Motivação no trabalho: dicas para se manter sempre motivado

Um dos maiores desafios de uma empresa e colaboradores está relacionado à motivação no trabalho. É o fator que vai determinar o sucesso profissional e os melhores resultados da organização. O mercado está em evolução constante e impulsionando as empresas a proporcionar melhores ambientes de trabalho para seus colaboradores desenvolverem as suas tarefas, pois sabem que são fatores determinantes para a motivação deles.

Os funcionários, por outro lado, estão buscando formas de se manterem motivados no trabalho. Seja optando mudar de emprego para fazer aquilo que realmente gosta, seja buscando soluções internas para a sua melhoria.

E é sobre esse assunto que trataremos em nosso artigo. Fazer você entender todo o universo da motivação tanto para empresa quanto para colaborador.

Como a empresa pode motivar seus colaboradores?

A motivação está relacionada ao nível de satisfação do colaborador a partir das condições de trabalho proporcionadas pela organização. Algumas situações são exigidas, diariamente, da empresa para motivar seus funcionários.
Uma equipe animada e engajada, afeta positivamente o clima organizacional, proporcionado maior produtividade. Com isso, os resultados da empresa melhoram. Sabendo desse fluxo, as empresas se preocupam cada vez mais em motivar os seus colaboradores. Mas como motivá-los? Elaboramos algumas dicas para fazer isso acontecer. Veja algumas delas:

1. Reconhecer o colaborador

Não se pode ignorar o trabalho bem feito do colaborador. Fazer com que o profissional se sinta importante ao realizar a sua tarefa, é fundamental para mostrar à ele que a equipe atingiu o objetivo e o quanto o seu trabalho ajudou nessa conquista.

Uma opção para o reconhecimento é bonificá-lo com algo. Como exemplo, você pode conceder um dia de folga durante a semana ou presenteá-lo com algo que ele gosta. Ao reconhecer o colaborador, você contribui para a motivação dele.

2. Proporcionar um bom ambiente de trabalho

Um ambiente agradável influencia na produtividade do colaborador e melhora os resultados da empresa. Portanto, facilite a integração e consciência do funcionário na construção de uma equipe.
A disposição dos móveis e a cor da parede da sala afetam a harmonia do ambiente. Procure optar por decorações suaves que favoreçam o desempenho de seus colaboradores e que proporcionem um ambiente melhor para toda a equipe.

3. Promover eventos não relacionados ao trabalho

Procure criar pequenos eventos sociais para promover a interação entre os colaboradores. É uma forma de manter o ambiente mais descontraído e melhorar o relacionamento interpessoal.
Organize um almoço, jantar ou happy hour fora do expediente com a proposta de falar sobre assuntos não relacionados ao trabalho. No evento é importante a presença do gestor

para mostrar que você é um colaborador como qualquer um deles. Isso permite que a equipe se sinta mais acolhida, segura e confiante no trabalho.

4. Treinar e capacitar

Um colaborador que não foi treinado adequadamente terá dificuldades em executar as suas tarefas. Isso é desanimador, pois ele pode acreditar que o problema está com ele. Por isso, a empresa precisa investir em treinamento e capacitação.

É interessante que a empresa traga profissionais de fora para ministrar alguns treinamentos ou estimular um colaborador interno que conhece bem sobre determinado assunto a compartilhar com seus colegas.

Promover uma ajuda de custo para os cursos universitários, pós-graduações, cursos de línguas, também são excelentes meios de apoiar e motivar o colaborador.

5. Possibilitar perspectiva de crescimento

Algumas pessoas precisam enxergar perspectiva de crescimento dentro da empresa. É frustrante perceber que não há possibilidades de ser promovido. A promoção é fator de motivação, não só financeiro, mas de realização profissional.

Mostre para o colaborador que o esforço dele irá destacá-lo perante aos outros. Dessa forma, ele terá a oportunidade de ter a sua carreira desenvolvida dentro da organização.

6. Ser transparente em sua comunicação

A empresa precisa ter transparência em seus objetivos. Como cobrar algo do colaborador se a organização não comunicou claramente o que queria? Não deixe o funcionário frustrado por achar que fez algo errado.

A companhia precisa manter uma comunicação que faça o colaborador se sentir mais seguro e confiante no que está fazendo. Sendo assim, ele se mostrará mais motivado porque sabe que está indo no caminho certo.

7. Dar feedbacks

Não adianta focar na motivação do funcionário sem dar feedback para ele. Todos precisam compreender quais os pontos devem ser melhorados, mas também como o trabalho deles tem contribuído para o sucesso da empresa.

veja também:
Os 11 melhores sites de emprego e suas principais vantagens

Uma pessoa que tem consciência sobre quais dificuldades atrapalham o seu desempenho, vai se esforçar para melhorar.

Quais são os benefícios da motivação no trabalho para empresa e colaborador?

Conceito de trabalho em equipe

Foto: Freepik

Quando a empresa proporciona um ambiente de trabalho motivador, o colaborador procura dar o melhor de si na execução de suas tarefas. Portanto, ele consegue produzir melhor e a organização alcança êxito em seus negócios. Todos ganham quando estão motivados. Entenda quais os benefícios que o colaborador e a empresa alcançam com a motivação no trabalho.

1. Benefícios para o colaborador

Confira alguns benefícios que o colaborador pode adquirir ao se motivar no trabalho:

2. Organização do tempo

Quando alguém se sente motivado no ambiente de trabalho tem mais facilidade para focar em suas tarefas. Torna-se mais fácil administrar o seu tempo e produzir mais.

3. Autoestima elevada

Quando o indivíduo está motivado, ele acredita na sua capacidade de executar bem uma atividade. Com isso, torna-se confiante e eleva a sua autoestima.

4. Desenvolvimento pessoal

Pessoas felizes em seu trabalho, dificilmente levam problemas para casa ou chegam estressadas. O ambiente profissional sadio proporciona disposição para o colaborador dar a devida atenção a sua vida pessoal.

5. Facilidade no relacionamento interpessoal

Pessoas motivadas tem facilidade para trabalhar em grupo porque enxerga o colega como parceiro e não como concorrente. Isso facilita para a equipe realizar projetos mais eficientes com foco em resultados.

Benefícios da motivação para empresa

A empresa também sai ganhando com colaboradores motivados. Confira os benefícios:

1. Melhora na produtividade da equipe

Colaboradores motivados melhoram a sua produtividade e proporcionam melhores resultados para a empresa.

2. Redução de custos operacionais

A motivação proporciona uma sensação de bem-estar, portanto, a possibilidade do colaborador adoecer é bem menor. Com isso, a empresa dificilmente terá custos com horas extras por esse motivo.

3. Colaboradores mais comprometidos com o propósito da empresa

O colaborador torna-se comprometido com o seu trabalho a partir do momento em que se sente motivado porque consegue perceber o quanto seu trabalho é valorizado.

4. Ambiente organizacional mais saudável

Ao promover momentos de interação entre colaboradores, eles se comunicam mais, trocam experiências e se sentem motivados a deixar o clima e o ambiente de trabalho mais saudável para todos.

Como se manter motivado no trabalho?

Equipe em reunião durante o trabalho

A motivação consegue despertar o grande potencial das pessoas, por isso elas procuram dar o melhor de si. Porém, se manter motivado no ambiente de trabalho, pode ser um grande desafio para algumas pessoas.
Reunimos algumas dicas para ajudá-lo a se manter motivado. Coloque em prática cada uma delas para observar o impacto positivo que elas podem causar em você e na sua equipe.

1. Encontre um propósito

Qual o seu propósito no trabalho? O que te impulsiona a sair todos os dias de casa para trabalhar? São perguntas que você precisa responder para saber o que te motiva. É gratificante saber que o seu trabalho faz diferença na vida de alguém ou que contribui para o sucesso da empresa. Quando você encontra esse propósito, fica mais fácil batalhar todos os dias para alcançá-lo.

2. Se identifique com o que você faz

Levantar cedo, pegar condução, enfrentar um trânsito terrível para chegar ao seu trabalho e não saber ao certo se você se identifica com o que faz, nunca vai deixá-lo motivado. Relaxe e analise se você está fazendo algo porque gosta ou porque precisa. Pessoas que são realizadas em sua carreira, encontram forças todos os dias para permanecerem motivadas.

3. Pense positivo

Viver reclamando e disparando comentários negativos não vão lhe ajudar a manter-se motivado no ambiente de trabalho. Tenha a capacidade de absorver o que é bom das situações. Olhe em sua volta ― trabalho, colegas, gestor ― de maneira positiva. Isso não quer dizer que você deve omitir quando tiver insatisfeito ou deixar de expor a sua opinião. Apenas passe a olhar os acontecimentos de outra forma.

4. Faça pausas regulares

O trabalho não pode se tornar algo cansativo para você. Trabalhar horas sem parar, além de proporcionar cansaço, pode fazer mal para a sua saúde. Permanecer sentado por horas pode prejudicar a sua coluna e a circulação.
Portanto, faça pausas para relaxar, tomar um café, conversar com os colegas ou simplesmente se distrair sem pensar no trabalho naquele momento. Dessa maneira, você voltará mais inspirado e as ideias voltam a fluir.

veja também:
Produtividade no trabalho: como render mais em menos tempo?

5. Acredite em você

As suas tarefas só serão bem executadas se você acreditar que tem capacidade para realizá-las. Acreditar em si mesmo é trabalhar melhor a sua autoestima. Pessoas com autoestima elevada, geralmente estão sempre motivadas.

6. Cultive boas relações de trabalho

Procure deixar seus problemas pessoais em casa e concentre-se em seu trabalho e proporcione um bom ambiente para todos. Seja um agente da harmonia e incentive os seus colegas. Não permita que no espaço de vocês prevaleçam as fofocas, intrigas e tudo aquilo que possa prejudicar o bom convívio entre todos.

7. Valorize momentos de lazer

Você precisa se dedicar ao trabalho, mas não 24 horas por dia. Reserve um momento para cuidar de você, procure está ao lado da sua família, faça atividades que lhe proporcionem prazer. Todo mundo precisa preservar momentos de lazer e descanso.
Ao se permitir cultivar esses momentos, você voltará ao trabalho mais motivado.

8. Estabeleça metas coerentes

Divida a sua meta principal em pequenas metas coerentes com a sua realidade. Não há nada mais frustrante do que não alcançar seu objetivo. Às vezes, você está se exigindo metas inatingíveis ou altas demais para um curto período.
Estabeleça metas que sejam coerentes com a sua realidade. É desafiante e, ao mesmo tempo motivador, batalhar para alcançá-las. O sentimento de conquista é revigorante.

9. Aceite que você pode errar

Alcançar o sucesso exige de você ultrapassar os obstáculos ao longo do caminho. Erros serão cometidos até chegar lá. Ao invés de abaixar a cabeça, use essas dificuldades como oportunidade de aprendizado.
Pessoas motivadas encontram em suas falhas, a oportunidade de crescer com elas e se tornar mais forte para continuar.

10. Peça feedbacks regularmente

Solicite ao seu gestor que aplique, regularmente, o feedback para você. Ao ser informado no que precisa melhorar, fica mais fácil de trabalhar, as suas dificuldades. Nem sempre as pessoas conseguem enxergar o que estão fazendo de errado, por isso, ouvir do seu líder faz com que você se sinta mais motivado para correr atrás.

Quando seu gestor expressa como você vem desenvolvendo o seu trabalho e o quanto está contribuindo para o sucesso da empresa, você se sente mais motivado a seguir em frente e a buscar fazer sempre o melhor. É gratificante se sentir parte do negócio.

11. Dedique tempo para aprender e se atualizar

As informações mudam diariamente, portanto, é necessário manter-se atualizado para saber o que você pode levar de novo para o seu ambiente de trabalho. Procure assistir jornais, acompanhar os acontecimentos na internet, ler livros voltados ao seu nicho de trabalho, participar de grupos que discutem sobre assuntos pertinentes às suas atividades.

Busque fazer cursos para se aprimorar ou até aprender algo novo. Invista na sua capacitação e você estará motivado para exercer o seu trabalho com competência.

12. Celebre as suas vitórias

Não há sensação mais recompensadora do que atingir cada uma de suas metas. Por isso, comemore a conquista. Tente se presentear com pequenos mimos que signifiquem algo para você. Afinal, você merece!
A motivação não é algo que está distante de você e nem deve ser o bicho de cabeças para o gestor. Basta se mostrar disposto a seguir algumas recomendações. Entenda que quando se está motivado, tudo flui melhor e você produz mais para que a empresa alcance o resultado almejado.

O artigo tem o objetivo de tornar tudo mais claro e ajudá-lo com a motivação no trabalho. Assim sendo, prepare-se! Porque agora é com você!