Relações interpessoais no trabalho: qual a importância e como melhorar

O ambiente corporativo acaba sendo a nossa segunda casa, pois é onde passamos a maior parte do nosso dia. Por isso, manter boas relações interpessoais no trabalho pode deixá-lo menos estressado e mais produtivo.

Mas, todo relacionamento é bastante complexo e não são todas as pessoas que tem facilidade para lidar com os outros. Em nosso artigo, reunimos algumas informações importantes que vão ajudá-lo a melhorar as suas relações interpessoais e da sua equipe. Confira!

O que são relações interpessoais?

É a interação entre pessoas, grupos e times que pode ser no meio profissional, pessoal ou familiar. Pela sociologia e a psicologia o termo define qualquer tipo de relação entre duas ou mais pessoas.

A relação interpessoal deve seguir as regras de comportamento de cada meio social como escola, núcleo familiar, comunidade e, principalmente, ambiente de trabalho. Mas, sabemos que as pessoas trazem consigo crenças, culturas e suas personalidades. Além disso, podem sofrer influências do meio em que estiverem e também podem influenciar as pessoas com quem eles convivem.

A expressão “relacionamento interpessoal” é amplamente abordada no ambiente corporativo. Isso se deu no momento em que as empresas perceberam que o clima organizacional estava influenciando nos resultados positivos das organizações. O relacionamento interpessoal começou a exercer impacto direto na produtividade e na capacidade de inovação de seus colaboradores.

Ao perceber que as pessoas fazem toda a diferença nos negócios da empresa, elas passaram a investir no capital humano. Isso quer dizer que as companhias tiveram que trabalhar as crenças, comportamentos, valores e virtudes das pessoas. São essas características que passaram a determinar o sucesso ou fracasso de uma organização.

Qual a importância das relações interpessoais?

Emoções

O conceito de relacionamento interpessoal vai muito além da relação entre colegas de trabalho. São relações entre seres humanos com suas emoções, instabilidades e que sofrem transformações constantemente, por isso é exigido alguma habilidade.

No meio corporativo, o relacionamento interpessoal está associado à conduta profissional perante as crises, superação de obstáculos, conflitos e a forma de lidar com diferentes perfis.

Quando não há relação interpessoal em um ambiente corporativo ou ele se encontra desgastado, a equipe perde o foco, diminui a produtividade, começam os desentendimentos, as disputas internas e todos saem perdendo.

Para cultivar bons relacionamentos, é necessário ter autoconhecimento e empatia. Eles são necessários para lidar com divergências de ideias, percepções, personalidades, objetivos e posicionamentos.

Todas as empresas precisam criar estratégias para desenvolver as relações interpessoais entre seus colaboradores para criar um ambiente de harmonia, de respeito mútuo em que todos possam conviver.

Manter isso é o grande desafio das empresas e da carreira de um profissional, pois é preciso desenvolver habilidades para ter bons relacionamentos interpessoais.

Como incentivar as relações interpessoais dentro das empresas?

A figura do líder é a peça chave para o bom desenvolvimento das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Ele é o responsável por criar um espaço de bom convívio entre todos. Esse local deve valorizar seus colaboradores, suas ideias e contribuições.

Cabe ao líder criar um ambiente que não permita falhas na comunicação, onde as informações sejam passadas com clareza para não comprometer o trabalho e os objetivos da empresa.

Incentive a prática da empatia entre os colegas da equipe. Faça com que eles entendam a importância de se colocar no lugar do outro para entender as dores do próximo. Dessa forma, será mais difícil o grupo criar julgamentos e entenderá a capacidade de cada membro.

veja também:
40 frases de empreendedorismo que vão estimular seu lado empreendedor

Pratique o feedback contínuo de forma direta e clara, pois é uma ferramenta importante para o crescimento dos funcionários. Você pode desenvolver tanto o feedback positivo quanto negativo, mas faça-o de forma construtiva.

Ao aplicar o feedback, priorize fazê-lo individualmente, explicando cada situação e mostrando como o colaborador agiu e como ele pode melhorar sua postura. Se mostre sempre disponível para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o desenvolvimento dele.

Como melhorar as relações interpessoais?

A relação interpessoal é uma habilidade bastante avaliada nos processos seletivos, principalmente, nas dinâmicas de grupo. Mas, algumas pessoas têm dificuldades de desenvolvê-las. Confira algumas dicas para melhorar as suas relações interpessoais no ambiente de trabalho.

1. Busque o autoconhecimento

Para desenvolver um bom relacionamento com as pessoas, é necessário conhecer a si próprio. Além de ser importante para a sua inteligência emocional, é um passo fundamental para melhorar as suas relações. Quando você conhece as suas próprias limitações consegue mudar a si e ajudar os outros.

2. Seja comunicativo

Saiba abordar as pessoas com simpatia, desenvolva uma conversa com clareza e objetividade e saiba discutir sobre várias ideias e assuntos. Mantenha sempre uma boa comunicação com todos da equipe.

3. Demonstre interesse pelas pessoas

Seja receptivo, aberto e educado com as pessoas para que eles não se sintam desconfortáveis quando procurarem você. Abra espaço para ouvi-los com atenção, mas seja sincero em suas colocações e demonstre interesse verdadeiro pelo outro.

4. Seja simpático

Demonstre simpatia ao receber as pessoas, sorria e se mostre disponível. A possibilidade da sua postura ser retribuída é maior quando você recebe as pessoas de forma cordial.

5. Tenha boa vontade

Quando for solicitado para prestar alguma ajuda ou favor, faça com vontade, seja cordial se mostre disponível. Não faça nada com má vontade ou por obrigação.

6. Seja educado

Cumprimente as pessoas, chame-as pelo nome e seja educado em suas palavras. Não vai lhe custar nada dizer bom dia ou boa noite, perguntar como a pessoa estar, pedir por favor, com licença e obrigado.

7. Seja prestativo

Seja um amigo prestativo, trate as pessoas com gentileza em suas relações e receba tudo isso em troca.

8. Reconheça seus erros

Todo o ser humano é passível de erro. O mais nobre sentimento é saber reconhecê-los quando isso acontecer. Logo, seja humilde para ter a confianças das pessoas.

9. Tenha empatia

Se coloque no lugar dos outros, sem precisar julgar. Procure entender e ajudar da melhor forma. Lembre-se que as pessoas são diferentes e as suas reações nem sempre serão do jeito que você acha que deve ser.

10. Saiba receber e fazer críticas

As críticas fazem parte do crescimento das pessoas. Portanto, saiba recebê-las com humildade e atenção. Ao criticar alguém, avalie as suas colocações e saiba repassar de forma construtiva.

Como melhorar a relação interpessoal dentro da equipe?

Trabalho em equipe

Para promover as relações interpessoais dentro da equipe é preciso fortalecer a comunicação e integração entre os membros. Para isso, é necessário investir no desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores.

Mas, como fazer isso? Selecionamos algumas dicas para você.

veja também:
Críticas construtivas no trabalho: aprenda a fazê-las e a recebê-las

1. Invista no desenvolvimento de sua equipe

É sempre difícil encontrar um profissional pronto no mercado, por isso, as empresas precisam estar dispostas a desenvolvê-los. Invista em dinâmicas, treinamentos, cursos para autoconhecimento e liderança para melhorar as relações interpessoais.

2. Estimule o trabalho em equipe

Promova a integração do grupo ao estimular o trabalho em equipe. Dessa forma, você formará pessoas mais autônomas e responsáveis. Além disso, eles aprenderam o sentido de coletividade, proporcionando um clima mais harmonioso para o time.

3. Cuidado com as competições

As competições no ambiente de trabalho, geralmente, são bem saudáveis. Mas, é preciso ter cuidado ao estimular a prática entre seus colaboradores para que eles não passem do limite e criem disputas desnecessárias e desconfortáveis, prejudicando à todos.

4. Seja cauteloso nas situações de conflitos

A resolução de conflitos deve ser trabalhada pelos líderes e gestores de equipe, pois são situações delicadas. Ambas as partes envolvidas precisam ser ouvidas e deve se tomar uma postura imparcial. Dessa forma, será mais fácil chegar a uma decisão sem tomar partido de nenhum lado.

5. Evite falhas no processo de comunicação

Manter uma comunicação clara e alinhada com a equipe é fundamental para não gerar problemas e conflitos. É importante que todos saibam de suas responsabilidades para buscar o melhor resultado para a empresa.

6. Promova conversas e evite discussões

Sempre que surgir alguma situação que possa desgastar a relação da equipe, promova uma conversa em grupo ou individual. Encontre o equilíbrio nesse momento. Transforme em hábito esses diálogos para manter um clima mais harmonioso e evite as discussões desnecessárias.

7. Coloque-se no lugar das pessoas

Faça a sua equipe se colocar no lugar do outro. Apesar de pensarem de forma diferente, é importante ter uma visão mais ampla e justa para entender e resolver as situações.

8. Valorize os acertos ao invés de criticar os erros

Ao aplicar um feedback não apenas aponte os erros, mas saiba valorizar o que o profissional fez de bom e que contribuiu para o resultado positivo da empresa.

9. Critique as ações, não as pessoas

Não faça críticas direcionadas às pessoas, mas aponte as falhas relacionadas ao trabalho. Se possível, ajude o colaborador a encontrar a melhor solução para superá-las.

10. Saiba ouvir e dar feedbacks

O feedback ideal é aquele em que o líder também pode ser avaliado. É importante que você saiba aplicar o seu feedback, mas que tenha a humildade de ouvir o que o colaborador tem para falar sobre você.

As relações interpessoais no trabalho é um assunto bastante amplo, mas extremamente importante para o sucesso de uma empresa. Portanto, use todas as informações desse artigo para saber desenvolvê-las em seu ambiente de trabalho.