É possível encontrar felicidade no trabalho?

Com a busca incessante pela realização profissional, algumas pessoas chegam a se questionar se realmente é possível ser feliz no trabalho. Com a cobrança diária por parte das empresas para apresentar o melhor desempenho, você não consegue perceber se está exercendo algo que realmente gosta ou que está trabalhando por que realmente precisa.

A realidade pessimista e negativa que o momento atual passa, influencia no clima organizacional da empresa. Neste cenário, você foca apenas no retorno financeiro e não entende que pode ter satisfação naquilo que faz.

Nesse artigo, mostraremos a você que é possível ser feliz com o seu trabalho, produzir com qualidade e colaborar com o sucesso da empresa.

Qual a importância da felicidade no trabalho?

Mulher trabalhando

É no ambiente de trabalho que você passa a maior parte do seu dia, portanto é necessário buscar o bem-estar nesse local. Contudo, essa tranquilidade é construída baseada em algumas satisfações que implicam no seu envolvimento e comprometimento organizacional. Entenda que a felicidade no trabalho não está relacionada apenas em remuneração, prêmios e outros incentivos. Estes são atrativos que ajudam, mas não deve ser o verdadeiro motivo da sua satisfação. É necessário aliar satisfação pessoal com satisfação financeira. Quer sensação melhor do que se sentir reconhecido e perceber que a empresa confia no seu trabalho?

O colaborador sente-se realizado quando percebe que contribuiu com algo significativo para a companhia. Com isso, ele consegue preservar um bom relacionamento com as pessoas e ajuda a manter um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

Quando você está feliz fazendo algo que lhe satisfaz, você tem mais facilidade em se concentrar, o que ajuda a aumentar a sua produtividade. Ao produzir melhor, você consegue trabalhar no seu horário normal, sem ter que apelar para as horas extras.

As horas extras são um dos maiores causadores de infelicidade no ambiente de trabalho, já que gera estresse para finalizar o projeto, proporciona um distanciamento da sua família e do seu momento de lazer.

Como associar felicidade com produtividade?

Não há nada que possa aumentar a sua produtividade no trabalho quando não está satisfeito com aquilo que você faz. Você pode deixar seu ambiente de trabalho mais organizado, usar ferramentas que trabalhem a sua agilidade, mas se você não estiver realizado com a sua atividade diária, as coisas não vão acontecer.

Pessoas felizes com o seu trabalho tendem a ser bem sucedidas naquilo que fazem porque conseguem produzir mais e melhor. Quando você está feliz e de bom-humor, a sua criatividade fica mais aguçada e geralmente você consegue enxergar as coisas com muito mais otimismo, facilitando na hora de produzir.

Pessoas infelizes tendem a reclamar de tudo e não conseguem encontrar solução para nada. Quando você está feliz, as coisas ficam mais claras e mais fáceis de serem resolvidas. Você consegue manter um bom relacionamento com a sua equipe, proporciona o melhor atendimento para o seu cliente e possibilita o aumento de vendas e resultados.

Muitas doenças estão relacionadas ao estado de espírito das pessoas. Quando você se permite buscar a felicidade no trabalho, há uma preocupação maior com o seu bem-estar e você passa a se cuidar mais. Você acorda disposto e afasta qualquer pensamento negativo sobre a sua vida.

A felicidade proporciona um estado de relaxamento do corpo e da mente. Isso permite que você tenha mais facilidade no aprendizado, facilita o entendimento do seu trabalho e o aumento da produtividade da sua atividade diária.

veja também:
Como se destacar no processo seletivo de estágio?

Quando você está infeliz, tende a tomar decisões precipitadas e agir por impulso, o que não é ideal. Ao escolher ser feliz no trabalho, você consegue focar melhor na sua atividade para tomar decisões bem pensadas.

Quando cometer algum erro, este não deve lhe incomodar porque você tem a capacidade de absorvê-lo com mais facilidade, corrigindo-o para não fazer novamente. Mas, é necessário utilizar algumas práticas para proporcionar a felicidade plena no seu ambiente de trabalho.

Quais as boas práticas para ser feliz no trabalho?

Para ser feliz no trabalho, seu corpo e sua mente precisam estar bem. Elas devem corresponder ao ritmo da sua rotina. Conheça algumas boas práticas para melhorar a sua saúde e lhe proporcionar felicidade naquilo que você faz.

1. Recompense o seu próprio trabalho

Sempre terá alguma atividade que você não se sente tão à vontade em fazer, mas que precisa ser feita. Nesse momento, tente estimular a sua criatividade se presenteando com algo especial para finalizar o projeto com qualidade.

2. Ouça música

Foto: Freepik

Quando você perceber que não está conseguindo produzir, coloque um fone de ouvido e deixe tocar a sua playlist favorita. A música tem o poder de melhorar o seu humor, além de proporcionar relaxamento. Dessa forma, você voltará para a sua atividade mais focado e produzirá mais.

3. Pratique a meditação

Experimente colocar um protetor auricular, fechar os olhos, respirar fundo e esquecer por um momento o que você está fazendo para se concentrar apenas em você. É um ótimo exercício para controlar as suas emoções.

4. Controle seu ânimo com a alimentação correta

Na correria do dia a dia, às vezes você esquece de se alimentar corretamente ou não teve tempo suficiente para fazê-lo. Então, procure sempre ter com você, alimentos que contêm nutrientes que controlem a sua disposição. Com isso, você não sofrerá variações de humor durante o dia e conseguirá se manter concentrado nas suas tarefas diárias.

5. Se hidrate ao beber água

Você tem conhecimento que o nosso corpo precisa de pelo menos 2 litros de água por dia para mantê-lo hidratado. Às vezes, quando o bebedouro está longe da sua sala ou você realmente esquece, esse consumo não consegue ser mantido diariamente. Portanto, leve para o escritório uma garrafa com água e abasteça sempre que precisar.

6. Mantenha o sorriso

O sorriso tem o poder de proporcionar uma sensação de bem-estar e felicidade. Ao sorrir, você contagia quem está ao seu redor e mantém um clima mais agradável.

7. Faça amigos

Foto: Freepik

Se permita conhecer os seus colegas de trabalho, pois você passa a maior parte do seu dia ao lado deles, portanto é imprescindível manter um bom relacionamento com todos. Quem sabe você não tem a oportunidade de encontrar um grande amigo?

Como a empresa pode proporcionar felicidade para seus colaboradores?

A empresa tem uma grande responsabilidade na felicidade dos seus funcionários. Algumas decisões e práticas adotadas pela companhia refletem diretamente na satisfação de seus colaboradores. Entenda como a organização pode colaborar com a sua felicidade no trabalho.

veja também:
Maquiagem para entrevista de emprego: aprenda a se maquiar da forma correta

1. Identificando e estimulando os pontos fortes dos colaboradores

A maioria das empresas quando percebe alguma deficiência nos seus colaboradores, somente enxerga a dificuldade que ele enfrenta. Não consegue visualizar que ele pode ter pontos fortes que podem ser mais bem aproveitados em outro setor da companhia.
É papel da empresa desenvolver o colaborador e contribuir para a melhoria da sua produtividade.

2. Priorizando fazer reuniões curtas

Reuniões muito longas proporcionam cansaço e os colaboradores não conseguem absorver toda a informação repassada. A empresa deve priorizar fazer reuniões curtas, dinâmicas em que todos possam interagir e se sintam parte do negócio.

3. Mantendo a comunicação clara com seus colaboradores

Dependendo do tamanho da empresa, o fluxo de informações nem sempre chega da mesma forma em todos os setores. Isso causa vários comentários, boatos e algumas situações desconfortáveis com a organização e o funcionário. A companhia deve procurar circular a informação para todos ao mesmo tempo.

Existem vários canais de comunicação que devem ser usados para facilitar o entendimento dos seus colaboradores. A empresa deve priorizar sempre a comunicação clara e direta para não ter distorções.

4. Criando uma área de lazer para os funcionários

Sala de jogos no trabalho

Como o funcionário passa a maior parte do tempo dentro da empresa, é interessante que ele possa ter acesso a uma área de lazer para interagir com os outros colegas, relaxar após o almoço, ler um livro ou assistir TV. Com isso, ele consegue voltar para o trabalho muito mais estimulado e relaxado.

5. Fazendo um planejamento de aumento salarial e distribuição dos lucros

Apesar de não ser o fator determinante para a felicidade do colaborador, valores são importantes e motivam. É fundamental que a empresa tenha um planejamento de aumento salarial e distribuição dos lucros para todos os funcionários.

6. Estimulando os talentos e treinando quem precisa

Toda empresa precisa estimular os talentos que se encontram dentro da companhia. Eles gostam de ser desafiados, mas sem precisar criar processos burocráticos. Além disso, a empresa deve organizar treinamentos específicos para os seus colaboradores. Deixá-los preparados para exercer com maestria a sua atividade.

7. Abrindo as portas para todos

O gestor de uma empresa precisa manter uma relação próxima dos seus colaboradores. Ele precisa permitir que o funcionário compartilhe as suas dificuldades pessoais e profissionais. Ao ouvi-lo, a empresa terá a oportunidade de tentar ajudá-lo.
O colaborador precisa sentir que a empresa se preocupa com ele e que tem confiança em seu trabalho. Dessa forma, ele se sentirá seguro e terá mais prazer em contribuir com o negócio da organização.

O mercado e a carreira profissional estão em constantes mudanças. Portanto, ser feliz no trabalho, não é um mito, mas deve ser uma busca constante que todo profissional deve fazer. Você está no controle da sua vida e é você quem escolhe ser feliz ou não.