Saiba quais são as melhores faculdades de Salvador, segundo o MEC

Estudar em uma boa faculdade é essencial para ter uma boa formação e se destacar no mercado. Assim, se você deseja entrar no ensino superior, saiba que além de escolher o curso, também precisa ficar atento à instituição em que irá se formar.

E se você mora em Salvador (ou está querendo se mudar para lá), saiba que a cidade possui várias  faculdades muito bem avaliadas!

Mas dentre as dezenas de instituições presentes na cidade, como saber quais são as melhores faculdades de Salvador? A resposta quem dá é o próprio Ministério da Educação (MEC). Pois ele faz avaliações constantes e rigorosas de todas as instituições de ensino superior (IES), apontando quais oferecem excelência na formação dos seus alunos.

Quer saber mais sobre a avaliação do MEC e quais são as melhores faculdades de Salvador? Então continue lendo esse artigo!

Como o MEC avalia as melhores e as piores faculdades?

O MEC organiza as diretrizes que regem toda a política nacional relacionada à educação, desde o ensino básico até o ensino superior (em todos os seus graus). Mas não é só isso que o órgão faz. O MEC é responsável também por credenciar e avaliar as instituições de ensino, a fim de assegurar a qualidade do ensino superior no país.

Assim, a avaliação do MEC é uma das questões mais sensíveis em uma IES.  Enquanto as instituições que recebem as melhores notas ficam reconhecidas pela sua excelência, as que ficam com nota baixa são reconhecidas pela sua baixa qualidade de ensino.

Mas essa avaliação não é simples: muito pelo contrário, trata-se de um processo longo e complexo. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três índices: avaliação da instituição, dos cursos e dos alunos. A ideia é justamente realizar uma análise global da qualidade da instituição. Cada um recebe uma nota de 1 a 5. Saiba o que elas significam:

  • Notas 1 e 2: indica que a instituição não cumpre os requisitos básicos de qualidade exigidos, apresentando ensino insatisfatório. Aquelas que são avaliadas com estas notas recebem punições (como impossibilidade de receber novas matrículas) e uma série de exigências de melhorias. Caso elas não cumpram essas exigências em tempo, correm o risco de serem descredenciadas e, portanto, deixarem de funcionar.
  • Nota 3: indica que a instituição atende aos requisitos de qualidade de ensino exigidos e possui uma qualidade satisfatória.Trata-se, portanto, de uma boa instituição para se estudar.
  • Notas 4 e 5: indica que a instituição não só atende todos os requisitos de qualidade de ensino, mas está acima da média. Ou seja, trata-se das melhores instituições para fazer a sua formação superior.

CI, Conceito Institucional

O CI é indicador que avalia o desempenho da instituição através de uma visita in loco da equipe do MEC. Nela, os avaliadores verificam as instalações físicas, se eles são apropriados e possuem os equipamentos necessários para as aulas.

Além disso, os avaliadores também verificam as políticas de gestão institucional, o plano de desenvolvimento (PDI), os projetos políticos e educacionais de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão; bem como a gestão de recursos financeiros e humanos (onde investe seus recursos, qual o regime de contratação, a formação dos professores e técnicos administrativos, seu plano de carreira, etc.).

Por fazer um panorama geral da instituição, o CI é o índice mais importante para o credenciamento (ou descredenciamento) de uma faculdade pelo MEC. Por isso, é também o principal indicador a se levar em consideração na hora de escolher a faculdade que você vai estudar.

IGC, Índice Geral dos Cursos

Outro índice importantíssimo na hora de escolher uma faculdade é o IGC. Trata-se de uma nota anual que sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela mesma instituição. Para isso, é realizada uma média ponderada do Conceito Preliminar de cada curso, do conceito de avaliação dos programas de pós-graduação (feito pelo Capes) bem como a distribuição dos alunos pelos cursos da instituição.

Quais são as melhores faculdades de Salvador, de acordo com a avaliação do MEC?

Abaixo, listamos todas as faculdades de Salvador que possuem as melhores avaliações no indicador de Conceito Institucional (5 e 4).

  1. UNIFACS, Universidade Salvador, privada: CI 5, IGC 4
  2. Centro Universitário UNIFTC Salvador, privada: CI 5, IGC 4
  3. EBMSP, Escola Bahiana de Medicina Bahiana de Medicina e Saúde Pública, privada: CI 5 – IGC 4
  4. Faculdade Baiana de Direito e Gestão, privada: CI 5 – IGC 3
  5. Uninassau Salvador, Centro Universitário Maurício de Nassau de Salvador, privada: CI 5 – IGC 3
  6. IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, pública: CI 4 – IGC 4
  7. UFBA, Universidade Federal da Bahia, pública: CI 4 – IGC 4
  8. Centro Universitário de Salvador, privada: CI 4 – IGC 3
  9. UNIDOMPEDRO, Centro Universitário Dom Pedro II, privada: CI 4 – IGC 3
  10. Centro Universitário Jorge Amado, privada: CI 4 – IGC 3
  11. Centro Universitário Ruy Barbosa Wyden, privada: CI 4 – IGC 3
  12. Centro Universitário Senai CIMATEC, privada: CI 4 – IGC 3
  13. Centro Universitário Social da Bahia, privada: CI 4 – IGC 3
  14. UNIRB, Faculdade Regional da Bahia, privada: CI 4 – IGC 3
  15. Faculdade Área1 Wyden, privada: CI 4 – IGC 3
  16. FACIS, Faculdade de Ciências Contábeis, privada: CI 4 – IGC 3
  17. FGN, Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador, privada: CI 4 – IGC 3
  18. FTC Salvador, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, privada: CI 4 – IGC 3
  19. FSS, Faculdade São Salvador, privada: CI 4 – IGC 3
  20. FAVIC, Faculdade Visconde De Cairú, privada: CI 4 – IGC 3
  21. IFBAIANO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, pública: CI 4 – IGC 3
  22. OCIDEMNTE, Instituto Superior De Educação Ocidente, privada: CI 4 – IGC 3

Estudar nas melhores faculdades exige preparação!

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de Salvador, recomendamos que você pesquise mais sobre elas. Se oferecem o curso que você quer fazer, quais são as formas de ingresso, os custos envolvidos, se possuem bolsas de estudos, etc.

Depois, prepare-se! Pois, por serem consideradas instituições de excelência, exigem mais dedicação nos estudos para conseguir uma vaga. Então concentre-se nos seus estudos para tirar uma boa nota no ENEM e no vestibular e garantir o seu ingresso numa das melhores faculdades de Salvador!

E quer saber mais sobre os conceitos do MEC para as faculdades de Salvador e de todo o Brasil?