Conflitos no trabalho: dicas para gerenciar e evitar estresse entre a equipe

Quando um grupo de pessoas tem que trabalhar junto dia após dia, é normal que ocorram conflitos. Por mais que as pessoas possam parecer parecidas na sua formação, na forma como trabalham ou respondam questões nas entrevistas de emprego, isso não garante que não existiram desentendimentos no ambiente de trabalho. 

Como o conflito é inevitável, a melhor forma de lidar com isso não é tentando evitá-lo, mas entender como resolvê-lo da forma mais eficaz possível. Afinal, o conflito pode ocorrer de diversas maneiras num ambiente de trabalho: ele pode envolver toda a equipe; entre os supervisores e a equipe que gerenciam; ou até mesmo dois membros da equipe. 

Resolver conflitos é um dos grandes desafios para quem ocupa um cargo de supervisão ou gerência. Mas aprender a lidar com estas situações pode não só evitar muito estresse, mas também melhorar o desempenho da equipe.

1. Não negue a existência do conflito

Quando um conflito surgir no seu ambiente de trabalho, não o ignore. Um conflito não resolvido pode se tornar um problema de convivência muito maior no futuro. O mais rápido ele for resolvido entre as partes, menores são os seus efeitos sobre o trabalho da equipe.

Nossa dica é: esteja aberto para detectar e tomar as providências necessárias para que este momento desconfortável acabe da forma mais fácil e rápida possível.

2. Entenda a origem e as suas razões

Quando um conflito é detectado na equipe é preciso entender o que causou esta situação. A verdade é que existem muitas razões pelas quais um conflito pode se originar. Ele pode acontecer por uma falha na comunicação entre os membros da equipe, por exemplo. A escassez de recursos no escritório também pode provocar conflitos e competição entre os funcionários. A diferença de ritmo de trabalho entre funcionários também pode ser a razão para um desentendimento. Ou mesmo por uma divergência de valores ou de interesses entre indivíduos. Pode até acontecer por um choque de personalidades! 

Por isso, observe e investigue a fundo até entender o que está acontecendo e quando o conflito foi iniciado.

3. Facilite a comunicação

O diálogo é sempre a melhor forma de esclarecer dúvidas, emitir opiniões e encontrar soluções para conflitos. Um bom líder sabe utilizar a comunicação para  que a convivência entre a sua equipe seja a melhor possível. Uma comunicação clara e direta deixa os funcionários mais confortáveis em expressar suas ideias, seus sentimentos e pensamentos sobre o trabalho e sobre os problemas que estão acontecendo. Dessa forma, é possível que muitos conflitos sejam evitados antes mesmo de acontecerem! Por isso, facilite a comunicação entre a sua equipe e mantenha-se aberto para conversar e receber feedbacks. 

E por mais que e-mails possam parecer mais práticos e rápidos, dê preferência para encontros pessoais. Marque uma reunião com os envolvidos e dê espaço para que eles exponham suas frustrações e anseios sobre o que está acontecendo no escritório. Mas não permita que ninguém monopolize a conversa.

4. Saiba escutar com atenção

Escutar as frustrações ou reclamações daqueles que estão envolvidos no conflito é fundamental. Neste momento, não permita que ninguém monopolize a conversa. Utilize a ocasião para concentrar-se nos fatos e entender o que está acontecendo. Não interrompa, julgue ou aponte a culpa para ninguém.

Faça perguntas e peça para a pessoa repetir, se necessário. Tenha certeza de que você está entendendo exatamente o que a pessoa está querendo te dizer.

5. Mantenha o profissionalismo

Conflitos lidam diretamente com as nossas emoções. Como líder, o seu papel é de mediar as conversas e encontrar uma solução que seja adequada e justa para todas as partes envolvidas. 

Favorecer um lado do conflito pode implicar em novos conflitos e uma desarmonia entre a equipe toda, afetando também o desempenho dela no trabalho. Por isso, não utilize o seu relacionamento com os membros da equipe nem o seu julgamento pessoal como uma régua para solucionar os problemas que ocorrem dentro do escritório. 

Busque nas diretrizes éticas da empresa quais medidas devem ser tomadas e mantenha-se profissional. 

6. Proponha um acordo entre as partes

Para encontrar a solução de um conflito, é preciso encontrar pontos de concordância entre as partes. Mostre para as partes em conflito que elas não são opostas embora sejam diferentes em certos aspectos. Buscar um acordo demonstra não só a disposição em superar um conflito, mas também de construir um relacionamento de confiança e harmonia com a sua equipe de trabalho.

7. Tenha certeza de que resolveu todas as questões

Conflitos no ambiente de trabalho podem se comportar como bolas de neve. Se não forem totalmente resolvidos, podem se tornar mais graves e acumular mais desentendimentos e sentimentos ruins. Por isso, não deixe de observar como a sua equipe está se comportando após a resolução de um conflito. Se percebeu que algum funcionário está se sentindo desfavorecido ou chateado com o seu posicionamento, chame-o para conversar e deixe claro que não se trata de sua posição não é pessoal, mas profissional. Deixar questões abertas podem desfazer qualquer tipo de progresso atingido anteriormente. 

Esperamos que estas dicas te ajudem a resolver qualquer conflito que possa surgir no seu ambiente de trabalho. Compartilhe nosso conteúdo com mais pessoas nas suas redes sociais!