Problema de TCC: Como definir e descrever o seu

Toda pesquisa precisa partir de um problema, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil de ser feita. Para quem está iniciando o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o problema de pesquisa pode parecer meio complicado de entender e de definir. 

Por isso, antes de começar, é preciso entender o que é problema de pesquisa e como formulá-lo. No post de hoje, vamos falar sobre como escolher e definir um problema de pesquisa, da ideia até a escrita. 

Mas, o que é um problema de TCC?

Toda pesquisa acadêmica parte de um problema a ser solucionado ou uma pergunta a ser respondida. Com o TCC não poderia ser diferente. O problema é uma dificuldade, um obstáculo, uma lacuna no conhecimento ou uma contradição no seu campo de pesquisa. Um problema de pesquisa é aquele ponto que precisa ser investigado profundamente. 

Dependendo do seu curso e de como os TCCs são definidos, este problema pode ser prático e a pesquisa resultar em uma proposta de mudança; ou o problema pode ser teórico, dessa forma a sua pesquisa contribui para expansão do conhecimento na área.

Ou seja, o problema de pesquisa é o fio condutor que irá te guiar por todo o processo do TCC. 

Mas para começar a pensar em possíveis problemas de pesquisa, é preciso se apoiar em conceitos científicos e parâmetros acadêmicos. Por isso, é preciso considerar 4 requisitos básicos de um problema:

  1. Ele precisa ser claro;
  2. Ser empírico;
  3. Ser delimitado;
  4. E ser passível de solução.

Porque formular um problema para o seu TCC?

Ao definir um problema para a sua pesquisa, você define qual o objetivo geral e específico do seu trabalho. Isso faz com que todo o processo de pesquisa se torne mais eficiente. Afinal, o seu tema de pesquisa pode ser muito interessante e relevante, mas isso não é o suficiente para a elaboração de um trabalho acadêmico. Fazer uma monografia demanda muito esforço e tempo, então ter um objetivo claro sobre o tema com que se está trabalhando é muito importante. 

Outro detalhe que mostra a importância de um problema de TCC é: se você ter um norte definido, é muito mais difícil se perder no meio do caminho e fugir do tema durante a sua escrita. Dessa maneira, é mais fácil também saber o que buscar nas suas referências bibliográficas e também como construir o seu texto. Por isso, você economiza muito tempo, consegue se planejar melhor e tem menos dor de cabeça com o seu TCC. 

O problema é encontrar o problema

Para definir um problema ou um objeto de pesquisa para um TCC, é preciso primeiro escolher um tema dentro da sua área de conhecimento. Comece a observar quais assuntos mais te interessaram durante o seu curso e qual deles você gostaria de se aprofundar mais. 

Além do gosto pessoal é preciso levar também em consideração outros fatores, que estão externos a você. A sua disponibilidade de tempo para se dedicar a uma pesquisa mais aprofundada (pense quem alguns temas irão precisar de um tempo de dedicação maior do que outros); se existe uma bibliografia prévia sobre o assunto disponível para você consultar (a disponibilidade do idioma também deve ser considerada); se o tema dialoga com a especialidade do orientador que você escolheu (ou se há algum orientador que possa ajudar com este tema, caso você não tenha escolhido um ainda). 

Ao selecionar o tema da sua monografia, procure encontrar aspectos que você pode explorar. Leia relatórios, artigos e pesquisas anteriores sobre o tema, faça observações de campo se possível. 

Em uma pesquisa prática, atente-se, por exemplo, a processos que poderiam ser aprimorados em uma instituição; áreas de preocupação entre os profissionais ou ainda as dificuldades da área enfrentadas por grupos específicos na sociedade. 

Já em uma pesquisa teórica, atente-se à contradições entre as perspectivas sobre um mesmo conceito; um fenômeno que não foi estudado por certa perspectiva; ou uma situação que não foi bem compreendida. 

Como descrever o problema de TCC?

Transformar uma ideia em um problema de pesquisa pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista. Isso porque descrever um problema significa detalhá-lo de forma precisa e clara. Mas com um direcionamento, a tarefa fica menos complicada. Separamos abaixo algumas dicas para te ajudar a descrever o seu problema de TCC. 

1. Contextualize o problema

Na descrição, inicie seu texto fornecendo uma contextualização histórica do seu problema. Fale sobre quando ele surgiu; o que se sabe sobre ele; o que ele afeta; como ele foi debatido na literatura acadêmica e se houveram tentativas anteriores de resolvê-lo. 

Confira um exemplo:

A participação dos eleitores na região X tem diminuído constantemente nos últimos dez anos, em contraste com outras áreas do país. De acordo com pesquisas realizadas pelo autor Y, a participação é menor entre os menores de 25 anos e as pessoas de baixa renda. Houve algumas tentativas eficazes de envolver esses grupos em outras regiões e, nas duas últimas eleições, os partidos A e B aumentaram seus esforços de campanha na região X, mas essas intervenções ainda não tiveram nenhum efeito significativo sobre a participação.

2. Mostre porque ele é relevante

Uma pesquisa de TCC não precisa mudar o mundo ou ser extremamente inovadora. Mas ela precisa responder a uma questão: por que é relevante que este problema seja resolvido ou discutido no seu trabalho? Pense em quais as contribuições que a sua pesquisa pode fazer para a sociedade e para o tema. 

Confira um exemplo:

Foi demonstrado que a baixa participação de eleitores tem associações negativas com a coesão social e o envolvimento cívico, e está se tornando uma área de crescente preocupação em muitas democracias europeias. Quando grupos específicos de cidadãos carecem de representação política, é provável que se tornem mais excluídos ao longo do tempo, levando a uma erosão da confiança nas instituições democráticas. A solução desse problema trará benefícios práticos para a região X e contribuirá para a compreensão desse fenômeno generalizado.

3. Estabeleça os seus objetivos

Os objetivos de um TCC depende muito do tipo de pesquisa que está sendo feita e da área de conhecimento em que ele está. Um TCC não precisa obrigatoriamente encontrar uma solução para o seu problema, mas propor abordagens para compreendê-lo melhor ou enfrentá-lo. 

Neste ponto, utilize verbos no infinitivo, como explorar, investigar, contribuir, organizar, analisar, etc. 

Confira um exemplo:

O objetivo desta pesquisa é investigar estratégias eficazes de engajamento para aumentar a participação dos eleitores na região X. Ele identificará os fatores mais significativos do não voto por meio de pesquisas e entrevistas, e conduzirá experimentos para medir a eficácia de diferentes estratégias.

4. Pratique uma escrita clara e objetiva

A descrição do problema de TCC deve contextualizar o leitor, destacar a sua importância e apontar mais os objetivos que deverão ser alcançados ao longo da pesquisa. 

5. Utilize um roteiro para não se perder

Utilizar um roteiro pode te ajudar a não se perder na sua escrita. Ele pode ser utilizado também para entender quais pontos ainda precisam ser estudados para você continuar a descrever o seu problema.

Questões sobre o contexto do problema 

  • Quem o problema afeta?
  • Esse problema existe há muito tempo ou foi recém-descoberto?
  • Quais pesquisas já foram feitas sobre este problema?
  • Alguma solução já foi proposta?
  • Quais são os debates atuais sobre o problema e o que você acha que está faltando neles?

Questões específicas

  • Em que lugar, hora e/ou pessoas em particular você se concentrará?
  • Que aspectos você não será capaz de resolver?
  • Quais serão as consequências se o problema não for resolvido?
  • Quem se beneficiará com a solução do problema?

6. Busque exemplos em TCCs sobre o tema

Pesquisar e saber observar como os autores da sua área constroem os seus próprios textos é muito importante para um trabalho acadêmico. Busque trabalhos na biblioteca da sua universidade, em plataformas e revistas acadêmicas online.

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre problemas de TCC e que você consiga definir o seu com mais calma e propriedade! Compartilhe nossos conteúdos com seus amigos que também estão passando por essa fase.