Trabalhar online: dicas para começar e empresas que contratam

Acordar cedo, sair de casa correndo, enfrentar um trânsito caótico. Tudo isso só para chegar no emprego. Agora, imagine cortar todas essas coisas desagradáveis da rotina e passar direto da cama para a mesa de trabalho, com direito a um café da manhã sossegado, um tempo extra para ficar com a família e fazer as coisas que você gosta? Seria bom né? Essa é a realidade que muitos trabalhadores já desfrutam desde que passaram a trabalhar online.

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Freelancer, mais de 384 mil brasileiros atuam de modo independente, fazendo o país ocupar a sexta posição entre os países que mais possuem freelancers no mundo.

Uma modalidade de trabalho que vem sendo cada dia mais incentivada no país, especialmente após a mudança da lei trabalhista que passou a reconhecer o home office como atividade legal.  Por conta disso – e de outros fatores também – muitas empresas já contratam funcionários para trabalhar exclusivamente online e home office.

Mas você não precisa necessariamente trabalhar para uma única empresa. Pode desenvolver seu trabalho de modo autônomo, para diferentes empresas. E o melhor de tudo é que para começar a trabalhar pela internet você não precisa fazer grandes investimentos, como precisaria se fosse abrir um negócio próprio.

Se você deseja ter mais qualidade de vida, mais tempo para você e sua família, ser bem remunerado e nem precisar sair de casa, então o trabalho online foi feito para você. Acompanhe abaixo nossas dicas e descubra como trabalhar online e quais as empresas que contratam para trabalhar online:

Vantagens e benefícios de trabalhar online

Trabalhar em casa

Muitas empresas contratam para trabalhar online. Ou seja, seus funcionários realizam todo o trabalho de modo 100% remoto, de casa – ou de onde estiver. E não pense que somente os funcionários saem ganhando nessa. As empresas ganham muito também, a começar pela produtividade.

Trabalhando de casa, o funcionário tende a ser muito mais produtivo porque ele não passa por dezenas de situações estressantes que passaria se precisasse se deslocar até a empresa. Recentemente as empresas Dell e Intel divulgaram um estudo onde afirmam que 54% dos brasileiros se consideram mais produtivos e motivados ao realizar o trabalho home office.

Outro ponto importante: as empresas reduzem custo. Sem a necessidade de receber os funcionários pessoalmente, as empresas reduzem significativamente gastos com energia elétrica, água, internet e telefone. Sem contar, que não precisam custear vale transporte.

Trabalhar online também é muito sustentável do ponto de vista ecológico. Quanto mais pessoas deixam de se deslocar diariamente, menos poluição será lançada no planeta.

Esse tipo de trabalho ainda permite que você viaje o mundo sem precisar se ausentar do trabalho. Da capital paulista à Fernando de Noronha, você pode trabalhar de onde quiser. A distância geográfica não causa nenhum impedimento, desde que você tenha acesso a um computador e internet.

Empresas que contratam para trabalhar online

Gol Linhas Aéreas

A empresa área abre seleções periódicas para preenchimento de vagas de Teleoperador Home Based, que é totalmente remoto. Esse profissional atua diretamente com o atendimento ao cliente na central de reserva de passagens, ajudando a identificar a necessidade dos clientes.

A jornada de trabalho é de oito horas por dia, onde o funcionário pode escolher trabalhar de manhã, de tarde ou de noite. Para realizar o trabalho home office, a empresa exige uma estrutura adequada que inclui computador, mesa e cadeira de escritório, internet fixa e um ambiente sem ruídos. Para se candidatar a vaga, os interessados devem se cadastrar no site da empresa.

Natura

A tradicional empresa de revenda por catálogo agora também disponibiliza vagas para franqueados digitais. O trabalho exige do vendedor apenas a divulgação dos produtos. As demais etapas, como entrega e cobrança é feita diretamente pela Natura.

Para ser um franqueado digital, os interessados devem entrar no site da empresa e preencher o perfil de Empreendedor Digital. A comissão pelas vendas varia entre 20% a 25%. A pessoa precisa também atender alguns requisitos como ser maior de idade, possuir uma conta bancária própria, cartão de crédito e uma conta de e-mail.

veja também:
Conheça os atuais tipos de contrato de trabalho

Magazine Luiza

Sabia que você pode trabalhar online para o Magazine Luiza? Sim, a empresa oferece um modelo de negócios chamado Magazine Luiza Virtual. Uma opção para quem deseja ter a própria loja no ramo de móveis e eletrodomésticos.

A própria empresa oferece o site onde as vendas e o gerenciamento de produtos é feito. As comissões variam entre 4% a 12%.

PartnerHero

Multinacional atuante em vários países e com escritório no Brasil. A empresa contrata funcionários para jornada 100% home office. Porém, exige fluência no inglês.

Locaweb

Empresa brasileira que oferece soluções em tecnologia, hospedagem de sites, lojas virtuais, etc. A empresa disponibiliza vagas para profissionais de TI, webdesign, atendimento, cobrança, atualização de banco de dados, entre outros. Entre no site da empresa para obter maiores informações.

Ticket Log

A empresa oferece oportunidades para trabalho online. Suas vagas são divulgadas na rede social Linkedin.

Home Agent

Todos os funcionários dessa empresa de Call Center trabalham remotamente. Entre as empresas que utilizam seus serviços estão Natura, Ford e Estácio.

3M

A empresa já atua há quase dez anos com trabalho online. Porém, essa modalidade não é para todos os funcionários, apenas a equipe de vendas trabalha integralmente em home office.

Ideias para trabalhar online

Caso não esteja interessado em trabalhar para uma empresa específica, você pode reunir seus conhecimentos, habilidades e talentos e investir em algo próprio. Confira as ideias abaixo para começar a trabalhar online no conforto da sua casa:

1. Marketing de afiliados

Um dos trabalhos online mais procurados ultimamente é o de afiliados. Nessa modalidade de negócio online, o profissional vende um produto ou serviço de uma empresa e recebe uma comissão pela venda. O afiliado busca clientes potenciais para a empresa pelas redes sociais ou blogs e, com isso, gera vendas e engajamento do público.

2. Programador e webdesigner

Trabalhar com programação e criação de sites pode ser um bom nicho de mercado para você iniciar seu trabalho online. Mas para isso é preciso ter domínio – legitimo – na área. A demanda é grande e não costuma faltar serviço para esse tipo de atividade. Em sites como o 99Freelas é possível iniciar a carreira autônoma e pegar os primeiros trabalhos.

3. Design

Outra atividade muita valorizada atualmente e que pode ser feita totalmente online é a de design. Os trabalhos mais procurados nessa área são a produção de logotipos, material gráfico, ebooks e infográficos. Se você tem facilidade e habilidade na área pode começar a trabalhar online oferecendo esse tipo de serviço. Os mesmos sites que oferecem oportunidades para programadores também dispõe de trabalhos para design.

4. Produção de conteúdo

Com a crescente procura por conteúdos exclusivos e originais, tem surgido no mercado a necessidade de redatores e produtores de conteúdo. Dominar a escrita e a leitura são fundamentais nesse tipo de trabalho. Há sites específicos que podem ajudá-lo a conseguir os primeiros trabalhos. Vamos citá-los logo abaixo.

5. Tradução

Você tem completo domínio de outro idioma? Então pode começar a trabalhar como tradutor. A maior demanda nessa área está relacionada à língua inglesa, mas dominar um idioma como árabe, chinês ou francês pode te colocar numa situação de vantagem, já que para esse tipo de tradução o valor cobrado é mais alto.

6. Aulas online

Aulas online

Se você gosta de ensinar e tem o que ensinar pode começar dando aulas online. Pode ser aula de idiomas, música, culinária, artesanato, reforço escolar. Por meio da internet, professor e aluno possuem inúmeros recursos que enriquecem as aulas e tornam o aprendizado mais fácil e rápido.

7. Influenciador digital

Um influenciador digital é aquela pessoa que faz sucesso nas redes sociais. Os principais canais para se destacar como um influenciador são o Youtube, Facebook, Instagram ou por blogs autorais. Essas pessoas costumam reunir muitos seguidores em torno das suas ideias e propostas. E como elas conseguem renda? Com anúncios, publicidade indireta – que seriam posts patrocinados – e parcerias.

veja também:
Conheça 12 frases para evitar em uma entrevista de emprego

O único ‘porém’ desse tipo de trabalho é que o retorno financeiro não é tão rápido. É preciso muita persistência, determinação e paciência para conseguir seguidores e ir construindo uma imagem.

8. Venda de espaço publicitário online

Publicidade online

Para fazer a venda de espaços publicitários na internet ser lucrativa você precisa ter um canal – Blog, Youtube, Site – com um grande número de acessos diários. Para cada clique em um anúncio é gerado um valor que é convertido para o dono do espaço. O retorno financeiro será proporcional ao acesso que seu conteúdo tiver na internet.

Sites que podem te ajudar a começar a trabalhar online

1. WeDoLogos

A WeDoLogos é uma platoforma online que facilita o contato entre designers e pessoas interessadas em contratar um. O profissional se cadastra no site e compete com outros designers por um projeto. A arte escolhida é bonificada com o que eles chamam de “prêmio”. O designer é quem escolhe o projeto de acordo com a arte e o “prêmio”.

2. Hotmart

Este é um site que ajuda empresas e pessoas a vender ebooks, videoaulas ou outro tipo de produto / serviço digital. Lembra da possibilidade de dar aulas online? Esse tipo de site pode ajudá-lo nisso. Além de intermediar as vendas, o site faz a cobrança, entrega o produto e repassa as comissões.

O marketing de afiliados, outra atividade que pode ser exercida de modo online e que citamos acima, também é oferecida pelo site. A plataforma dispõe de um programa de afiliados para quem deseja vender produtos de terceiros. 

3. Rock Content

Para iniciar seu trabalho como redator online você pode contar com o apoio desse site. A startup é focada em estratégias de marketing de conteúdo e remunera seus redatores a cada texto produzido.

Para começar a trabalhar com eles você deve fazer sua inscrição no site da empresa e seguir as orientações. Daí em diante é só escrever.

4. Nuvemshop

Quem já tem uma ideia em mente ou um pequeno negócio e quer vender online, deve conhecer a Nuvemshop, uma plataforma de e-commerce líder da América Latina. Apresenta fácil usabilidade e, ao mesmo tempo, uma tecnologia bastante robusta. Ideal para PMEs que desejam potencializar o próprio negócio – seja de produtos ou serviços.

Dentre seus inúmeros recursos, destacam-se: mais de 40 layouts customizáveis, gerenciamento de produtos de forma massiva e associação com meios de envio (Correios, Envio Fácil, Mercado Envios etc) e de pagamento (PagSeguro, Wirecard, Paypal, Mercado Pago etc).

Oferece integração com ferramentas de marketing, como Facebook Store, Instagram Shopping e Mercado Livre, além de conteúdos educacionais gratuitos sobre comércio eletrônico e empreendedorismo na Universidade do E-commerce.

 

Há outros inúmeros sites na internet que facilitam o contato entre profissionais e quem precisa de serviços. Os mais diversos tipos de trabalho – programação, design, redação, edição de vídeo, tradução, webdesign – você encontra nesses locais. Veja abaixo mais alguns deles:

Trabalhar online, na sua casa, sem pressão ou outros fatores estressantes é ótimo. Mas não esqueça que para ter sucesso nessa empreitada, você precisa ter muito comprometimento e disciplina. Reúna todas essas informações e dicas, se organize e vá em frente.