Pessimismo no trabalho e suas implicações

O pessimismo é a condição de enxergar o lado negativo das situações, de avaliar as coisas pelo seu aspecto menos favorável, esperar pelo pior. 80 a 90% de todo pensamento humano é, a princípio, negativo. Por isso, é fácil encontrar pessoas pessimistas ao nosso redor, inclusive no trabalho. Mas quais as consequências de ser ou ter um pessimista por perto no ambiente organizacional? E como lidar com esta situação? Acompanhe a leitura a seguir e descubra.

Pessimismo no trabalho

O ambiente de trabalho é cheio de desafios. Cobrança de metas, queda na produção, redução no quadro de funcionários, sobrecarga de tarefas… Tudo isso pode impactar de forma negativa e levar alguns colaboradores a se sentirem mais pessimistas.

O pessimismo pode ser gerado por aspectos como os citados acima, ou ainda por experiências mal sucedidas vivenciadas no passado.

Há quem seja pessimista apenas em alguns momentos ou diante de alguns desafios, mas também há pessoas que são fundamentalmente pessimistas. O pessimista costuma ter, como características:

  • Geralmente está isolado;
  • É pouco flexível;
  • Tem pouca ou nenhuma esperança;
  • É detalhista;
  • Egocêntrico.

Por sempre ver o lado negativo de tudo e por sua inflexibilidade, o pessimista acaba sendo isolado no trabalho.

Já o egocentrismo diz respeito a estar voltado para si e escutar pouco os demais. O pessimista pode ser inseguro e apenas ver o lado negativo das coisas devido à sua história de vida. Há também o pessimista de baixa autoestima, que não reconhece suas potencialidades e, assim, não acredita ser capaz de solucionar determinados problemas.

É importante, contudo, não confundir o pessimista com uma pessoa tóxica. Esta segunda age de modo a diminuir os demais, desmerecer suas conquistas e qualidades. Muitas pessoas tóxicas, inclusive, se passam por amigas para manter o controle sobre suas “vítimas”.

O pessimista não tem a intenção de prejudicar os demais. Ele simplesmente não consegue enxergar aspectos positivos de uma situação.

Você é o pessimista da equipe?

Neste ponto da leitura, pode ser que você tenha se identificado com a descrição do pessimista. E qual o problema em ser assim no trabalho?

O pessimismo pode te impedir de alcançar resultados bem-sucedidos. Afinal, se você não acredita que um resultado pode ser alcançado, provavelmente nem tenta chegar a ele.

Além disso, ser pessimista pode te impedir de enxergar as oportunidades e, por consequência, te atrapalha a crescer profissionalmente.

veja também:
Os 11 melhores sites de emprego e suas principais vantagens

Mas como lidar? Se você deseja mudar este cenário, um exercício muito simples é praticar a gratidão diariamente. Reserve um minuto do seu dia para mentalizar pelo que você é grato em sua vida e em seu trabalho. Esta é uma forma de se “obrigar” a ver algo positivo.

Outro exercício essencial para romper o pessimismo é aprender a ressignificar experiências. Ressignificar quer dizer dar um novo significado, neste caso, positivo, para uma situação. Pode parecer difícil no começo, mas depois passa a funcionar de maneira mais natural.

Aproveite e busque inspiração do otimismo dos colegas ao seu redor. Abrir-se para escutar a percepção positiva do outro pode ajudar também.

Se nada disso estiver funcionando, pergunte-se se você está onde gostaria. Em caso negativo, faça algo para mudar. A insatisfação duradoura no trabalho pode significar que está na hora de buscar novas oportunidades.

O mau humor em excesso e a intensa dificuldade de ver o lado positivo das coisas pode também ser sintoma de transtorno psicológico, como a distimia e depressão. Por isso, esteja atento às suas emoções e, se necessário, busque psicoterapia.

Como agir com pessoas pessimistas

Se você convive com um pessimista no trabalho e não sabe o que fazer, siga estas dicas:

Dê um toque no colega

Se o pessimista for uma pessoa com quem você tem um bom relacionamento, dê um toque para a pessoa. Em geral, a negatividade vai contra a vontade do indivíduo e às vezes nem é percebida. Assim, ao dar o feedback, você pode ajudá-lo.

Evite passar tempo sozinho com a pessoa

Se a negatividade do pessimista estiver lhe fazendo mal, evite passar tempo sozinho com a pessoa. Assim, você se poupa do constrangimento de ouvir a negatividade do outro e foge do risco de sofrer influência.

Tente mostrar o lado positivo

Quando o colega mostrar-se desesperançoso ou descrente diante de uma situação, rebata de forma educada com um ponto positivo ou uma saída.

Seja enfático nas respostas otimistas e evasivo nas pessimistas

Ao conversar com um pessimista, evite “dar corda” para suas falas de pessimismo. Responda de forma monossilábica e sem se estender no assunto. Por outro lado, quando ele apresentar um ponto positivo, seja enfático e mostre empolgação. Assim, você alimenta as tendências otimistas do colega.

veja também:
Brainstorming: o que é, princípios e como aplicar com sua equipe

O lado bom do pessimismo

Ser pessimista não é sempre algo ruim. Aliás, nenhum extremo é bom, nem para o otimismo. O otimismo em excesso pode dificultar a lidar com desafios e leva o indivíduo a ter menor percepção da realidade.

Além disso, acreditar que tudo vai dar certo é negar que desafios possam aparecer. Assim, ao ser pego de surpresa, será mais difícil lidar com problema.

Já o pessimismo intenso pode ser um desconforto no ambiente de trabalho. Mas nem todo pessimista é igual: por um lado, há o pessimista que usa a desculpa de que as coisas vão dar errado para “cruzar os braços” e não fazer nada.

Mas há também o pessimista que alerta sobre o que pode dar errado, o que possibilita o planejamento para lidar com tal desafio.

É muito bom conseguir ver o lado positivo das situações, mas é importante estar atento para não perder o contato com a realidade. Desta maneira, o ideal é buscar o equilíbrio e ser uma pessoa mais realista.

Como lidar com o pessimismo no trabalho

Neste artigo, você aprendeu mais sobre o pessimismo e suas implicações no trabalho. Você conheceu também que ele pode possuir diferentes níveis e pode ser influenciado por aspectos internos ou externos. Demos também dicas de como lidar com um colega pessimista e como lidar com o próprio pessimismo.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso tenha lhe ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas como estas, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.