7 razões porque as empresas não retornam entrevistas e o que fazer

Se você não aguenta mais participar de processos seletivos e não receber o retorno, você veio ao conteúdo certo. Muitas empresas prometem entregar a devolutiva sobre o processo seletivo, mas no fim acabam compartilhando um tremendo vazio. Se você quer saber porque isso ocorre, esse artigo o ajudará a entender as principais razões porque as empresas não retornam entrevistas de emprego e como você pode lidar com isso.

1. Aprendendo a lidar com a ansiedade

Todos aqueles que estão à procura de um novo emprego atravessam um quadro de ansiedade, ainda que em níveis diferentes. Assim, desde o envio do currículo para aquela empresa ou vaga que tanto deseja, inicia-se um processo angustiante a espera de um retorno. No entanto, o retorno geralmente só ocorre quando há e-mails automáticos acusando o recebimento do currículo ou, quando há o interesse imediato em seu histórico profissional.

Isso se deve há muitos fatores, como por exemplo o excesso de currículos recebidos, o baixo número de funcionários à disposição da empresa para realizar esse tipo de tarefa ou, até mesmo, o imenso número de currículos fora dos padrões exigidos pela vaga que são rotineiramente encaminhados, sem qualquer critério pelos candidatos mais desesperados.

Neste momento, não adianta se encher de sentimentos angustiantes. Continue encaminhado currículos, trabalhando (se for o seu caso), ou então, caso esteja desempregado, utilize os horários disponíveis para cuidar mais da saúde, colocando todos os exames em dia, se aperfeiçoando através de cursos, vídeos ou leituras proveitosas. Confira abaixo quais são as principais razões porque as empresas não retornam entrevistas:

2. Você sabia que processo seletivo dura, em média, 45 dias?

Parte da ansiedade teve fim: você foi chamado para participar de um processo seletivo. Tudo correu bem, e agora? Fique tranquilo, pois as empresas costumam dividir os processos em algumas etapas, a depender da estrutura de cada organização. Como regra geral, a seleção dura cerca de 45 dias. Por isso, não se desespere, pois uma das razões porque as empresas não retornam entrevistas pode ser simplesmente porque ela ainda não acabou.

Por isso, quando o processo após a entrevista parecer estagnado, significa que podem surgir outras etapas ou, ainda, acontecimentos que são imprevisíveis. Tenha muita cautela e, se for o caso, pode encaminhar um e-mail ao recrutador. Mas fique atento e aguarde no mínimo o período indicado para certificar-se de não cometer nenhuma gafe.

3. A concorrência para a mesma vaga pode ser um fator prejudicial

Os recrutadores podem ter dificuldades em selecionar os melhores resultados quando há muita procura por candidatos com perfis parecidos tecnicamente. Aliás, em processos maiores é comum que a empresa demore cerca de 1 ou 2 semanas para conseguir alinhar os resultados, conversar sobre os candidatos com outros membros da equipe e, por fim, chegar a um resultado comum.

Durante esse processo a empresa ainda não pode dar um feedback e pode ser uma das razões porque as empresas não retornam entrevistas. A dúvida pode estar atrasando o processo da escolha final.

4. O recrutador pode estar apenas muito atarefado

Essa é uma das principais razões porque as empresas não retornam entrevistas. Embora essa política venha caindo em completo desuso, depois que o recrutador conclui o processo seletivo ele ainda deverá passar para a aprovação do gestor direto do candidato que ocupará a vaga. Isso demanda tempo, certo? Assim, o caminho mais fácil é avisar somente o candidato escolhido, afinal ele demandou muitas horas recrutando e buscando os melhores candidatos.

Por isso, procure manter a calma, pois as empresas não dispõem de muitos recrutadores que tenham tempo hábil a lidar com todas as questões. É certo que essa postura é descortês com os candidatos que aguardam esse retorno com tanta ansiedade, mas procure refletir na rotina do departamento de recursos humanos. Muitas vezes você ainda não recebeu o retorno porque não houve tempo. Nestes casos, você provavelmente também não foi selecionado.

5. Você não se saiu tão bem, e a entrevista não saiu como se esperava?

Se por algum motivo recrutador e candidato não se deram bem na entrevista é provável que ele não queira te procurar novamente para dizer o óbvio, então é melhor deixar passar. Neste momento, você deve fazer uma autoavaliação de como ocorreu a entrevista, ou até mesmo fazer uma boa ideia de como você se saiu nos testes que foram aplicados. Caso tenha certeza de que não foi bem em alguma dessas situações, procure seguir em frente. 

6. Não houve empatia entre você e o recrutador

Agora em outro oposto, você saiu da entrevista com aquela sensação que foi muito bem tanto na parte técnica como nas qualidades interpessoais, mas sentiu que o recrutador se engajou com outro candidato? Nem tudo está perdido. O que você pode fazer para “se manter vivo” no processo é enviar um e-mail informando que ainda possui interesse em trabalhar na empresa e perguntar sobre o processo seletivo.

Agora, se o recrutador não responder positivamente, siga em frente em sua procura. Muitas vezes a decisão final vem pela empatia gerada entre entrevistador e entrevistado, mesmo que suas competências sejam tão boas quanto as dos demais candidatos.

7. A empresa cancelou ou congelou o processo seletivo

É muito comum que durante o processo a vaga seja congelada ou até mesmo cancelada. Isso ocorre porque durante um processo seletivo extenso, como vimos acima, podem acontecer diversos imprevistos. Alguma questão legal pode impedir a abertura de uma nova vaga, acidente de um funcionário que seria desligado, dentre outros casos que geram estabilidade.

Essa é uma das razões porque as empresas não retornam entrevistas, uma vez que a vaga será reaberta em algum momento em que for solucionada a questão, com a realocação de colaboradores ativos, por exemplo. As questões que envolvem o cancelamento ou congelamento de vagas são enormes, por isso, não se martirize por um fato com o qual você nada poderia fazer.

Seja sempre a sua melhor versão e conquiste os resultados almejados

Sabemos que o processo de entrevistas não é fácil. O turbilhão de emoções, somado a necessidade de um novo emprego, novos sonhos, novas metas estão em confronto direto com as exigências cada vez mais altas no mercado em virtude do aumento da concorrência por determinadas vagas. No entanto, se preocupar em entender as razões porque as empresas não retornam entrevistas não devem estar em suas prioridades.

Foque seu tempo e energia no seu aperfeiçoamento diário. Com isso, sem dúvidas, você conquistará todos os seus sonhos. Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Escreva para nós.