5 livros que Bill Gates recomenda para a leitura no começo do ano

Bill Gates, o bilionário investidor e filantropo, costuma usar o seu blog, Gates Notes, para fazer indicações de leituras para o público em geral. Desta vez, Gates fez uma seleção especial para o final do ano, ideal para aqueles que tem pouco tempo para pesquisar por leituras mais profundas.

Na mesma publicação, Gates afirma ainda ser uma pessoa movida a dados, diz gostar de olhar para a sua lista de leitura para ver se alguma tendência emerge: “Este ano, peguei um pouco mais de ficção do que o normal. Não foi uma decisão consciente, mas eu parecia atraído por histórias que me permitiam explorar outro mundo.” – complementa.

Veja abaixo a seleção de livros que Bill Gates fez pensando na leitura do final do ano ou para começar em 2020 com os pés direitos:

1. An American Marriage, por Tayari Jones

Gates conta que esta obra seria a recomendação de sua filha Jenn. O livro trata da história de um casal negro no sul, cujo casamento é dilacerado por um horrível incidente de injustiça. Gates afirma que a escritora é tão boa que ela faz com que o leitor tenha empatia pelos dois personagens principais, além de ser uma obra pesada e instigante.

2. These Truths, por Jill Lepore

Gates afirma que a autora, Jill Lepore, conseguiu o impossível: cobrir toda a história dos Estados Unidos em apenas 800 páginas. “Ela fez uma escolha deliberada para tornar diversos pontos de vista centrais para a narrativa, e o resultado é o relato mais honesto e inflexível da história americana que já li.” – complementa.

3. Growth, por Vaclav Smil

Gates diz que Smil é um dos seus autores favoritos e que espera ansiosamente por uma nova obra do autor, da mesma forma como muitos esperam pelo próximo filme de Star Wars. “Como sempre, não acredito em tudo o que Smil diz, mas ele continua sendo um dos melhores pensadores do mundo para documentar o passado e ver o cenário geral” – complementa.

4. Prepared, por Diane Tavenner

Gates afirma que este livro é um dos melhores guias úteis para pais que precisam preparar seus filhos para a vida depois do ensino médio. Trata-se de uma rede de escolas com o melhor desempenho no país além de dicas que a autora aprendeu ensinando as crianças nesta fase da vida.

5. Why We Sleep, por Matthew Walker

Gates afirma que chegou a ler excelentes livros sobre comportamento humano, mas Why We Sleep seria um dos mais interessantes. A obra trata em detalhes sobre o que seria uma boa noite de sono e como fazer para ter uma. “Walker me convenceu a mudar meus hábitos de dormir para aumentar minhas chances. Se a resolução do seu ano novo for mais saudável em 2020, o conselho dele é um bom ponto de partida.” – complementa Gates.

3000