Objetivo TCC: saiba o que é, quais são os tipos e como escrever o seu

Existem alguns elementos obrigatórios em um TCC, que são extremamente importantes para o desenvolvimento da pesquisa. E que, por isso, não podem ser ignorados ou deixados para depois. Um desses elementos é o objetivo.  

Definir os objetivos de um TCC é uma tarefa mais difícil do que parece. Embora seja uma parte muito pequena do trabalho, os objetivos influenciam o trabalho todo, desde a introdução até a conclusão. 

Além disso, existem diversos detalhes para ficar atento ao escrever os seus objetivos. É por isso que, neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre o que é o objetivo no TCC e como escrevê-lo. Confira!

O que é o objetivo no TCC?

Quando procuramos no dicionário a palavra “Objetivo”, encontramos como “Propósito”, “Meta”, “Alvo”, “Intenção” e “Finalidade”. Ou seja, um objetivo é aquilo que desejamos alcançar a partir das nossas ações. 

Ao iniciar um TCC, definir o objetivo está entre as primeiras e mais importantes tarefas a serem cumpridas. Isso porque não é possível realizar e escrever uma pesquisa sem objetivos claros para a investigação. Da mesma forma que não é possível prosseguir sem um tema delimitado. Sem esses elementos a pesquisa simplesmente não tem como prosseguir e obter sucesso. 

O objetivo, portanto, guia todo o planejamento e desenvolvimento do TCC. Seja na escolha do referencial teórico, com também na escolha dos métodos empregados de coleta e análise de dados. 

Quais são os tipos de objetivo em um TCC?

Objetivo Geral

O objetivo geral é aquele que apresenta a ideia central do trabalho que se está desenvolvendo. Dessa forma, o objetivo geral tem uma visão ampla sobre o estudo. Relaciona-se diretamente com o problema que a pesquisa tenta resolver e as hipóteses que podem solucioná-lo. 

Assim, se tivéssemos que reduzir o objetivo geral a uma pergunta, seria: O que?. Ou seja, o que o estudo quer realizar? Essa pergunta não precisa de uma resposta longa. Na verdade, é possível definir o objetivo geral de um TCC em apenas uma frase. Mas se for necessário, não tem problema escrever um pouco a mais, desde que não ultrapasse um parágrafo do texto.

Por exemplo, na monografia “Manejo Adaptativo e Apropriação de Sistemas Agroflorestais por Agricultores Através do Monitoramento Participativo” apresenta o seguinte objetivo geral:

Objetivos Específicos

Não é possível descrever os objetivos específicos de um trabalho sem que o objetivo geral esteja bem definido. Pois os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral da pesquisa. Se reduzíssemos a uma pergunta, seria: Como?. Ou seja, como será possível alcançar o objetivo geral da pesquisa? 

Nesse sentido, os objetivos específicos não podem se resumir a uma frase ou um só desdobramento, por isso mesmo que falamos já no plural. A forma mais comum de definir os objetivos específicos é através de uma lista de ações, iniciadas a partir de um verbo no infinitivo. 

Existem três tipos de objetivos específicos:

  1. Exploratório, que busca levantar informações sobre fenômeno ou evento estudado;
  2. Descritivo, que descreve e caracteriza o fenômeno ou evento estudado; e
  3. Explicativo, que identifica e analisa os fatores que permitem a ocorrência daquele fenômeno ou evento estudado.

Em geral, combina-se o objetivo específico com o tipo de pesquisa que se deseja realizar. Mas isso não significa que todos os objetivos específicos precisam ser somente de um tipo. Na verdade, é possível utilizar os três tipos em uma pesquisa, mas os métodos usados nela precisam estar de acordo com eles.

Você lembra do exemplo de objetivo geral que apresentamos acima? Confira como ficaram os objetivos específicos da mesma pesquisa:

 

A influência dos objetivos no título do TCC

Como podemos ver, é impossível elaborar e escrever um bom trabalho de pesquisa sem objetivos claros e bem definidos. O objetivo guia o trabalho e, por isso, tem influência em todas as partes de um TCC. Inclusive no título. 

A titulação de um trabalho de pesquisa não é tão simples para boa parte dos alunos. É comum, inclusive, que os alunos sintam dificuldade em dar um título para os seus trabalhos ao criarem seus projetos. Deixando essa tarefa para o último momento, quando finalizam o TCC. 

Segundo Lakatos & Marconi, em “Fundamentos da Metodologia Científica”, o título sintetiza o conteúdo da pesquisa. E, por isso, ele “emana dos objetivos gerais e específicos, quase como uma ‘síntese’ dos mesmos”. Mas, quando a pesquisa contar com um título e um subtítulo, o título pode ser mais abrangente, desde que o subtítulo caracterize os objetivos do trabalho. 

Por exemplo, confira quais são os objetivos do seguinte TCC:

Agora, confira o título escolhido para o trabalho:

O que a ABNT fala sobre o objetivo?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não define de que forma o objetivo de uma pesquisa acadêmica deve aparecer no trabalho escrito. Mas, de acordo com a NBR 14724, os objetivos da pesquisa, assim como a delimitação do tema devem aparecer no texto de introdução.  

Portanto, fica a critério do estudante decidir de que forma prefere apresentar os objetivos do seu TCC. Alguns preferem manter tanto o objetivo geral quanto os específicos diretamente no texto, sem fazer qualquer tipo de divisão. Outros, preferem dividir os dois objetivos em um subtópico, separando-a do texto principal da Introdução. 

Acima, você pode conferir exemplos de objetivos divididos como um subtópico da introdução. Agora confira um exemplo de objetivo escrito diretamente no texto:

Como escrever os objetivos do seu TCC

1. Seja objetivo e sucinto

Ao escrever os seus objetivos gerais e específicos não esqueça de ser, justamente, objetivo. Uma frase bem construída já dá conta de passar a informação necessária para o leitor. Por isso, evite se alongar no assunto.

2. Transforma sua pergunta-problema em uma afirmação

Como falamos anteriormente, o objetivo geral tem relação direta com o problema da pesquisa, ou seja, aquele evento ou fenômeno que quer se investigar. Uma boa forma de elaborar seu objetivo é, então, transformar a pergunta do problema de pesquisa em uma afirmação. 

Assim, não se preocupe se a escrita do seu objetivo geral for muito semelhante à do problema. Isso é bastante comum e não é visto com maus olhos pelos avaliadores. Só tome cuidado para não repetir a mesma construção. Lembre-se que o problema se coloca como uma pergunta e o objetivo como uma afirmação!

3. Demonstre suas intenções com verbos apropriados

A melhor maneira de escrever seus objetivos é iniciando a frase com um verbo no infinitivo. Ou seja, aqueles terminados em -ar, -er e -ir. 

Utiliza-se verbos no infinitivo pois determinam uma ação clara, sem marcação de tempo ou de modo. E também porque são de fácil compreensão. Dessa forma, não deixam dúvida para o leitor sobre as intenções dos objetivos. 

Conhecer uma boa variedade de verbos, portanto, é fundamental para passar a ideia correta para o leitor. Eles irão te ajudar a elaborar suas frases com mais clareza e exatidão. Mas, quando se trata dos objetivos específicos, o ideal é não repetir verbos. Pensando nisso, trouxemos uma lista de verbos bastante utilizados em objetivos de TCC. Confira:

Verbos de conhecimento

Adquirir – Associar – Calcular – Citar – Classificar – Definir – Descrever – Distinguir – Enumerar – Especificar – Estabelecer – Exemplificar – Expressar – Identificar – Indicar – Medir – Mostrar – Nomear – Ordenar – Reconhecer – Recordar – Registrar – Relacionar – Relatar – Reproduzir – Selecionar.

Verbos de Compreensão

Concluir – Deduzir – Demonstrar – Descrever – Determinar – Diferenciar – Discutir – Exemplificar – Expressar – Esboçar – Explicar – Exprimir – Extrapolar – Identificar – Ilustrar – Interpolar – Interpretar – Localizar – Modificar – Narrar – Preparar – Relatar – Reelaborar – Reordenar – Reorganizar – Representar – Revisar – Sumarizar – Transformar – Transmitir.

Verbos de Aplicação

Aplicar – Classificar – Derrotar – Desenvolver – Esboçar – Empregar – Escolher – Estruturar – Ilustrar – Interpretar – Modificar – Operar – Organizar – Praticar – Relacionar – Reestruturar – Selecionar – Traçar – Transferir – Usar.

Verbos de Análise

Analisar – Classificar – Categorizar – Combinar – Comparar – Comprovar – Criticar – Deduzir  – Diferenciar  – Discutir – Debater – Detectar – Descobrir – Discriminar – Examinar – Experimentar – Identificar – Investigar – Selecionar – Subdividir.

Verbos de Síntese

Combinar – Comunicar – Compilar – Compor – Coordenar – Criar – Comprovar – Desenvolver – Dirigir – Documentar – Especificar – Explicar – Esquematizar – Formular – Modificar-  Organizar – Planejar-  Produzir – Propor – Relacionar – Relatar – Reescrever – Reconstruir – Sintetizar.

Verbos de Avaliação 

Avaliar – Concluir – Contrastar – Criticar – Considerar – Escolher – Interpretar – Justificar  – Padronizar – Precisar – Relacionar – Selecionar – Validar – Valorizar.

4. Não deixe frases soltas

Não é por acaso que os objetivos são apresentados durante a introdução da pesquisa. Os objetivos sempre precisam ser contextualizados, ou seja, precisam de um porque, que é justamente apresentado na introdução através da delimitação do tema, do problema de pesquisa e da justificativa do TCC. São esses três elementos que dão suporte para que o leitor entenda os objetivos do seu trabalho. 

Assim, quando formular seus objetivos, não deixe de reler a sua introdução completa com atenção, verificando se todos os aspectos abordados estão contextualizados. 

 

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre como escrever os objetivos dos seu TCC com este artigo! Continue acompanhando nosso site para mais conteúdos sobre trabalhos acadêmicos e carreira.