10 ideias para ganhar dinheiro com comida e bebida

O mercado da alimentação está entre os mais lucrativos para quem busca empreender e ganhar dinheiro. No primeiro semestre de 2021, um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) mostrou um crescimento de 184,2% no setor de serviços de comida. Além disso, nos anos anteriores, esses serviços já apresentavam alta no mercado.

Se você está pensando em ter uma renda extra ou até mesmo mudar de área, confira 10 ideias para começar a ganhar dinheiro com comida e bebida!

1. Trufas e brigadeiros

Com apenas alguns ingredientes, é possível fazer trufas e brigadeiros cheios de sabor e conquistar clientes. Mas, se a venda de brigadeiros é um clássico para quem busca ganhar dinheiro com comida, a trufa completa o par perfeito. 

Assim, a nossa dica é investir em ingredientes de qualidade, com atenção especial para o chocolate. A finalização também é uma boa forma de variar e trazer mais textura e sabor para esses doces simples. O clássico granulado tem diversas opções no mercado. E além dele, é possível passar essas bolinhas em coco ralado, cacau em pó, entre outras opções. 

2. Bolos decorados

Mas para quem tem mais habilidades na cozinha e está querendo entrar de cabeça na confeitaria, os bolos decorados podem levar o seu negócio para o sucesso. Neste sentido, o trabalho se divide em duas partes: a feitura da massa e a cobertura com a decoração. O segredo é fazer uma combinação perfeita entre a apresentação e o sabor do bolo. 

Todavia, para se dar bem neste ramo, é imprescindível ficar de olho nas tendências e nas técnicas de confeitaria artística. Atualmente, os bolos marmorizados e com pintura manual são os que mais fazem sucesso!

3. Crepes

De origem europeia, os crepes se tornaram extremamente populares no Brasil através das food trucks. Assim, são muitos os apreciadores desta iguaria simples e cheia de sabor, perfeita para qualquer horário do dia.

Mas fique atento! Existem dois tipos de crepes: o suíço, cuja massa é prensada entre duas chapas de metal; e o francês, cuja massa se assemelha a uma panqueca bem fina e é feita em uma frigideira larga. Ambas recebem recheio e até mesmo caldas, mas exigem utensílios diferentes para serem feitos. 

Seja como for, ambas as formas são ótimas opções para vendas individuais ou coletivas, sendo uma atração bastante procurada para festas e outros eventos. 

4. Pães artesanais

Nos últimos anos, houve um crescimento na procura e no consumo de pães artesanais. Principalmente aqueles feitos a partir da fermentação natural. Ao passo que muitas pessoas passaram a cultivar seus próprios fermentos (também conhecidos como Sourdough, Levain, Livieto Madre, Massa Madre…) em casa.

Se você tem interesse em padaria, experimente começar uma produção própria em pequena escala. Busque e invista em farinhas de qualidade superior para tornar seus pães ainda mais saborosos. Assim, você conseguirá atrair e fidelizar cada vez mais clientes (e aumentar a sua produção).

5. Queijos artesanais

Assim como na produção de pães, cresce o interesse por produtores que utilizem técnicas artesanais tradicionais para confeccionar queijos dos mais diversos tipos. Embora exijam tempo e paciência, a produção de bons queijos artesanais prometem atrair muitos clientes. 

E vale ressaltar que cresce também a procura por queijos vegetais não somente por pessoas veganas, mas também pelos intolerantes e alérgicos à lactose. Com boas técnicas e uma variedade de ingredientes, o seu futuro negócio de sucesso pode ser uma queijaria!

6. Marmitas quentes ou congeladas

Com o dia-a-dia corrido de trabalho, às vezes falta tempo para fazer uma boa refeição saudável. Uma boa alternativa para esses momentos é a compra de uma marmita. Os negócios baseados na venda de refeições prontas em marmitas fazem muito sucesso e prometem um crescimento rápido, uma vez que a procura por alimentos saudáveis têm se mantido em alta. 

Além disso, esse tipo de negócio permite o direcionamento à diversos públicos alvo: um exemplo são as marmitas fit, low carb e vegetarianas. Outro ponto é que dá para focar na venda de marmitas quentes no horário do almoço (que pode exigir uma boa logística de entregas); ou na venda de marmitas congeladas. 

7. Pizzas artesanais pré-assadas e congeladas

E por falar em refeições congeladas, não poderíamos deixar de falar nas pizzas pré-assadas. As pizzas chegaram no Brasil no início do século passado através dos imigrantes italianos. Desde então, o gosto dos brasileiros (principalmente os residentes das grandes cidades) pela pizza é tão grande que ela ganhou até mesmo um dia no calendário nacional, o dia 10 de julho.

A pizza pré-assada congelada traz uma facilidade para os consumidores. Assim, é só tirar do congelador e colocar no forno por alguns minutos para ter uma deliciosa pizza artesanal. E o melhor: sem precisar sair de casa, esperar o delivery nem colocar a mão na massa.  

8. Delivery de bebidas alcoólicas

E o que acha de realizar entregas domiciliares de bebidas alcoólicas? Esse serviço tem sido cada vez mais procurado e atende, especialmente após a popularização dos serviços de entrega via aplicativo, como o Uber Eats, Ifood e Rappi. Desse modo, é possível atender uma grande variedade de públicos, desde eventos feitos em espaços comerciais como em festas em casa. Ou até mesmo para consumidores individuais que querem fazer alguns drinks e relaxar no fim de semana sem ter que se deslocar até um estabelecimento comercial. 

É uma boa ideia para quem quer iniciar um negócio próprio e ganhar dinheiro.

9. Cervejas artesanais

E por falar em bebidas alcoólicas, seria impossível não falar de uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo. Produzidas a partir da fermentação de cereais, principalmente os maltados, a cerveja tem um público grande e que está sempre aberto à novidades. 

Nos últimos dois anos, a produção de cervejas artesanais cresceu, com produtos de alta qualidade e cheios de sabor. A diferença está justamente em combinações de sabor diferentes, bem como na apresentação visual dos produtos. Uma ótima pedida para quem quer ganhar dinheiro trabalhando com bebidas e colocar a mão na massa!

10. Kombucha

Por fim, mas ainda falando em bebidas fermentadas: você já ouviu falar de Kombucha? Trata-se de um chá fermentado que tem suas origens na China antiga e é extremamente popular no Japão, Índia e Rússia. 

Atualmente, é uma tendência também no Brasil, especialmente pelas suas propriedades benéficas à saúde. A partir de uma colônia de bactérias e leveduras conhecida como “Scoby”, é possível iniciar uma produção de pequeno e até médio porte e comercializar essa bebida naturalmente gaseificada e cheia de sabor.