Conheça 6 profissões para quem tem mais de 40 anos

Escolher uma carreira pensando em trabalhar nela durante a vida inteira parece cada vez mais um costume do passado. Atualmente, é bastante comum encontrar pessoas já estabelecida nas suas profissões fazerem uma reavaliação profissional. Com a melhora da qualidade e da expectativa de vida da população nas últimas décadas, a ideia de recomeçar a sua vida profissional aos 40 anos deixou de ser algo estranho às pessoas.

São vários os motivos que estão levando os profissionais a se engajarem em outras áreas do conhecimento e profissão. Pode ser por não gostar mais do que está fazendo. Ou talvez não tenha mais perspectivas de crescimento profissional na profissão atual. Talvez esteja buscando uma carreira em que possa equilibrar melhor a vida profissional e pessoal.

Se você está considerando fazer uma mudança de carreira após os 40 anos, este artigo vai te ajudar a identificar os desafios que este momento pode apresentar. Além disso, vamos mostrar algumas profissões em potencial que você pode se identificar.

É muito tarde para fazer uma transição de carreira?

Se você não se sente mais motivado a continuar na mesma profissão, saiba que nunca é tarde para mudar de carreira. Isso não quer dizer que seja uma tarefa simples. Mas ao mesmo tempo em que os desafios de recomeçar são muitos, a maturidade pode ajudar neste novo passo da vida profissional.

E pense que trabalhar com algo que você não gosta pode acabar se tornando um fardo na sua vida. A motivação afeta a produtividade no trabalho mas também pode ter efeitos em outras áreas da vida de uma pessoa.

Como fazer a sua transição de carreira

Fazer uma transição de carreira demanda muito planejamento, organização e paciência. Nem sempre será algo rápido ou sem obstáculos. Por isso, é preciso pensar bem sobre os seus sonhos e objetivos, mas não deixar de avaliar a sua realidade atual.

Por isso, a primeira etapa de uma transição de carreira deve ser uma autoavaliação. Isso porque é preciso pensar nos impactos de uma mudança de carreira pode significar para você e a sua família. Na maior parte das vezes, mudar de profissão significa um salário menor e mais tempo destinado aos estudos. Estes aspectos precisam ser levados em consideração antes de você iniciar o seu planejamento.

Outro ponto importante é pensar em como a experiência e habilidades que você já tem podem ser aproveitadas na nova profissão. Caso existam, elas permitirão que você faça uma transição mais rápida e que demande menos esforço. No entanto, isso não significa que você não deve mudar completamente de atuação e aprender habilidades novas. Mas é uma boa forma de te ajudar a expandir os seus horizontes sem se esquecer o histórico profissional que já tem.

Depois de analisar estes aspectos, é hora de fazer o planejamento da sua transição de carreira. Coloque no papel todas as informações: o que você quer conquistar; o que você precisa para isso; quais são as expectativas do mercado de trabalho na área; o que você pode levar da sua experiência profissional anterior; quais os impactos disso na sua vida financeira, etc. Defina suas metas e comece a colocar os seus planos em prática.

Profissões para quem tem mais de 40 anos

Agora, confira 6 profissões que tem grande abertura para profissionais acima dos 40 anos e que estejam procurando uma mudança de carreira.

1) Consultor(a)

A sua experiência e conhecimento na área ou profissão anterior podem te proporcionar uma nova profissão. Um consultor atua como um especialista na área. Por isso, ele oferece análises profissionais e aconselhamento para os seus clientes. Seu objetivo é ajudar os seus clientes a solucionarem problemas que estejam enfrentando e, com isso, alcançar resultados positivos para os seus negócios.

2) Professor(a)

Uma das profissões fundamentais para toda a sociedade, ser um professor é participar ativamente do processo de aprendizagem e formação de cidadãos. Pode ter foco no ensino infantil, para crianças, adolescentes ou adultos. Além do ensino formal, um professor pode atuar também através de aulas particulares individuais ou em grupo; fazer workshops e ações de formação em ONGs ou empresas privadas, entre outras oportunidades.

3) Coach

A profissão de coach tem se expandido nos últimos anos. Ela tem também incorporado diversos profissionais em busca de uma mudança de carreira. O trabalho de um coach é ajudar os seus clientes a estabelecerem objetivos e encontrar as melhores maneiras de alcançá-los. Ele pode ser direcionado para a área profissional (tanto individual como empresarial), como em outros aspectos da vida pessoal de um indivíduo.

Apesar de apresentar um conjunto de metodologias, existem diversas vertentes do coach que podem ser exploradas por quem está iniciando a carreira. A boa habilidade de oratória, comunicação e gerenciamento de projetos são imprescindíveis para esta profissão.

4) Gerente de projetos

Uma profissão onde a experiência é fundamental. Os gerentes de projeto são responsáveis por supervisionar e coordenar todos os aspectos de um projeto. Dessa maneira, as habilidades necessárias para o sucesso de um gerente de projetos são: liderança; organização; comunicação; gestão de crises; e negociação.

Caso já tenha experiência nos setores de administração e gestão de negócios, há a possibilidade de aplicar estes conhecimentos em outros setores onde um gerente de projetos tem função importante. As áreas de engenharia, arquitetura, design são algumas delas.

5) Produtor(a) de Eventos

Se você gosta de trabalhar com pessoas e tem habilidades em planejamento e gerenciamento de tempo, a profissão de produtor de eventos pode ser a ideal para você. Produtores de evento são responsáveis pelo contato com os clientes, negociação de contratos, gerenciamento de equipes e orçamentos. Tudo para que as festas e eventos saiam exatamente como os clientes a imaginaram.

Profissional com experiência em relacionamento com o cliente podem utilizar suas habilidades ao seu favor nesta profissão.

6) Escritor(a)

Talvez você tenha uma grande ideia que precise colocar em palavras em um papel. A profissão de um escritor abarca diversas possibilidades. Seja escrevendo ficção ou não-ficção, sua habilidades e experiências passadas podem ser muito úteis.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a planejar a sua transição de carreira com mais segurança e tranquilidade. Compartilhe este artigo nas suas redes e continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas.