Metodologia de pesquisa TCC: saiba como definir

Para desenvolver o seu trabalho de conclusão de curso, é necessário definir a metodologia de pesquisa  que será aplicada nele. Para isso, você precisa trabalhar com propósito, tipo de abordagem e procedimento.

Os objetivos do seu trabalho acadêmico só serão atingidos se você trabalhar com clareza os processos e os modos como eles serão executados. As informações do seu TCC precisam ser construídas em bases sólidas para transmitir a confiabilidade do seu projeto.

Muitos graduandos encontram dificuldades para definir a metodologia do TCC. Nesse artigo compilamos algumas informações que vão ajudá-lo nessa etapa. Acompanhe!

O que é a metodologia de pesquisa TCC?

Metodologia é a definição de como você vai fazer a produção da coleta de dados da sua pesquisa e como você vai fazer a análise desses dados para solucionar o problema do tema escolhido para desenvolver o seu trabalho de conclusão de curso.

É a responsável em dar direcionamento a produção de seu trabalho que deve ser aplicada em todos os tópicos do TCC. A partir do momento em que você define a metodologia que vai usar em seu projeto, ela deverá ser usada em toda a apresentação, sem sofrer distorções entre os tópicos.

Para que serve a metodologia de pesquisa TCC?

O objetivo da metodologia é descrever o tipo de pesquisa que será aplicada em seu trabalho. Por meio dela é que devem ser definidos os instrumentos e fontes para a coleta de dados.

Além disso, ela serve para indicar o procedimento para a coleta de dados que vai acompanhar o tipo de pesquisa escolhido. Por exemplo: se você optar pela pesquisa descritiva, o procedimento pode ser uma entrevista ou questionário.

Se você quer chegar a uma metodologia ideal para o seu trabalho, é necessário avaliar e escolher entre diferentes técnicas e abordagens que estejam mais adequadas ao tema proposto pelo seu TCC.

Para isso, você precisa especificar quais serão as etapas da sua pesquisa, como elas serão desenvolvidas durante a sua monografia, quais os métodos que você irá usar para aplicá-las e justificar porque você optou por eles.

Quais os tipos de metodologia e fundamentos para construir?

Você precisa deixar o seu trabalho confiável e padronizado, para isso, deverá usar a metodologia escolhida em todos os tópicos do projeto. Contudo, é preciso que você conheça a técnica, métodos e abordagens que precisam ser inseridos na sua metodologia de pesquisa.

1. Propósito

O propósito é a finalidade da sua pesquisa, o que ela pretende atingir durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Entre os tipos de propósito, você vai encontrar a exploratória, a descritiva e a explicativa.

O que você deve fazer é escolher aquele que estiver mais adequado ao tema que você vai desenvolver em seu trabalho, ou seja, deixar explícitos os procedimentos que serão empregados na sua investigação científica.

Exploratória

A pesquisa exploratória permite uma maior interação entre você e o tema que será desenvolvido, já que é um assunto pouco conhecido e explorado. Por ser bastante específica, assume a forma de um estudo de caso.

Como exemplo, um pesquisador que procura uma resposta sobre a queda de um determinado produto no mercado. Para descobrir o motivo, ele terá que se aprofundar nas hipóteses para encontrar quais as causas contribuíram para essa queda.

Descritiva

O objetivo dessa pesquisa é descrever as características de uma população, uma experiência ou um fenômeno. Estabelece uma relação entre os fatores do tema analisado. Esses fatores são a classificação, medida e/ou quantidade e todos podem sofrer alterações durante o processo.

Nesse tipo de pesquisa, o assunto já é conhecido e o seu papel será apenas de proporcionar uma nova visão sobre ele.

Explicativa

Na explicativa, a pesquisa explica a razão e o porquê dos fenômenos, já que você vai aprofundar o conhecimento explorado em seu tema. Ela está mais direcionada as ciências físicas e naturais.

Por ser baseada em métodos experimentais e aplicações práticas, sua contribuição é bastante significativa, mesmo que tenha uma margem de erro considerável.

2. Abordagem

É na abordagem que você vai definir se os dados coletados pela pesquisa serão de forma quantitativa ou qualitativa. Entenda o que é cada um deles:

Quantitativa

É a pesquisa mais comum no mercado. Seu objetivo é apontar por meio de números a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo ou população.

Em sua pesquisa quantitativa, você deve aplicar as ferramentas estatísticas, mas pode usar gráficos e tabelas para mostrar os resultados. Dessa forma, você transmite mais confiabilidade as soluções.

Qualitativa

Nessa pesquisa há um levantamento e coleta de dados sobre as motivações de um grupo que são mais subjetivos. Busca compreender e interpretar determinados comportamentos, opinião, expectativa, sentimentos, percepções, entre outros aspectos imateriais.

Não tem o intuito de obter números como resultados conforme a abordagem quantitativa, mas entender qual o caminho para a tomada de decisão correta sobre o problema do seu tema.

Caso você sinta necessidade, pode usar as duas formas de pesquisa em seu trabalho de conclusão de curso, pois há objeção de que isso não pode ser feito. Ao contrário, um pode complementar o outro.

3. Procedimentos ou técnicas

Esse deve ser o último tópico para escolher dentro do seu trabalho de conclusão de curso. Será o momento de selecionar as técnicas que você utilizará para fazer a coleta dos dados. Você precisa relacionar os procedimentos que serão aplicados durante a sua pesquisa com o objetivo de alcançar os resultados esperados. As técnicas utilizadas devem se relacionar com o propósito e com a abordagem da pesquisa.

Você precisa escolher entre os diversos métodos para a coleta de dados. Pode aplicar as entrevistas, análise documental, revisão bibliográfica, pesquisa de campo, entre outros. A técnica ideal deve ser aquela que está mais próxima ao objetivo do seu tema e com o restante da metodologia.

Após isso, você pode concluir esse tópico do seu TCC e partir para desenvolver o tema, já que a metodologia de pesquisa estará estruturada.

Entrevistas

É um diálogo entre um entrevistador e entrevistado. São formuladas perguntas para obter maiores informações da pessoa entrevistada. É uma boa técnica para usar em seu TCC, já que os dados coletados serão as informações prestadas pelo entrevistado.

Análise de documentos

Nessa técnica você poderá analisar documentalmente os sites, softwares, revistas, jornais, livros e relatórios. Poderá consultar os documentos legais para realizar uma pesquisa mais aprofundada, como leis, regulamentos, decretos, regras e normas técnicas.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo está relacionada a observação, que pode ser direta, indireta ou participativa. Ao utilizar essa técnica, o seu trabalho científico poderá obter respostas mais assertivas ao coletar informações relevantes para o problema do tema. O estudo de caso é um dos melhores exemplos da pesquisa de campo.

Revisão bibliográfica

Como item obrigatório do TCC, a fundamentação teórica é parte importante do seu projeto e não deve ficar de fora da sua pesquisa. Portanto, não pode ser tratado como uma escolha, já que é objeto de avaliação da banca.

Você precisa definir quais os autores serão utilizados no desenvolvimento do seu trabalho. Informar quais os livros que foram consultados para embasar a sua pesquisa teórica, pois é a base que sustenta qualquer pesquisa científica.

Por meio dela você saberá como o seu tema está atualmente, quais os problemas que ainda precisam ser solucionados e como os autores contribuíram para o seu desenvolvimento.

Como escrever a metodologia de pesquisa TCC?

Você pode escrever a metodologia de duas formas: como descrição geral ou como descrição específica dos experimentos.

Metodologia como descrição geral

Você pode descrever os equipamentos, amostras e processos de forma geral, sem precisar especificar como se aplicam aos experimentos, ou seja, você deve ressaltar a função delas para a pesquisa, mas não precisa colocar o passo a passo de como elas foram usadas para chegar ao objetivo.

Metodologia como descrição específica dos experimentos

Nessa metodologia cada experimento deve ser explicado com detalhes. Você deve informar como cada ferramenta foi usada para chegar ao objetivo, ou seja, precisa especificar passo a passo como foram usadas.

Modelos de metodologia TCC

Confira alguns modelos para você elaborar a sua metodologia no trabalho de conclusão de curso.

Modelo 1

O método de pesquisa utilizado é o _______, onde foram usadas as técnicas de coleta de dados, também ______. De acordo com __________ (deve-se especificar o ano e página), a pesquisa __________ não busca enumerar ou medir eventos. Ela serve para obter dados descritivos que expressam os sentidos dos fenômenos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de:1. Pesquisa bibliográfica – os conceitos analisados foram: aqui você precisa especificar quais foram as leituras usadas por você para embasar a sua pesquisa científica. Os principais autores que contribuíram com o trabalho foram: você precisa colocar o sobrenome de todos os autores e o ano entre parênteses. Como exemplo: Oliveira (2010);

2. Pesquisa de campo – especificar qual a ferramenta e a natureza usada. Deve informar a técnica usada, o que envolveu, se permitiu mensurar e testar as hipóteses.

A aplicação da entrevista aconteceu somente de forma online, através de diálogo presencial, de 10 a 20 de abril de 2017. Os entrevistados foram escolhidos conforme o seu conhecimento sobre o assunto, respeitando as delimitações geográficas. Foram feitas entrevistas nas cidades de São Paulo, Sorocaba e Campinas. As perguntas elaboradas pela Melitta foram levadas em consideração, mas houve uma preocupação em testar novas possibilidades. A entrevista, composta por perguntas exploratórias, foi aplicada em 10 pessoas.

Modelo 2

Neste capítulo iremos informar quais os métodos foram utilizados para realizar a nossa pesquisa, qual o instrumento usado para a coleta de dados, o cenário e os indivíduos participantes da investigação.Em nossa pesquisa utilizamos a abordagem __________ (tipo de abordagem), que de acordo com _____ e ______ (data):

Usamos como instrumento de coleta de dados um _________ (informar se foi questionário, entrevista e etc), com ________  perguntas(quantidade de questões). Na elaboração das perguntas, procuramos investigar o conhecimento dos graduandos em Licenciatura em Física sobre o enfoque CTS, o entendimento deles sobre um ensino de Física na abordagem CTS e de que forma os mesmos poderiam desenvolver uma aula de Física utilizando-se da abordagem CTS.

O instrumento foi aplicado a ____________ (quantidade alunos) do __________ (especificar o curso) no ano de 2017. Eles responderam o ________ (questionário ou entrevista) nas dependências da universidade.

Após a coleta de dados, as informações foram digitalizadas, depois transcritas todas as respostas e feita a identificação de cada participante.

Utilizamos a ___________ (informar o instrumento de análise de dados) (colocar o nome do autor e ano) para analisar os dados coletados.

Os conceitos analisados foram __________ (especificar a leitura usada para a pesquisa) e os principais autores que contribuíram para esse trabalho foram ________ (quais autores que você tomou como base para fazer a pesquisa).

Modelo 3

O nosso trabalho é de natureza __________ (informar o tipo de abordagem) (colocar o nome do autor e ano). A análise dos dados foi feita com a ________ (instrumento de análise de dados) (nome do autor e ano), presentes nos livros (contexto) didáticos do 6º ano, seguida da _____________ (instrumento de análise de dados).Utilizamos a ________ (entrevista, questionário etc) para fazer a coleta de dados.

Os conceitos analisados foram __________ (especificar a leitura usada para a pesquisa) e os principais autores que contribuíram para esse trabalho foram ________ (quais autores que você tomou como base para fazer a pesquisa).

Modelo 4

A pesquisa _________ (tipo de abordagem) que propomos será realizada em dois projetos de extensão da _________ (informar o local do projeto). Os dois projetos foram escolhidos por desenvolverem a divulgação científica na região e por terem como parte integrante um grupo de graduandos que atuam como monitores nas exposições.A partir de dados que foram cedidos pela coordenação desse projeto, foi possível conhecer quem são os __________ (sujeito da pesquisa) que exercem a função de monitor. Para responder à questão-problema desta pesquisa, foi realizada uma ____________ (questionário, entrevista e etc) com os sujeitos participantes. Justifica-se a escolha da _______ (questionário, entrevista, etc) mais importante que os outros instrumentos.

Os conceitos analisados foram __________ (especificar a leitura usada para a pesquisa) e os principais autores que contribuíram para esse trabalho foram ________ (quais autores que você tomou como base para fazer a pesquisa)

Por meio dessas informações, a metodologia do tcc deve ficar mais clara para você. Dessa forma, você saberá escolher quais os melhores métodos devem ser aplicados em seu projeto.