Normas ABNT: regras e exemplos de formatação de trabalhos acadêmicos

Se você é um aluno de graduação ou pós-graduação, muito provavelmente já teve que lidar com algum trabalho acadêmico que siga as normas ABNT, o que por vezes é uma dor de cabeça para o aluno, especialmente aqueles pouco familiarizados com programas de edição de textos como o Word.

Mas o que é a ABNT e quais são estas normas? Para entender melhor sobre o assunto, trouxemos para nossos leitores um guia de formatação para ser seguido durante a confecção de seu trabalho.

É comum que a universidade já preestabeleça os elementos necessários para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou da monografia, mas o que falta para muitos alunos é um guia passo a passo, e para isso este artigo lhe será muito útil.

Aqui, você vai conhecer:

  1. O que é a ABNT
  2. Documentos científicos de acordo com as normas ABNT
  3. Estrutura do trabalho acadêmico de acordo com a ABNT
  4. Aplicativos de formatação ABNT
  5. Normas ABNT formatação: Como faço para formatar um trabalho?
  6. Normas ABNT margens: Quais as margens da ABNT?
  7. Normas ABNT capa: como fazer uma capa e folha de rosto de acordo com a ABNT?
  8. Folha de aprovação
  9. Normas ABNT resumo
  10. Normas ABNT sumário
  11. Paginação segundo as normas ABNT
  12. Normas ABNT parágrafo: Qual o recuo de parágrafo ABNT?
  13. Normas ABNT para citação
  14. Normas ABNT conclusão
  15. Normas ABNT: referências
  16. Normas ABNT figuras, anexos, agradecimento e outros elementos opcionais
  17. Conclusão

1. O que é a ABNT

ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada sem fins lucrativos fundada em 1940 que trabalha em parceria com o governo e a sociedade para a normatização e produtos e serviços, dentre eles a padronização do registro de trabalhos científicos e acadêmicos, como é o caso dos artigos científicos publicados ou apresentados em congressos, monografias e TCCs.

Mas vale dizer que a ABNT trabalha também com certificação para que organizações como indústrias produzam, de forma padronizada e validada, uma série de bens e serviços. A ABNT trabalha junto diferentes setores, como na produção de concreto armado entre outros materiais e processos na área de engenharia civil, elétrica, no ramo alimentício, ferroviário, etc.

A ABNT tem como missão oferecer conhecimento normatizado para a produção e uso de bens e serviços de maneira sustentável e competitiva. Possui importância internacional, e é também uma das fundadoras de importantes organizações de áreas correlatas, como o International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO) e a Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN).

2. Documentos científicos de acordo com as normas ABNT

A ABNT normatiza a forma como trabalhos científicos devem ser publicados, com o objetivo de validar o trabalho e facilitar o entendimento do conteúdo científico em diferentes localidades e no tempo.

Tais regras são definidas nas NBRs, as Normas Brasileiras publicadas pela ABNT. Por exemplo, a NBR 14724 descreve as normas para a elaboração da capa, enquanto a NBR 6023 informa sobre a elaboração das referências bibliográficas. É possível consultar no site da ABNT quais normas ABNT 2018 ainda estão em vigor (ainda não houve publicações para o ano de 2019).  Mas não se preocupe, pois a seguir você conhecerá todas as regras necessárias atualizadas para a formatação de seu trabalho.

3. Estrutura do trabalho acadêmico de acordo com a ABNT

A ABNT descreve a estrutura que o trabalho acadêmico deve seguir, com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Alguns recursos são opcionais, outros obrigatórios.

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais funcionam como a introdução do trabalho, ou seja, antecedem o conteúdo principal. Veja abaixo os itens pré-textuais de uma monografia:

  • Capa (obrigatório);
  • Folha de rosto (obrigatório);
  • Errata (opcional);
  • Folha de aprovação (obrigatório);
  • Dedicatória (opcional);
  • Agradecimentos (opcional);
  • Epígrafe (opcional);
  • Resumo em português (obrigatório);
  • Resumo em língua estrangeira (obrigatório);
  • Lista de imagens (opcional);
  • Lista de tabelas (opcional);
  • Lista de abreviaturas e siglas (opcional);
  • Lista de símbolos (opcional);
  • Sumário (obrigatório)

Como falamos anteriormente, é possível que a universidade disponibilize os elementos exigidos, portanto é necessário observar tais orientações também.

Elementos textuais

Todos os elementos textuais abaixo são obrigatórios no trabalho acadêmico:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;

Elementos pós-textuais

  • Referências (obrigatório);
  • Glossário (opcional);
  • Apêndice (opcional);
  • Anexos (opcional);
  • Índice (opcional)

Além de citar quais elementos o trabalho deve conter, a ABNT também normatiza qual fonte deve ser utilizada, espaçamento, margem, paginação, entre outros itens, que também serão abordados mais a frente.

4. Aplicativos de formatação ABNT

Hoje em dia, é possível encontrar aplicativos para fazer praticamente qualquer coisa, e no mundo acadêmico não é diferente. É possível encontrar sites e apps que fazem toda a formatação do conteúdo acadêmico para as normas da ABNT. Um exemplo é o site FastFormat e o aplicativo Mettzer. O ponto negativo é que estes recursos são pagos, apesar de o Mettzer disponibilizar 7 dias grátis para quem quiser experimentá-lo.

Contudo, se você preferir formatar seu trabalho, isso é totalmente possível. Basta seguir este guia. Mãos à obra!

5. Formatação: como faço para formatar um trabalho?

Apresentaremos aqui o passo a passo para a formatação de todo o layout do trabalho segundo as normas ABNT no Word. A fonte utilizada poderá ser a Times New Roman ou Arial, e o tamanho principal da fonte deve ser 12.

Ao abrir o documento do Word, inicie o trabalho com a formatação adequada: selecione o tamanho e estilo da fonte, encontre o campo de espaçamento entre linhas e selecione o espaçamento 1,5 (como apresentado na imagem abaixo). Ao lado esquerdo, selecione a caixa “justificar”, como também representado na imagem a seguir.

Formatação Normas ABNT

A exceção para as regras apresentadas acima são nos casos de:

  • Citações longas diretas;
  • Notas de rodapé;
  • Títulos de imagens;
  • Conteúdos de gráficos

Nestes casos, a fonte deve ser de tamanho 10. Além disso, o espaçamento deverá ser simples (1,0), assim como nas referências, título, subtítulo e demais itens da folha de rosto.

6. Quais as margens da ABNT?

A respeito da margem, a orientação da ABNT é de 3 cm para as margens superior e esquerda, e 2 cm para a margem inferior e direita.

Para fazer esta edição, selecione o campo “layout da página” na parte superior da janela, clique no ícone “margens”, e a seguir em “margens personalizadas”, conforme imagem a seguir:

Normas ABNT: margens

Em seguida, podemos iniciar a confecção da capa e folha de rosto.

7. Como fazer uma capa e folha de rosto de acordo com a ABNT?

Como você viu no tópico 3, a capa e folha de rosto são elementos pré-textuais obrigatórios em um trabalho acadêmico de acordo com as normas ABNT.

Os tópicos que devem ser inclusos na capa, de acordo com as normas ABNT são:

  • Nome da instituição (opcional – verificar orientação da universidade);
  • Nome do autor;
  • Título;
  • Subtítulo (se houver);
  • Número de volumes (se houver);
  • Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
  • Ano (da entrega).
veja também:
Capa de trabalho e folha de rosto segundo a ABNT: o que você precisa saber

Não há regras para o tamanho da fonte na capa. Abaixo você confere um exemplo de como pode ser a formatação da capa e folha de rosto.

Os elementos necessários na folha de rosto são, além do nome do aluno, título e subtítulo, a natureza e objetivo do trabalho e nome do orientador.

Normas ABNT Capa

8. Folha de aprovação

O próximo elemento pré-textual obrigatório em monografias segundo a ABNT é a folha de aprovação, também chamada de ficha de aprovação. Ela pode ou não ser uma exigência para o artigo científico ou para o TCC, dependendo da instituição de ensino.

Ela contém, além dos elementos da folha de rosto, um campo para data de aprovação e nomes da banca examinadora. Ela pode também incluir um campo para a nota.

Normas ABNT Folha de Apresentação

9. Resumo

O resumo, como o nome já diz, apresenta uma síntese do trabalho e é parte muito usada para o leitor escolher acompanhar a leitura de seu trabalho e até em pesquisas acadêmicas para eleger seu artigo como referência para trabalhos posteriores.

Segundo a ABNT, o resumo deve ser objetivo e conter no máximo 500 palavras.

A norma prevê o uso de entre 150 e 500 palavras para relatórios técnico-científicos e trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações. Caso o trabalho seja destinado a publicação em periódicos, o resumo deverá ser menor, com 100 a 250 palavras.

A construção do texto deve ser discursiva, e não em tópicos. O título deve ser a palavra “RESUMO”, escrita em caixa alta, e o layout deve seguir as orientações descritas no tópico 4, sem parágrafos. Ao final, o autor do trabalho deve eleger palavras-chave que remetam ao trabalho, facilitando buscas para futuras pesquisas.

O resumo em língua estrangeira (abstract, em inglês), deve ser uma tradução exata do resumo em português, e segue a mesma formatação, em nova página:

Normas ABNT Resumo

10. Sumário

O sumário é normatizado pela NBR 6027 da ABNT. É nele que são elencados os capítulos do trabalho. A formatação do título de cada capítulo deve ser enumerada e copiada ao sumário: escrita em caixa alta, fonte tamanho 12 e em negrito. Desta forma:

1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………………………………………7

Note que a introdução iniciou-se na página 7. Mais adiante, falaremos sobre a paginação.

É possível utilizar os recursos do Word ou do editor de textos de sua escolha para fazer o sumário. Porém, será necessário completar o conteúdo do texto manualmente, além de editar a formatação e acordo com a ABNT, conforme descrição apresentada anteriormente.

Para construir o sumário no Word, inicie uma nova página após os elementos pré-textuais apresentados anteriormente. Na parte superior da tela do Word, clique em Referências, e então em Sumário, no canto esquerdo. Selecione a opção “sumário manual”. Em seguida, você verá um modelo de sumário sendo criado em sua tela. Para formatá-lo, clique em “Página inicial” no topo da página, clique com o botão direito do mouse na opção “Normal” em “Estilo”, e selecione a opção “modificar”.

Altere a fonte, tamanho e justifique, conforme explicamos no tópico 4.

Normas ABNT Sumário

Apesar de o sumário ser apresentado no começo do trabalho, ele só poderá ser devidamente preenchido após a elaboração de todo o trabalho. Por isso, é possível deixar a página preparada com o modelo, e então formatá-lo após concluir o desenvolvimento de todo o conteúdo.

11. Paginação segundo as normas ABNT

Já que estamos falando em sumário, vamos agora explicar sobre como fazer a paginação de seu trabalho. De acordo com a NBR 14724, a página deve ser contada a partir da folha de rosto, mas a numeração só poderá aparecer a partir da introdução.

Os números devem aparecer no canto superior direito da página, com espaço de 2 cm da borda direita e da borda superior.

Para numerar as páginas no Word, clique na região do cabeçalho (margem superior), e então a aba de ferramentas de cabeçalho e rodapé irá aparecer na parte superior da janela do Word.

Clique em “número de página”, em seguida em “início da página” e escolha a formatação 3. Para que a página seja corretamente contada, ou seja, para que a capa não entre na contagem, clique novamente em “número de página”, “formatar números de página” e na opção “iniciar em”, coloque o número zero.

Normas ABNT Paginação

Para que as páginas do conteúdo pré-textual não apareçam, há duas possibilidades:

  1. Na última linha da página anterior àquela que será numerada (provavelmente o sumário), clique em “Inserir” e “quebra de página”. Com o cabeçalho selecionado na primeira página a ser numerada (Introdução), clique em “vincular ao anterior” para desvincular a páginas às anteriores. Apague os números das primeiras páginas e continue com a numeração normalmente.
  2. A segunda opção é fazer a numeração e cobrir os números que você não quer que apareçam com uma caixa de textos. Para isso, siga este caminho: Inserir -> Caixa de texto -> Desenhar caixa de texto. Desenhe uma caixa sobre o número a ser escondido. Clique sobre a caixa com o botão direito do mouse e selecione a função “formatar forma”. Escolha a opção preenchimento sólido e, em seguida, clique em “cor da linha” -> “sem linha”.

12. Parágrafo: qual o recuo de parágrafo ABNT?

Para as monografias, a ABNT orienta que o recuo para o parágrafo seja de 1,25. No entanto, a regra muda quando se trata de longas citações diretas, como trataremos a seguir.

13. Normas ABNT para citação

Saber fazer citações de forma adequada é fundamental em um trabalho acadêmico. Caso contrário, o autor pode acabar sendo até processado por plágio.

De acordo com a ABNT, há normas diferentes para citações diretas e indiretas.

As citações indiretas são aquelas em que o autor cita a fonte, mas utiliza suas próprias palavras para expressar a ideia do autor consultado. Veja um exemplo:

Entretanto, para isto é necessário que haja uma visão universal do cliente com seus dados, contatos, transações e históricos, como Propõe Mazza (2009).

No caso acima, o autor do TCC descreveu o ponto de vista de outro autor, devidamente citado e cuja referência aparecerá de forma completa ao fim do trabalho. No caso de citação direta curta (até três linhas), a frase deve ser representada por aspas, e ao final, o sobrenome do autor deverá ser escrito em letra maiúscula, seguido do ano e página, como no exemplo abaixo:

“Dada a complexidade do tema, o comportamento do consumidor é, por excelência, uma área interdisciplinar que envolve conceitos e ferramentas metodológicas de diferentes áreas do conhecimento (…)” (PINHEIRO, CASTRO, et al., 2011, p. 16).

Veja que o livro citado acima contém uma expressão utilizada para representar obras de quatro autores ou mais. Para isso, é necessário citar o sobrenome dos dois primeiros, seguido pela expressão et al. As reticências entre parênteses são usadas para encerrar um trecho que, na íntegra, não se encerrou em ponto final.

veja também:
Sumário ABNT: o que colocar e como fazer o seu no Word

Já citações diretas de 4 linhas ou mais possuem formatação de fonte tamanho 10, além de recuo à esquerda de 4 a 6 cm, além de texto justificado. Veja:

Dada a complexidade do tema, o comportamento do consumidor é, por excelência, uma área interdisciplinar que envolve conceitos e ferramentas metodológicas de diferentes áreas do conhecimento, como psicologia, economia, sociologia, antropologia cultural, semiótica, demografia e história. (PINHEIRO, CASTRO, et al., 2011, p. 16).

Já a respeito das notas de rodapé, elas servem como espaço para acrescentar uma informação que não é parte essencial do tema do trabalho. Lembrando que, para utilizá-la, a fonte deve ser tamanho 10 e o espaçamento, simples. É possível também fazer citações diretas em notas de rodapé. Elas devem ser apresentadas entre aspas, independente do tamanho.

14. Conclusão

A regra de formatação da conclusão é a mesma para a introdução e desenvolvimento dos capítulos. A respeito do conteúdo, é importante que o autor encerre retomando as hipóteses e objetivos levantados no início do trabalho. Neste ponto, é possível que a hipótese tenha sido comprovada ou até refutada, ou ainda o autor pode concluir apontando para a necessidade de mias estudos na área.

15. Referências

Como falamos no início, de acordo com as normas da ABNT, é obrigatório incluir as referências consultadas para o trabalho desenvolvido.

Elas serão incluídas após a conclusão, e deverão ser registradas iniciando-se pelo sobrenome do autor em letra maiúscula, assim como na citação. As referências devem ser escritas da seguinte forma:

MAZZA, M. F.CRM: Sucessos&Insucessos. São Paulo: Ed. BRASPORT, 2009.

Em caso de livro escrito por até três autores, siga o padrão (sobrenome em letra maiúscula, iniciais dos demais nomes com ponto final) e separe-os com ponto e vírgula (;). Para livros com mais de três autores, a referência de acordo com a ABNT fica assim:

PINHEIRO, R.M. et al. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011.

Para citar artigo de periódico, a forma correta é:

<SOBRENOME>. <Título do artigo>: <Subtítulo do artigo>. <Título do periódico>, <Local>, <Volume>, <Número>, <Páginas>, <mês. Ano>.

Veja um exemplo:

LACOMBE, B. M. B.; ALBUQUERQUE, L. G. Avaliação e mensuração de resultados em gestão de pessoas: um estudo com as maiores empresas instaladas no Brasil. Revista Adm., São Paulo, v. 43, n.1, p 5-16, mar. 2008.

Teses e dissertações devem ser descritas no seguinte formato:

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e área de concentração) – Instituição, local.

Exemplo:

LEITE, N. R. P. Comprometimento e gestão de pessoas em empresas brasileiras com estruturas organizacionais remotas. 2008.270 p. Programa de Pós-Graduação em Administração. (Tese de Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

As referências podem ser digitadas manualmente, mas também podem ser registradas com o auxílio de sites próprios para este fim. Alguns exemplos gratuitos são o Menthor e o More. Este último é um site da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no qual basta realizar um cadastro para utilizar. O usuário pode selecionar sua referência de uma lista ou até incluir o material consultado no banco de dados.

Outra opção ao usuário é utilizar uma ferramenta automatizada do Word. Basta baixa a NBR 6023 e instalar no seu Word. O caminho para a instalação é: C:\ -> Arquivos de Programas (x86) -> Microsoft Office -> Office 14 – > Bibliography > Style. Cole o arquivo baixado nesta página.

Outro caminho é pressionando Windows+R, digite %APPDATA% e dê ok. Uma janela de uma pasta chamada Roaming será aberta.Clique em Microsoft -> Bibliography -> Style e cole o arquivo.

Em qualquer um dos caminhos, feche o Word e reabra. Para utilizar a norma da ABNT, clique no topo da página do Word em Referências. Em seguida, selecione a opção NBR 6023 na aba “Estilo” sobre a opção bibliografia. Clique em “inserir Citação” -> “adicionar nova fonte bibliográfica…”. Basta preencher os campos na nova janela aberta para gerar sua referência de acordo com as normas da ABNT.

16: Figuras, anexos, agradecimento e outros elementos opcionais

As seções opcionais podem ser uma exigência da instituição e ensino ou podem ser usadas por escolha do autor.

Caso seu trabalho contenha muitas figuras, é possível fazer uma lista no início com a página de cada uma. Desta forma:

Normas ABNT Lista de figuras

Como já mencionamos, a lista de figuras (ou lista de imagens) é um elemento pré-textual opcional. Todos os elementos pré-textuais, opcionais ou não, devem ser contados (exceto a capa), mas não são numerados. Além disso, todos eles devem vir antes do sumário.

As dedicatórias e os agradecimentos, caso o autor opte por fazê-los, não possuem normas específicas na ABNT, mas vale lembrar que deve ser mantido o layout (fonte, margens, espaçamento).

Já os elementos pós-textuais opcionais devem ter as páginas contadas e numeradas, como é o caso dos anexos e apêndices. Como você pode ver na ilustração abaixo, cada anexo ou apêndice deve ser apresentado em uma página, com a identificação em negrito, letra maiúscula e uma letra para classificá-lo, ao invés de números. Veja:

Normas ABNT Anexo

Como você pode ver na imagem acima, o texto deve estar centralizado e seguido de travessão com identificação do conteúdo em minúsculas.

17. Conclusão

Neste guia, você conheceu o que é a ABNT e sobre outras áreas na qual ela atua. Você conheceu também aplicativos para formatar um trabalho científico de acordo com as normas da ABNT. Aqui, apresentamos quais são os elementos presentes em um trabalho científico se acordo com estas normas, sejam eles obrigatórios ou opcionais. Mostramos qual a formatação correta de acordo com as NBRs da ABNT e ensinamos o passo a passo para aplicá-las.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sua vida acadêmica. Caso ele tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais!