Como construir boas relações de amizade no trabalho

Para algumas pessoas, fazer amigos no trabalho não é algo fácil, especialmente quando está iniciando um novo emprego. Afinal, é um novo ambiente de trabalho, novas atribuições, um novo chefe e muitas expectativas. Fazer amizade muitas vezes fica de fora de lista de prioridades.

No entanto, ter uma relação de amizade com os colegas de trabalho é algo extremamente importante na vida profissional de uma pessoa. A socialização no ambiente de trabalho é algo extremamente importante para a vida de uma pessoa. Lá é possível encontrar pessoas diferentes com características, histórias ideias e posicionamentos diversos, ainda que desempenhem funções muito parecidas.

No trabalho, é possível não só criar uma rede de contatos profissionais, mas também criar amizades verdadeiras com os seus colegas de trabalho. Mas se você sente dificuldade em tomar o primeiro passo para começar uma amizade, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar.

A importância da amizade no ambiente de trabalho

No trabalho, que constantemente é preenchido pelo estresse, ter relações de amizade com colegas de trabalho pode fazer com que o ambiente se torne muito mais seguro e confortável. Trabalhando junto com amigos, as pessoas têm maior tendência a se sentir mais engajados, com o bem-estar elevado e os níveis de estresse diminuindo. Esses efeitos foram revelados a partir da pesquisa de opinião, realizada pela empresa americana Gallup em 2018.

Segunda a pesquisa, 30% dos entrevistados afirmam ter entre os colegas de trabalho alguém que considera o seu melhor amigo. E aqueles que trabalham com seus melhores amigos tem 7 vezes mais chances de se envolverem mais com os seus trabalho, melhorando seu desempenho e bem-estar.

Já outro estudo, conduzido pela Officevibe, mostrou que 70% das pessoas acreditam que relações de amizade no trabalho são cruciais para uma vida profissional mais feliz.

Como construir relações de amizade no trabalho

Agora, confira 6 dicas de como construir relações de amizade com os seus colegas de trabalho!

1. Se apresente!

Esta primeira dica parece óbvia, mas que merece toda a atenção. Apresentar-se é o primeiro passo para fazer com que as pessoas saibam quem você e pode ser o início de um diálogo com os seus colegas de trabalho. Certifique-se de que você se apresentou para todos os seus colegas de trabalho individualmente. Os momentos de pausa ou descanso são perfeitos para se aproximar e começar uma conversa e conhecê-los também.

Isso mostra que você está tomando a iniciativa de estabelecer um contato e que está aberto ao diálogo com todos eles.

2. Pergunte sobre eles

Depois de iniciar um diálogo, é hora de conhecer os seus colegas de trabalho um pouco melhor. Pergunte qual a função deles na empresa, há quanto tempo trabalham lá, informações sobre o ambiente de trabalho. Na maioria das vezes, eles vão perguntar sobre você também, sobre o que está achando sobre a empresa, da rotina de trabalho e até mesmo podem te oferecer ajuda em alguma tarefa que você tenha dúvida. Aos poucos, você vai conhecê-los melhor e se sentir mais confortável em conversar sobre outros assuntos também.

3. Pratique a escuta ativa

Esta é uma dica que pode ser aplicada não só nas suas relações de trabalho, mas em todas as conversas que você tem. Estabelecer um diálogo com as pessoas significa falar e também escutar. No entanto, com as preocupações do dia-a-dia e uma rotina corrida, muitas pessoas simplesmente não conseguem destinar o seu foco a ouvir o que as pessoas têm a dizer e praticar a escuta ativa.

Ela tem a ver não só com a disposição a ouvir e construir um diálogo com as pessoas, mas também com a linguagem corporal que se apresenta. Ela pode indicar que você está aberto ao que está sendo falado ou que não está muito interessado. Lembre-se que quanto mais receptível você parece, mais as pessoas se sentirão confortáveis em se aproximar e iniciar conversas.

4. Participe de confraternizações

Uma das formas mais clássicas de se tornar mais próximo dos seus colegas de trabalho, conhecendo-os melhor e formando uma amizade, é participar de confraternizações, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. Seja um almoço em grupo ou um happy hour, estes momentos de descontração permitem uma pausa das formalidades do escritório e podem resultar em conversas mais abertas e dinâmicas, tornando a socialização mais fácil.

5. Não force uma amizade

Infelizmente, nem sempre a pessoa que você está conversando está interessada em conversar. Da mesma forma que precisamos ter consciência da forma como nos comportamos diante das pessoas, precisamos entender a mensagem que estão nos passando, mesmo que ela não seja verbal.

Assim, tente perceber o ambiente e entender qual a dinâmica dos seus colegas de trabalho. Forçar uma conversa ou um assunto específico pode ter o efeito contrário do que você está buscando, fazendo com que as pessoas se afastem.

6. Seja você mesmo!

Por último, não tente ser alguém que você não é. Seja você mesmo, não tenha medo de compartilhar seus interesses, habilidades e conhecimentos com os seus colegas de trabalho. Construir uma amizade verdadeira vai muito além de parecer legal ou ser agradável para as pessoas. Significa estar disposto a conhecer as pessoas de verdade e deixa que te conheçam da mesma forma. Então não tenha medo e seja você mesmo!