41 profissões do futuro que já existem ou podem surgir em breve

O Fórum Econômico Mundial divulgou, por meio do relatório ‘Future of Jobs’, quais as perspectivas para o mercado de trabalho no futuro. O documento afirma que até 2020 cerca de 5 milhões de postos de trabalho serão perdidos para a automação. Profissões que eram tidas como certas e seguras, como as administrativas e jurídicas, poderão sofrer fortes abalos com o avanço tecnológico.

Mas o que aparenta ser uma previsão apocalíptica do mercado de trabalho, na verdade, é só mais uma adaptação dos rumos profissionais. Ou você acha que profissões como gerente de mídias sociais ou médico geneticista existiam no tempo dos nossos avós?

Por isso, fazer previsões e imaginar como o estará o mercado de trabalho daqui a quinze ou vinte anos é muito importante para os estudantes de hoje. Os avanços tecnológicos e as mudanças no estilo de vida impactam a relação de consumo, as empresas e os profissionais. Não tem como fugir das mudanças e quem não acompanhar a maré vai ficar para trás.

Mas como saber em qual carreira ou profissão investir? As áreas com maior índice de empregabilidade no futuro são aquelas relacionadas ao cuidado e desenvolvimento pessoal, como as da saúde e educação, as que envolvem sustentabilidade e meio-ambiente e as voltadas à tecnologia e conectividade,especialmente quando envolvem as relações interpessoais. Portanto, o que o mercado irá exigir de seus futuros profissionais é um novo olhar e o desenvolvimento de novas habilidades.

Ficou curioso em saber como será esse futuro? Preparamos uma lista com algumas das profissões do futuro, divididas pelas áreas de atuação. Algumas delas são evoluções do que já existe hoje, outras beiram a bizarrice, mas no futuro podem até fazer sentido. Confira:

Cuidados e desenvolvimento pessoal

1. Engenheiro hospitalar

Inovação e Tecnologia caminham lado a lado com a medicina e a saúde. Por isso, profissionais altamente capacitados para lidar com equipamentos hospitalares serão muito solicitados no futuro.

2. Bioinformacionista

Esse será o profissional ligado à técnicas de produção de medicamentos que mesclam informações genéticas com técnicas clinicas. Um cientista a serviço da população.

3. Técnico em telemedicina

O técnico em telemedicina é o profissional que integra uma equipe médica de diagnóstico e tratamento à distância. Uma alternativa muito eficaz para suprir a demanda por profissionais, especialmente nas áreas mais remotas do país.

4. Conselheiro de aposentadoria

O aumento da expectativa de vida fará surgir no mercado de trabalho profissionais que auxiliem as pessoas a planejarem a aposentadoria. Com conhecimentos em contabilidade, finanças e gestão de carreira, o conselheiro será responsável por traçar um plano de aposentadoria que contemple tanto o aspecto financeiro quanto aqueles ligados à saúde. Esse profissional também auxiliará seus clientes a planejarem uma nova ocupação pós-aposentadoria.

5. Gestor de qualidade de vida

A preocupação com a qualidade de vida no trabalho já existe nas empresas atualmente. Mas no futuro estará ainda mais em evidência. Para atender essa nova demanda do mercado, o setor de recursos humanos precisará contar com um Gestor de Qualidade de Vida. Um profissional dedicado a mapear riscos de problemas de saúde que os funcionários possam desenvolver e contribuir com melhorias no ambiente de trabalho.

6. Coordenador para o desenvolvimento do conhecimento

Esse profissional também estará presente nas corporações. O foco dessa profissão será oferecer aconselhamentos de educação continuada aos funcionários. Será responsável por indicar cursos, leituras e viagens que contemplem tanto a educação formal quanto a educação complementar. Esse profissional vem para suprir a necessidade de manter funcionários sempre atualizados em sua área de atuação.

7. Geomicrobiologista

O papel do geomicrobiologista será incorporar as micro características positivas de bactérias e micro organismos na rotina da indústria e de setores como a medicina, nutrição e bem-estar.

8. Condutor de drones

No futuro, guias de drones serão profissionais muito requisitados. A demanda por drones (aviões não tripulados) em áreas como varejo, correios, segurança e monitoramento certamente precisará de pessoal qualificado para a função.

9. Conselheiro pessoal de compras alimentares

Os consultores alimentares serão aqueles profissionais que ajudarão outras pessoas a adequar a alimentação mediante sua necessidade profissional e estrutura de DNA. Resultado de um futuro cada vez mais comprometido com a saúde e o bem estar.

10. Conselheiro de produtividade

A preocupação em melhorar a produtividade combinada à saúde, bem-estar, gestão de tempo e aconselhamento de carreira impulsionarão a carreira desse novo profissional.

11. Tutor de curiosidade

Esse profissional será aquele que irá contrariar os modelos atuais de ensino que focam em situações de pré-definidas e não exploram o campo das possibilidades. Será um conselheiro para fornecer inspiração, conteúdo e despertar a curiosidade. Característica muito importante para todos aqueles que desejarem estar acima das máquinas.

12. Especulador de moedas alternativas

As moedas virtuais, como o Bitcoin, estão se tornando uma realidade e no futuro devem ganhar força. Para os que desejarem investir nesse novo nicho de mercado podem conquistar uma boa oportunidade.

13. Administrador de morte digital

Profissional que cria, administra ou elimina dados após a morte de alguém, ajustando ou mantendo sua presença no universo digital.

14. Arquivista pessoal

Organizar, catalogar e dar um sentido aos conteúdos pessoais. Essa será a função do arquivista pessoal, um profissional especializado em organizar arquivos pessoais.

15. Especialista em desintoxicação digital

Pode soar estranho nos dias de hoje, mas no futuro a demanda por esse profissional tende a surgir. Ele ajudará pessoas a se desintoxicarem do mundo virtual e viver uma vida mais saudável.

16. Especialista em crowdfunding

Profissional capacitado para promover e obter fundos para projetos de financiamento coletivo. Uma tendência que aumenta a cada dia.

17. Consultor de novas habilidades

Será função desse profissional ajudar seus clientes a desenvolver e adquirir novas habilidades para ocupar cargos inéditos nas empresas.

18. Professor online

Com o crescimento do ensino à distância, a demanda por professores que atuem nas plataformas online também cresce. Nos próximos anos, as salas de aulas virtuais serão cada vez mais comum. Com uma capacidade de alcance muito maior do que uma escola física, as plataformas de ensino online possibilitam ganhos muito maiores para esses profissionais.

Sustentabilidade e meio-ambiente

19. Gestor de ecorrelações

Esse profissional mediará as relações de sustentabilidade da empresa. Conhecimentos técnicos ambientais juntamente com conhecimento da legislação ambiental e boa comunicação farão um bom gestor de ecorrelações.

20. Gestor de resíduos

A função desse profissional será o de dar o direcionamento correto dos resíduos industriais e o de transformar esse mesmo lixo em fonte de renda para a comunidade.

21. Engenheiro ambiental

A profissão já existe e tende a crescer significativamente nos próximos anos, dada a importância de ações e politicas voltadas à preservação do meio-ambiente.

22. Gestor de posto de combustível de hidrogênio

Com a busca constante por energias alternativas e o investimento para que elas se tornem reais no dia a dia da população, será necessário um profissional que administre a distribuição desse recurso. Caberá a esse novo gestor incorporar as novas formas de energia mantendo o equilíbrio entre petróleo e hidrogênio.

23. Controlador de nuvens

Profissional responsável por mapear e antecipar alterações atmosféricas propondo a melhor estratégia para ajustar a realidade empresarial ao clima em áreas como aviação e agricultura, por exemplo.

24. Reciclador de urânio

Com o emprego de técnicas sustentáveis, o Reciclador de Urânio converte o desperdício do material em energia possível de ser reaproveitada em cidades e projetos de infraestrutura.

25. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

Pensar em alternativas que agridam cada vez menos o meio ambiente é o desafio da próxima geração de profissionais ligados à sustentabilidade.

Tecnologia e conectividade

26. Gestor de trendsinnovation

Este profissional será o responsável por um novo departamento que em breve estará em todas as empresas: departamento de tendências e inovações. Atualmente quem gerencia a área de inovação é o setor de marketing. No futuro (próximo) o gestor de trendsinnovation terá como missão buscar novas formas de fazer as coisas com o objetivo de reduzir custos e tornar os processos mais eficientes.

27. Gestor de marketing para e-commerce

O setor de e-commerce cresce a cada dia, impulsionado pela melhoria constante na facilidade da compra e na segurança nas transações. Com isso, as vagas de emprego na área aumentam, especialmente aquelas ligadas ao marketing.

28. Gestor de comunidades digitais

O papel de um Gestor de Comunidades Digitais é fazer a comunicação com consumidores em redes sociais, fóruns e blogs, medindo as tendências de consumo e controlando as criticas à empresa. Também será de função desse profissional analisar o posicionamento da marca, monitorar a concorrência, além de identificar as oportunidades de negócio. O cargo já existe, mas deve ganhar muito destaque em breve.

29. Especialista em cloud computing

A área de Tecnologia da Informação deve crescer significativamente nos próximos anos e a figura de um especialista em cloud computing é facilitar o acesso às informações por meio da armazenagem de dados em nuvem. Este profissional irá garantir a agilidade e disponibilidade de acesso à conteúdo onde quer que a pessoa esteja.

30. Gestor de Big Data

Lidar com o grande volume de informações que circula pela internet é um desafio. Cabe ao Gestor de Big Data armazenar, identificar e analisar o conteúdo das informações e direcioná-lo para os diferentes departamentos da empresa.

31. Engenheiro mecatrônico

Profissional dedicado a conectar máquinas entre si para melhorar a vida das pessoas. Programação, cálculo e gestão de ferramentas complexas com atuação em tempo real são requisitos para atuar nessa área.

32. Arquiteto digital

Os arquitetos do futuro poderão atuar de forma totalmente diferente da atual. Virtualização, Tridimensionalidade e Tempo Real influenciarão o modo de construção das estruturas.

33. Consultor de design e segurança de avatares

Esse profissional permitirá à pessoas e empresas a exposição segura na internet.  Para tanto, muitos recorrem ao uso de identidades virtuais (avatares) em vez de identidades reais conhecidas. Esses especialistas estarão no mercado para fazer a ponte entre o mundo real e o mundo virtual.

34. Mecânico de robôs pessoais

O uso de robôs para cumprir o papel de profissionais como faxineiros, seguranças, motoristas e babás crescerá nos próximos anos. Com isso, abre-se um novo campo de trabalho: o de mecânico de robôs pessoais.

35. Profissional 3D

Este é o profissional especializado em impressão 3D. Ele oferece, por meio dessa nova tecnologia, tudo o que uma pessoa pode precisar: roupa, alimentos, medicamentos ou peças de decoração.

36. Desenvolvedores de softwares

Já existem, mas serão cada vez mais importantes no futuro. São eles os responsáveis pela criação de novos sistemas que automatizam os processos.

37. Especialistas em experiência de usuário/cliente

Também conhecido como Customer Sucess ou, na tradução literal, Sucesso do Cliente. Essa profissão é responsável por garantir que o cliente tenha toda assessoria necessária na hora de contratar algum produto ou serviço e, também, toda assistência no pós-venda. Esses profissionais já são bem comuns no ambiente online, nos e-commerces, mas devem migrar para a experiência real em breve.

38. Digital influencers

Esses são os profissionais que vivem de produzir conteúdo para internet. Já existem e vão continuar no futuro.

39. Assessor de digital influencers

Esses profissionais cuidam da carreira e da imagem dos produtores de conteúdo para internet.  O número de assessores acompanhará o crescimento dos Digital Influencers.

40. Segurança da informação

Muito importante para empresas e instituições públicas, o profissional responsável por cuidar da segurança de dados será muito valorizado.

41. Desenvolvedor de dispositivos wearables

Traduzindo livremente “weareable” significa “vestível”. Então, um Desenvolvedor de Dispositivos Wearables produz óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia com o intuito de facilitar a vida das pessoas. Nos próximos anos esses profissionais serão muito requisitados. Contudo, para esse tipo de função é necessário investir em conhecimentos específicos e possuir espirito inovador.

Perceba que entre as profissões citadas, todas envolvem algum nível de criatividade, inteligência e sensibilidade. Servem, especialmente, para criar relações ou estabelecer formas mais humanizadas de vida, seja com outras pessoas seja com o planeta.

Por isso é importante direcionar seu rumo profissional para funções que criem experiências de vida para outras pessoas e impactem positivamente no mundo. Essa é a tendência de futuro. Imagine a vida sem artistas, bons cozinheiros, chefes inspiradores ou professores.? Eles são fundamentais e resistirão à tecnologia. Muitas profissões serão extintas e outras continuarão porque simplesmente é impossível viver sem elas.

E, mesmo com todas as adaptações, o mercado continuará aberto para todos aqueles que sentirem-se capazes de fluir com os acontecimentos.

Portanto, acalme-se porque haverá oportunidades de emprego no futuro e os robôs não dominarão o planeta Terra (ao menos por enquanto).