Conheça as principais diferenças entre Office e Office 365

O pacote Microsoft Office é um dos principais pacotes de ferramentas de escritório para computadores. Incluindo o editor de texto Word, as planilhas do Excel, as apresentação do PowerPoint e outras aplicações, o Office é muito utilizado por usuários domésticos e empresas.  

Atualmente, há duas formas de obter uma licença das ferramentas Office na Microsoft e elas podem deixar algumas pessoas confusas. Os dois serviços possuem diferenças e particularidades que devem ser analisadas por quem está interessado em adquirir suas licenças. Neste post, vamos mostrar quais são estas desvantagens e a todas as ferramentas que os serviços oferecem. 

A criação do pacote Microsoft Office

A criação do pacote tinha sido anunciada em 1988, por Bill Gates, cofundador da Microsoft Corporation. O lançamento só aconteceu 2 anos dois, em 1990 e  continha as três principais ferramentas do pacote: o Word, o Excel e o PowerPoint. 

Ao longo dos anos, diversas atualizações foram sendo lançadas e outras ferramentas de produtividade como: o Outlook, um cliente de email que inclui calendário, gerenciador de tarefas e catálogo de endereços eletrônicos; o OneNote, ferramenta de anotações; o Publisher, ferramenta de editoração eletrônica, com modelos de livretos, folhetos, etiquetas, cartões de visitas, cartões postais e outras opções; o Access, um  sistema de gerenciamento de banco de dados. 

Até 2012, o Office era vendido para empresas e usuários domésticos através de um pacote avulso com CD de instalação e uma licença, que poderia ser instalada nos computadores dos usuários. Nesta ano também a Microsoft anunciou o número de 1 bilhão de usuários do Office em todo o mundo.

A gigante da tecnologia alterou a forma de venda e distribuição do pacote a partir do lançamento do Office 2013. Foi criado o Office 365, uma plataforma online que reúne não só as ferramentas de escritório do Office, mas também ferramentas de colaboração como o OneDrive, o Skype, entre outros. A plataforma permite ao cliente a compra de produtos, como a versão mais recente do Office, como a assinatura de diferentes planos, que incluem outras ferramentas. 

A compra avulsa do Office

Na compra avulsa da versão mais recente do Office, o usuário terá um custo único e terá direito aos aplicativos clássicos do Office. Esses aplicativos podem ser instalados em apenas um computador (Windows ou Mac), ativados por uma chave de registro incluída no pacote. 

Na pacote Office 2019, a mais recente, o usuário pode escolher qual tipo de produto melhor se encaixa nas suas necessidades: seja para pequenas empresas, famílias e estudantes. Cada produto possui um preço diferente e garante ao usuário as ferramentas Word, Excel e PowerPoint, além de um suporte da Microsoft por 60 dias. Confira as três produtos e as suas diferenças:

Como ponto negativo, a venda avulsa do Office não dá aos usuários a versão móvel das ferramentas nem a possibilidade de instalar as atualizações que forem sendo lançadas pela empresa. Dessa maneira, se o usuário quiser ter acesso às novas versões do serviço, terá que realizar uma nova compra. 

Assinatura do Office 365

Como um serviço de assinatura, o Office 365 oferece uma série de recursos e ferramentas para os seus usuários através de uma taxa mensal ou anual. Por ser um serviço recorrente, os seus assinantes têm vantagens exclusivas em relação a quem compra o pacote avulso do Office. 

Entre as vantagens, estão as atualizações com melhorias e correções dos seus softwares; a possibilidade de instalar as ferramentas em mais de um computador e também a assinatura em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Os assinantes do Office 365 também tem acesso ilimitado ao suporte técnico da empresa e um maior espaço armazenamento na nuvem OneDrive. 

Assim como no pacote avulso, o Office 365 também possui diferentes tipos de produtos, que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades do usuário, mas com uma amplitude maior. Dessa maneira, desde famílias até grandes empresas podem realizar a assinatura deste serviço. Confira os planos e o que eles incluem:

Uso Doméstico:

  • Microsoft 365 Pessoal, inclui Word, Excell, PowerPoint, OneDrive (com 1T de armazenamento), Skype, OneNote, Access e o Publisher, com licença de utilização de 1 usuário. 
  • Microsoft 365 Family, inclui Word, Excell, PowerPoint, OneDrive (com 6T de armazenamento), Skype, OneNote, Access e o Publisher em uma licença de utilização de até 6 usuários.  

Pequenas e médias empresas:

  • Microsoft 365 Business Basic, inclui o Outlook, Exchange, OneDrive (com 1T de armazenamento por usuário), SharePoint e Microsoft Teams
  • Microsoft 365 Business Standard, inclui Word, Excell, PowerPoint, OneDrive (com 1T de armazenamento por usuário), OneNote, Access, Publisher, Outlook e Exchange
  • Microsoft 365 Business Premium, inclui Word, Excell, PowerPoint, OneDrive (com 1T de armazenamento por usuário), OneNote, Access, Publisher, Outlook, Exchange, Intune, Defender, Proteção de Informações do Azure, Área de Trabalho Virtual e Acesso Condicional.

Além disso, o Office 365 ainda possui planos de assinatura para grandes empresas, que possuem mais recursos de segurança, armazenamento e comunicação para os funcionários. 

Os planos de assinatura são mensais ou anuais para o uso doméstico. Já para empresas pequenas, médias ou grandes, o compromisso é anual.  

E o Office Online?

O Office Online é uma versão gratuita das ferramentas do Office que são disponibilizadas online para qualquer usuário que possua uma conta de e-mail da microsoft (hotmail ou outlook).  Com ele, documentos, planilhas e apresentações podem ser acessados, editados e compartilhados a partir de qualquer computador conectado à internet. No entanto, ele não possui todas as funcionalidades que os pacotes pagos oferecem aos seus clientes, o que o torna muito interessante à usuários domésticos que não utilizam funções mais específicas.

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre os diferentes serviços da Microsoft e as suas ferramentas de escritório!