. Para isso, é preciso fazer um ‘recorte’ da área escolhida e afunilar o campo de pesquisa. Veja alguns exemplos:

  • Arquitetura residencial para cadeirantes;
  • A importância da arquitetura da escola para o aprendizado infantil;
  • Restauração do Museu X;
  • O crescimento urbano no bairro X;
  • A formação estrutural da cidade X;
  • Arquitetura hospitalar;
  • A tecnologia em favor de um projeto arquitetônico residencial;
  • Análise urbana no bairro X;
  • Espaços residenciais para a terceira idade;
  • Sustentabilidade em um projeto residencial;
  • Implantação de ciclovias na cidade X;
  • Espaço colaborativo adaptado para mães com crianças pequenas.
veja também:
Pré-projeto de pesquisa: dicas e como fazer o seu

É importante que o local escolhido para inspirar seu projeto seja de fácil acesso. Você pode desenvolver seu projeto sobre seu bairro, cidade, sobre um terreno próximo de você ou um museu nos arredores.

Com o tema em mente, converse com um professor que poderá ser seu orientador. Escute suas sugestões e apresente os fundamentos para ter pensado em determinado tema. Buscar inspiração em estudos de caso e monografias anteriores de sua universidade também são uma boa ideia.

A escolha do tema pode começar ainda antes do quinto ano de graduação. Se você ainda não chegou lá, comece já a refletir sobre um projeto que pode se tornar tema de seu TCC.

Começando o TCC: monografia

Muitas pessoas temem o momento de redigir um trabalho que conterá dezenas de páginas, como é o caso da monografia. Até este momento, você provavelmente já foi introduzido à elaboração de trabalhos que o preparassem para o TCC.

Se você ainda está no início da graduação, uma ótima dica é buscar oportunidades de entrar para um projeto de iniciação científica. Além de fazer a diferença em seu currículo, você irá desenvolver experiência com a elaboração de um projeto. O processo poderá auxiliá-lo também na definição do tema para seu TCC.

Com o tema definido, o primeiro semestre será possivelmente dedicado à parte teórica. Todo trabalho acadêmico deve respeitar algumas normas, e a escolhida, em geral, é a da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Atente-se às orientações da faculdade para a elaboração do seu TCC e garanta que irá começar seu trabalho já dentro das exigências.

A ABNT é o pesadelo de muitos universitários, pois prevê uma série de normas em relação ao formato da monografia, como:

  • Tamanho e tipo de fonte;
  • Margem;
  • Paginação;
  • Espaçamento entre linhas;
  • Citações;
  • Referências, entre outros.

Porém, se você já vem fazendo os trabalhos da faculdade segundo as normas da ABNT, não sofrerá tanto com a elaboração da monografia. Uma dica interessante é já aplicar tais normas desde o início, e não deixar para editar todo o trabalho apenas no final.

Caso a universidade não forneça um modelo detalhado da formatação exigida, você pode consultar o nosso Guia ABNT e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Vale lembrar que é importante registrar todas as fontes de pesquisa enquanto elabora sua monografia. Mencionar a ideia de outro autor sem fazer alusão a ele é plágio e pode invalidar seu trabalho. Por isso, anote todas as suas referências e as inclua ao fim de sua monografia.

veja também:
Dedicatória de TCC: saiba como fazer e modelos prontos

Sua fonte de pesquisa pode ser, além da internet, o banco de monografia de sua universidade, estudos de caso, referências projetuais, livros de autoridades no assunto, etc.

Neste momento, você deverá também entregar seu cronograma, e ele servirá para guiá-lo. Por isso, faça uso dele durante todo o desenvolvimento do TCC e tente seguí-lo para não se atrasar.

Desenvolvimento do projeto arquitetônico

Com a monografia concluída, chegou o momento de desenvolver seu projeto arquitetônico. Lembre-se de sempre conferir se ele está de acordo com os objetivos e metodologia descritos na monografia. Caso seja necessário, não há problema algum em fazer ajustes e adaptações durante o processo. Na dúvida converse com seu orientador e siga seus direcionamentos.

Com o trabalho concluído, por fim chega o último momento temido pela maioria dos universitários: a apresentação do TCC. A avaliação será feita pelo orientador e pela banca avaliadora.

Apresentação do TCC

Um dos maiores medos que as pessoas têm é de falar em público. Se este for o seu caso, saiba que algumas dicas podem ajudá-lo a ter um excelente desempenho.

Em primeiro lugar, tenha em mente que você se dedicou um ano inteiro ao seu projeto. Portanto, este é um assunto que você já domina, e por isso não precisa temer o desconhecimento do assunto.

Um dos fatores que são gatilhos pra o nervosismo na hora de falar é a falta de preparo. Por isso, ensaie antes de apresentar seu TCC. Faça uma apresentação para seus amigos e familiares, filme e depois assista. Analise se sua fala está clara e organizada e verifique o tempo usado para a apresentação.

Ainda sobre organização, utilize recursos que auxiliem na ilustração de sua apresentação. Você pode utilizar slides, pranchas ou até montar um pequeno vídeo para complementar.

Dicas finais

O TCC é um trabalho complexo, mas desmembrá-lo em partes auxilia na conclusão sem grandes dificuldades. Comece desde cedo a pensar em um tema atrativo para você e escolha algo que seja de seu interesse, mas que também ofereça uma contribuição à sociedade.

Seja organizado, cumpra os prazos e não deixe nada para a última hora. Compareça sempre às orientações e converse com seu orientador par extrair ao máximo a ajuda necessária. Comece o trabalho já com as normas ABNT e sem deixar de lado as referências.

Seguindo estas dicas, você conseguirá um excelente resultado em seu TCC de Arquitetura e Urbanismo. Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor e seja útil para você. Compartilhe-o e continue nos acompanhando para mais artigos como este.